Graças às flores perfumadas de várias cores, a frésia tornou-se uma das mais valiosas plantas tuberosas para o corte. Não é de surpreender que a frésia, a plantação e o cuidado no campo aberto, atrás do qual é como cuidar de gladíolos e lírios, esteja aparecendo cada vez mais em áreas suburbanas.
Características da frésia crescente em campo aberto
Freesia do continente africano ama luz, calor, precisa de solo solto e rega regular. Desenvolvimento estável e floração podem ser esperados:
- com um dia de luz com duração não inferior a 12-14 horas;
- se houver proteção contra a luz solar direta e o vento;
- a uma temperatura do ar de 18-22 ºC.
Violações do regime de luz e temperatura, longos períodos de calor e seca, levam à formação de frésia, brotações vazias, sem abertura ou falha total da floração.
O local para o plantio é escolhido de modo que os frágeis caules da planta não sofram com o vento, e as flores suaves não queimam o sol do verão. Mesmo a uma temperatura do ar acima de +22 ºC, o ritmo biológico da planta é perturbado, e isso afeta a qualidade da floração.
Ao crescer no solo aberto a frésia é melhor aclimatada no solo com reações neutras ou levemente ácidas. Em locais com solo denso e pesado, é desoxidado e misturado com areia, turfa. Pobres em substâncias orgânicas e minerais, os solos são necessariamente fertilizados.
As plantas não são resistentes ao frio. Na Rússia, eles devem ser escavados para o inverno e colocados no solo quando há uma ameaça de geadas e geadas recorrentes no solo. Se o plantio no solo ocorre em maio ou início de junho, o florescimento da frésia começa a partir da segunda quinzena de julho até o final de agosto. No entanto, isso é válido apenas para a faixa intermediária. Para ver as flores de freesia ao plantar e sair na Sibéria, as raízes não são transplantadas, e já crescem em uma sala ou em uma estufa.
Preparação de um local para o plantio de freesia em um terreno aberto na primavera
O local para o plantio de freesia é selecionado em penumbra ou sob proteção, plantado no lado sul de arbustos altos ou árvores. Essa barreira natural salvará as flores do vento e do sol do meio-dia.
No outono, o solo para o plantio de frésia é cavado em uma baioneta completa, selecionando cuidadosamente ervas daninhas de rizoma perene. Ao mesmo tempo, fertilizantes orgânicos são aplicados às cristas ou canteiros de flores. Na primavera, o solo é novamente desenterrado, esmagando os torrões. buraco de plantação ou trincheira para as lâmpadas tornar a profundidade e a largura de cerca de 30-40 cm. Embora a profundidade de plantação significativamente menos preenchido com solto, que consiste em partes iguais de solo de jardim, turfa, húmus e caixa de areia irá permitir a desenvolver activamente o sistema da raiz e da planta.
Preparação de lâmpadas de freesia para crescer ao ar livre
Adquirida ou armazenada após os bulbos de escavação do outono começarem a se preparar para o plantio no início de abril. Eles removem a superfície dura da pele e, em seguida, por meia hora, mergulham em uma solução de fitoporina ou outro fungicida. Essa medida preventiva protegerá os bulbos de bactérias putrefativas e fungos que vivem no solo.
30-45 dias antes da hora de plantar frésia no campo aberto na primavera, os bulbos são colocados em vasos de turfa cheios de solo nutritivo. A profundidade de incorporação é de 5 cm, o substrato é ligeiramente calcado e depois regado. Com o aumento da umidade do ar, a frésia logo acorda e forma os primeiros brotos. Agora é hora de transferir as lâmpadas para a luz.
É importante que os brotos não se estiquem antes de atingirem o solo, sejam densos e saudáveis. Portanto, se necessário, as plantas fornecem iluminação adicional.
Plantar sementes de freesia
Como muitas espécies relacionadas, a frésia pode ser propagada por sementes. A partir do momento da semeadura para o aparecimento dos primeiros botões deve passar pelo menos 8-9 meses. Se você planta a frésia no outono, na primavera, as plantas que já ganharam força são levadas para o jardim.
A sementeira é realizada pré-tratada com permanganato de potássio ou sementes de fitosporina a uma profundidade de 3-4 mm. Os melhores resultados podem ser alcançados em uma estufa doméstica, onde é mais fácil manter a alta umidade do solo e do ar. Até que os brotos apareçam, o solo é umedecido com um atomizador. Então você pode cuidadosamente regar e indispensável na iluminação do período de outono-inverno. Plantar frésias em campo aberto e cuidar deles não difere do cuidado com plantas de bulbos adultos.
Plantando frésia e cuidado ao ar livre
Condições para o plantio de freesia em um canteiro de flores em regiões com excelentes características climáticas são adicionadas em momentos diferentes. No cinturão do meio e na região de Moscou, o plantio de freesia no solo e o cuidado com as plantas começam em meados de maio.
Se houver uma chance de congelamento, as plantas tenras devem ser deixadas em casa por algumas semanas.
Lâmpadas são plantadas a uma distância de 3-5 cm do outro. Freesia não formar arbusto exuberante, portanto, para efeito mais decorativo no canteiro de flores podem ser plantadas em pequenos aglomerados de 10 a 15 peças, sem esquecer de fornecer suporte confiável hastes.
Para simplificar o cuidado no campo aberto ao plantar cortadores de corte, entre as linhas deixam pelo menos 15 cm.
Profundidade de incorporação de lâmpadas depende do seu tamanho e propriedades do solo.
- Em franco arenoso leve, a frésia enterra-se 10-12 cm.
- No solo solto fértil do jardim, a parte inferior do bulbo deve estar a uma profundidade de 7-9 cm.
- No solo denso da frésia, é mais difícil desenvolver um sistema radicular e dar um broto. Aqui, os bulbos são plantados a uma profundidade de 5-6 cm.
Cuidado para frésia quando crescer ao ar livre
Desde o plantio até a escavação de bulbos no outono, as flores precisam de rega, soltura do solo, remoção de ervas daninhas e cobertura complexa.
Devido à fragilidade das hastes nuas com uma massa de gemas, para as frésias é necessário fornecer suportes.
Parece que tal cuidado é praticamente indistinguível de cuidar de lírios, íris, gladíolos. Mas o cultivo da frésia, bem como cuidar dela em campo aberto, envolve algumas dificuldades.
O fato é que o florescimento da frésia ocorre apenas a temperaturas abaixo de +22 ºC. Para garantir que as folhas e as flores não sofram com a falta de umidade, o ar deve estar constantemente úmido, é extremamente difícil para as plantas tolerarem flutuações repentinas nas temperaturas diurna e noturna. Por causa desses recursos, a flor é freqüentemente cultivada em estufas ou sob estufas.
No freesia de campo aberto nas horas de tarde regadas regularmente com a água morna, tentando não adquirir flores e ainda não botões abertos. Irrigação começa imediatamente após o surgimento de mudas e termina 2 semanas antes de os bulbos serem escavados.
De adubação adicional de flores pode ser utilizado para fertilizantes complexos decorativas e plantas com flores antes da floração ou fazer uma mistura com uma predominância de azoto, e está mais próximo do meio da utilização de meios de verão potássio e fósforo.
A fim de bulbo melhor maduro, e a planta re-florada, murchas, um por um ou grupos cortados. Para o corte de buquês, são adequadas as inflorescências com duas ou mais corolas abertas. Você pode encurtar ou remover folhas danificadas por um fungo ou pragas. A escavação de bulbos é realizada no outono, de setembro a outubro, antes da chegada das geadas noturnas.