Você pode fazer um alimentador de pássaros em sua própria casa, especialmente porque quase todo o material é adequado para a sua criação: garrafas de plástico, baldes, tubos de PVC, madeira compensada, manto ou tábuas. Portanto, custará significativamente menos que o produto final da loja. Além disso, durante a sua montagem é possível ter em conta as condições de manutenção da ave (tamanho da célula), idade e seu número.
Tipos de alimentadores e requisitos para eles
Pelo método de alimentação alimentar dividido nos seguintes tipos:
- Calhas – representam um recipiente longo e plano com tábuas e uma grade ou uma plataforma giratória de cima, para que galinhas e frangos não possam espalhar alimentos.
- Bunker (automático) – acomoda uma grande quantidade de comida, a comida entra na bandeja quando é raspada por um pássaro. Neste caso, o alimentador em si tem um tamanho pequeno e uma tampa para evitar que a umidade e a sujeira entrem.
O primeiro tipo de bandejas pode consistir em várias calhas (ranhuras), o que permite que você despeje vários feeds. Este tipo de alimentador para galinhas é frequentemente fixado fora da gaiola, de modo que é mais conveniente servi-los. Além disso, a probabilidade de que a ave consiga dispersar alimentos ou subir de cima é completamente excluída. Os alimentadores são colocados no chão, na parede ou suspensos no teto. Eles estão ligados à parede com tiras de aço inoxidável.
Para alimentar a grama, é melhor usar alimentadores na forma de cestos feitos de galhos ou rede.
Os principais requisitos que devem ser cumpridos durante a montagem dos alimentadores para os próprios frangos:
- Ela deve ser feita de tal forma que a ave não possa subir até a forragem ou ficar de pé sobre ela, caso contrário a comida será preenchida não apenas com detritos, mas também com excrementos.
- A limpeza e a desinfecção da bandeja devem ser feitas uma vez em 1 ou 2 dias, especialmente se houver um grande número de animais, por isso seu design deve ser fácil de limpar e leve em peso. Material para o alimentador é melhor escolher entre plástico ou metal.
- O tamanho da bandeja é calculado de modo que cada ave possa se aproximar livremente, caso contrário, o mais fraco não obterá a quantidade certa de alimento. Para um adulto, o comprimento é de até 15 cm, e as galinhas são 8 cm, se o alimentador é feito na forma de um círculo, então 2,5 cm é suficiente para uma cabeça.
Antes de fazer um alimentador de pássaros para suas galinhas, você precisa considerar que tipo de alimento você planeja alimentar o pássaro. Se seco, por exemplo, grãos, uma combinação de misturas ou aditivos minerais, quase todo o material pode ser usado para montagem – madeira, plástico ou metal. Para palafitas molhadas, é melhor fazer plástico ou metal, pois são mais fáceis de limpar do que as de madeira. Além disso, a árvore começa a se deteriorar devido ao excesso de umidade.
Alimentadores Self-made
Uma das maneiras mais fáceis de fazer um alimentador pendurado para galinhas com suas próprias mãos é refazer uma garrafa de plástico. O plástico é escolhido apertado, capaz de manter sua forma. A uma distância de 8 cm do fundo, um buraco é cortado de tal tamanho que as galinhas podem comer livremente dele. A alça da garrafa é usada como uma dobradiça, para a qual ela é suspensa na grade ou no gancho.
Antes de começar a fazer um alimentador para galinhas de construção complexa, por exemplo, um bunker feito de madeira, você primeiro precisa calcular seu tamanho e desenhar desenhos detalhados no papel.
Para fazer um alimentador automático, você precisará de um balde de plástico com uma alça (adequada mesmo após os materiais de construção) e uma pele de carneiro. Lateralmente ao longo do fundo, ao longo de toda a circunferência a uma distância igual, são abertas aberturas através das quais a comida vai acordar.
Depois disso, o balde é instalado na cama e eles são fixados uns aos outros. A pele de carneiro deve ser maior em 10-15 cm de diâmetro do que o recipiente. Em vez disso, você pode usar o fundo do outro balde. Este alimentador é colocado no chão ou suspenso do cabo. A tampa do balde protege perfeitamente a comida da chuva e detritos.
Faça um alimentador de pássaros e uma tigela para galinhas pode ser feita de tubos de PVC com um diâmetro de 15 cm.Além disso, 2 plugues e um tee feito de PVC também são necessários. O comprimento do tubo pode ser qualquer, quanto mais tempo, mais comida ele vai se encaixar. Duas peças de 20 cm e 10 cm de comprimento são cortadas do tubo, a primeira parte é montada no tee e a extremidade livre é fechada com um plugue. Nesta parte, o alimentador ficará em pé. Para o extremo oposto do tee é conectada a parte mais longa do tubo, que se tornará um bunker. No ramo do tee, um comprimento de 10 cm é estabelecido, a partir do qual o alimento das galinhas será comido.
O vídeo mostra um exemplo de um alimentador e tigelas para galinhas, feitas por mãos próprias de tubos de PVC.
A segunda variante da calha feita de tubo de PVC é o piso. Um cano com 1 m de comprimento é cortado em duas partes – 40 cm e 60 cm, e no curto, furos (diâmetro de até 7 cm) são cortados de ambos os lados em uma metade do tubo ou somente no centro. Destes, as galinhas vão comer. Uma extremidade do tubo é conectada a um comprimento (60 cm) por um joelho e a outra extremidade é fechada com um plugue.
O comprimento de todas as partes pode ser diferente, dependendo do número de galinhas e do volume necessário do bunker. Todas as bordas dos furos devem ser lisas, sem rebarbas nas bordas, para que a ave não se machuque.