Cada proprietário de cabras leiteiras está preocupado com a condição do úbere da ama de leite. Inflamação do úbere, mastite no bode pode ser tratada em casa, mas este processo longo e doloroso, a lactação é quebrada. Micróbios e bactérias não são removidos do corpo por calor e fricção – é necessária uma medicação a longo prazo.
Sinais do aparecimento de mastite
A cabra ainda se sente saudável, o úbere é macio e as bactérias já colonizam os dutos de leite e se multiplicam ativamente. Você pode aprender isso em um estágio inicial, se você tomar a regra dos primeiros filetes de leite para passar por uma peneira freqüente.
Aglomerados apareceu, lodo, o silvestre precisa soar o alarme, a causa das inclusões são os sinais de mastite no bode, iniciar o tratamento. Quanto mais cedo for detectado um problema, mais fácil e sem consequências é possível curar a mastite.
A maioria dos animais sofre de uma forma latente subclínica, que é determinada pelas seguintes indicações:
- compactação insignificante de um dos lóbulos do úbere, o animal não se incomoda ao tocar a massagem;
- os coágulos bloqueiam a saída do mamilo no início da ordenha;
- coágulos, fios, protuberâncias durante a ordenha bloqueiam o canal e o leite sai com dificuldade;
- restos desagradáveis de gaze durante a limpeza do leite;
- sedimento no fundo dos pratos;
- o leite azeda no primeiro dia, sujeito a higiene;
- O leite é amargo.
Qualquer um desses sinais requer o início do tratamento para mastite em cabras, assim como o tratamento de mastite em uma vaca. Leite infectado não irá fornecer saúde para a cabra e as pessoas.
O leite precisa ser destruído, é contagioso, no entanto, é necessário cedê-lo, sempre que possível, simultaneamente com o tratamento.
A mastite aguda não fará com que você duvide do diagnóstico:
- úbere de pedra, que se enfraquece levemente em direção ao final da descarga;
- o leite fica pequeno, queima-se;
- Na gaze são flocos, caroços, muco, sicômoro.
No restante, mesmo com doença aguda, a cabra se comporta normalmente. Mas se a mastite de uma cabra em casa não se tratar, o úbere aperta, aumenta, inflama-se nós de linfa. No úbere, a gangrena se desenvolve, um abcesso se desenvolve e a morte do animal é possível.
Prevenção de mastite em cabras
Se o animal já se recuperou com mastite nas últimas voltas, a probabilidade é grande de que as bactérias que dormem no corpo começarão a se multiplicar novamente. Portanto, o tratamento medicamentoso preventivo é realizado com antecedência, antes do parto.
Se a cabra parou de mastigar constantemente, isso significa que a digestão foi perturbada. Para restaurar é necessário dar volumoso, vitaminas B1, B6, B12 à sua vez, como o veterinário nomeará.
Durante o início da lactação, o momento mais favorável para retomar ou desenvolver uma doença. Para não tratar a mastite em uma cabra depois do parto, é necessário criar condições que previnam a doença:
- O lugar de manter o novo alimento deve ser sem rascunhos.
- Todos os dias, altere o lixo no galpão, não se arrependa, coloque uma camada grossa.
- Manuseie o leite completamente, para que não haja zonas estagnadas no úbere.
- Dê apenas água morna e sumo.
- Após o término do processo de ordenha, desinfete os mamilos para que a infecção não os penetre, lubrifique-os com vaselina, para que a pele não seque.
Nas primeiras suspeitas da doença da mastite em uma cabra depois do parto, comece o tratamento com remédios de gente e chame um veterinário para prescrever antibióticos. Quanto mais cedo a doença for detectada, mais rápido o organismo caprino a administrará. Todo o percurso pode durar 5 dias e livrar permanentemente o animal da infecção.
Levar a masturbação não só pode lixo sujo e rascunhos. A cabra deve estar em condições delicadas antes de ser amamentada. Um animal não deve deitar-se em terreno frio, andar em tempo de neve ou chuva, vento, estar em um galpão a uma temperatura abaixo de 10 C.
Quando estiver ordenhando, você não pode beliscar seus mamilos, não realizar uma massagem apropriada de enfermagem e úbere. É necessário proteger o úbere de contusões, arranhões e cortes. O trabalho de parto prolongado sem sucesso também pode levar à inflamação do úbere.
Uma dieta desequilibrada, a falta ou falta de ração e raízes pode levar ao mesmo resultado. É importante não alimentar as cabras com mistura de grãos e forragem mista.
Como tratar adequadamente a mastite em cabras
Se você não derrotar a doença na fase aguda, ela entrará em uma forma crônica e retornará a cada nova lactação. Com isso, o leite ficará menor, as passagens ativas morrem e o úbere se torna menor. Tudo isso deve forçar o proprietário a curar o animal no momento da mastite primária.
Especialistas alertam que os remédios populares, pomadas, aquecendo apenas aliviam a condição do animal, mas não conseguem superar a infecção. O tratamento de mastite em uma cabra depois de corar remédios populares é ineficaz.
O médico prescreve antibióticos fortes apenas para injeções intramusculares. Se a dona compassiva substituir as injeções por comprimidos, em pouco tempo haverá doenças do trato gastrointestinal – os comprimidos vão matar a microflora, o que facilita a digestão dos alimentos. Os benefícios das pílulas não irão, eles se desdobrarão e não chegarão aonde deveriam ir.
O curso do tratamento é nomeado pelo médico dependendo do estado de saúde do animal. É racional prescrever o tratamento com base nos resultados da cepa detectada de bactérias, de modo a não conduzir vários cursos.
Mas a ação de antibióticos em animais é a mesma que em humanos. A microflora do intestino é quebrada e o apetite desaparece. O animal fica lento. Portanto, concomitantemente com injeções, o médico prescreve o tratamento de manutenção, e suas recomendações devem ser seguidas.
Se a cabra, como resultado do tratamento da mastite perdeu o chiclete, estimular o funcionamento da cicatriz com a ajuda da solução ASD-2, soldando-o na dose prescrita. Ao mesmo tempo, é necessário massagear a cicatriz e interromper o tratamento com antibióticos.
Remédios populares utilizados no tratamento da mastite
É muito eficaz para o tratamento do endurecimento esférico no lóbulo do úbere gelado após o polimento com uma massagem suave. Acontece que tal compactação no úbere é de pouca preocupação para o animal, então eles podem ser gradualmente esmagados. Outros são um abscesso com todas as conseqüências. Portanto, mastite em uma cabra com um abcesso em casa será curada com a ajuda de pomada de ictiol. Na ausência de tal abcesso vai lidar com flores de calêndula com vaselina. Se você usar pomada ichthyol, você precisa de Vishnevsky pomada para curar a ferida após o pus. Calendula com vaselina vai lidar com dois problemas.
Flores secas de calêndula ou tintura de espírito são misturadas com vaselina em uma proporção de 1: 5, esfregando em porcelana ou vidro. Prepare tal composição pode ser armazenado para uso futuro, armazenado em um local escuro e fresco em um frasco fechado.