As cabras domésticas são os animais mais despretensiosos. Os sintomas da doença de cabra e seu tratamento dependem da condição física dos animais. Quanto mais forte o corpo, mais fácil é para a doença, é mais difícil de diagnosticar. No entanto, falta na fase aguda da doença entra em uma forma crônica e está aguardando o seu tempo.
Tipos de doenças do rebanho caprino
Somente o dono do rebanho, que constantemente observa o comportamento dos animais, entenderá por sinais insignificantes que o bode ficou doente. Mas o médico pode definitivamente diagnosticar e prescrever medicação. Todas as doenças podem ser divididas em várias categorias:
- não contagioso;
- infecciosa;
- parasita;
- doenças parasitárias do sangue.
Muitas vezes, os sintomas da doença de cabra não são claros e o tratamento é prescrito por um especialista. No caso de doença não contagiosa, o animal não é separado do rebanho, em outros casos, medidas são tomadas para evitar que a doença se espalhe.
As doenças não contagiosas surgem da alimentação e manutenção inadequadas. A cabra é um animal inquieto e muitas vezes o desejo de levar a barreira termina em trauma. Doenças não transmissíveis incluem processos inflamatórios associados a resfriados, especialmente em caprinos após o parto. Se não houver processo bacteriano ou microbiano, o animal pode ser deixado no rebanho.
Todas as doenças de natureza bacteriana, viral e microbiana são transmitidas através de pratos comuns, fezes, cheirar e leite. Se houver tais sintomas, e as doenças das cabras forem tratadas com antibióticos, o animal deve ser isolado.
As doenças parasitárias estão associadas ao desenvolvimento nos órgãos de organismos animais estranhos que se alimentam da carne do doador. A infecção ocorre:
- durante a caminhada
- através de carrapatos – transportadoras,
- ingestão de formações de helmintos com alimentos e água.
Existem muitas dessas doenças, parasitas vivem no sangue, fígado, estômago e outras partes do corpo. Eles comem carne viva, multiplicam-se e a cabra transforma-se gradualmente num cadáver ambulante. Se um problema é encontrado, a sanitização dos lugares de cabras doentes e seu tratamento com preparações especiais é realizada.
Carrapatos e piolhos se instalam na pele dos animais, infectam um buquê de doenças, levam ao cálculo e à excitação constante. O rebanho é submetido a tratamento repetido até que todos os parasitas sejam removidos.
Doenças de cabras leiteiras
Qualquer medicamento, os vírus e as bactérias contidas no corpo, os parasitas reproduzir-se, a tornar-se o Milch cabras risco duplo. Ela está esgotado, lutando com a doença, a infecção passa com leite de cabra, povos do gato. Portanto, o período de parição é necessário tomar todas as medidas preventivas.
A cabra, da qual bebemos leite, deve ser saudável. Mas é a forte imunidade e paciência do bode que, quando não há razões visíveis para fazer os testes, introduz veneno em vez do produto curativo.
Mesmo antes do início do parto, a proprietária deve certificar-se de que está lançando uma cabra saudável. Pare de ordenhar a cabra 4-6 semanas antes do parto. Poucos dias antes do início do nascimento, os alimentos suculentos são excluídos, a forragem mista é substituída por farelo. A cabra no mês passado é protegida de resfriados e ferimentos. Uma cabra gorda será difícil de descansar, por isso rações ásperas são dadas, e suculentas não são.
Para evitar a grosseria do úbere, mesmo antes sdaivayut excedente nascimento colostro e armazenados na geladeira, a FUL cabras nascidas. Doença de cabras depois do parto relacionado com quebras, placenta absentismo ou prolapso uterino. Tudo isso a avaliação de impacto e com a ajuda de um veterinário tudo curado. O principal neste momento não é trazer a infecção para dentro.
Okot deve ser mantido em local limpo e seco.
A infecção pós-parto ocorre pela colonização de micróbios no canal do parto. A temperatura sobe para 41 e o bode fica lento. Não pode ser curado – o animal morrerá.
Doenças do úbere
E agora lembre-se das infecções incompletas. Um animal enfraquecido com baixa imunidade é sua presa. É nesse momento que as doenças do úbere começam em cabras. Perder leite facilmente, se a higiene e as condições climáticas não forem observadas. Inflamação do úbere pode ser primária, a infecção vai penetrar a partir da cama suja ou toalhas através dos mamilos abertos.
No úbere do bode, um caroço pode aparecer. Este é o resultado de uma infecção estafilocócica que passou através dos folículos pilosos e causou um abcesso. Esta é uma manifestação muito dolorosa, semelhante a um ferver humano.
Se a supuração começou, é acelerada pela aplicação de pomada de ictiol, vaselina com calêndula. Feridas abertas são desinfetadas com iodo ou álcool. Uma solução de penicilina e estreptocida tratam o núcleo do abscesso e curam a ferida, usando medicamentos e remédios populares.
Rachaduras no mamilo ocorrem durante a ordenha, quando a higiene não é observada e a pele fica seca. Rachaduras se farão conhecidas sobre o sangue.
Cuidado, desinfecção, lubrificação com creme para bebês resolverão a situação. Uma cabra pode danificar o úbere com chifres se ele coçar. Olha, não há insetos.
O úbere, cheio de leite, consiste em um tecido delicado que é facilmente traumatizado pelo manuseio brusco. O úbere inchado é doloroso, o sangue pode aparecer, a doença se assemelha a mastite. Apenas a massagem leve, compressas e pomadas de aquecimento vão salvar a situação.
Com todas estas doenças, o leite pode ser dado a uma cabra, comido, se não houver cheiro estranho dos meios de cuidado.
Com mastite, doença do úbere em cabras, o leite torna-se inadequado. Nos dutos de leite, bactérias que causam inflamação se desenvolvem e, junto com o leite, podem infectar cabras e humanos.
A mastite é distinta:
- estreptococos;
- seroso;
- gangrenosa;
- catarral.
Independentemente do tipo de bactérias, que se multiplicam rapidamente em condições favoráveis, e sinais visíveis da doença é o aparecimento de sangue no leite, os espetos, os nódulos de muco, colmatando os canais de leite.
Os remédios populares podem aliviar a condição da ama de leite, mas antibióticos especialmente selecionados podem matar a infecção. Para preservar a microflora do estômago, o médico prescreve medicamentos e vitaminas adicionais.