Aves de reprodução – uma atividade estimulante associada à constante atualização da pecuária. Obter uma nova ninhada sem muita trabalheira vai ajudar a incubadora Nesushka. O modelo pertence a dispositivos de baixo orçamento, é adaptado para interrupções rurais com eletricidade. Instruções detalhadas ajudarão você a dominar o aparelho na primeira ninhada de qualquer tipo de ave.
Leia o artigo: o regime de temperatura para a incubação de ovos de galinha!
Características gerais das incubadoras
O corpo do dispositivo é feito de espuma espessa, que mantém bem o calor na câmara interna. Mas o material requer manuseio cuidadoso, é frágil e facilmente poluído. A superfície interna porosa da incubadora A carcaça requer limpeza e desinfecção após cada ciclo de trabalho.
As dimensões e peso do dispositivo dependem do tamanho da câmara de incubação. Existem modificações que acomodam 36 a 104 ovos de galinha. O aparelho tem apenas uma grade para a retirada de pintos.
Outras paletes com um tamanho maior ou menor das células são adquiridas adicionalmente. Não há capô e bateria na incubadora, você pode usar uma bateria de carro ou comprar um adicional com uma estação de carregamento.
Uma função importante no período de eclosão é a reviravolta periódica dos embriões. Nos modelos mais simples, isso é feito manualmente, o que é muito problemático. Existem modelos com torneamento automático de ovos e instrumentos totalmente automáticos que regulam a temperatura e a umidade. Incubadora automática Nesushka funciona pelo princípio – fez um marcador e esqueceu por uma semana.
A diferença entre o modelo de Novosibirsk e a ausência de contêineres cheios de água. O fundo da espuma é feito com depressões, nas quais a água é fornecida. A rede é fornecida com alimentação de 220 V para o dispositivo rotativo e 12 V para o termostato através do conversor. Portanto, o uso da bateria não altera a configuração e fornecerá 20 horas de operação.
Inicialmente, a incubadora para necessidades domésticas tinha uma série de BI 1 para 36 e 63 ovos. Mais tarde, o dispositivo BI 2 apareceu, o que é mais eficiente, o marcador é de 77 e 104 peças. Basicamente, as incubadoras domésticas BI 1 e BI 2 não são diferentes. Opções adicionais são concluídas ambos os modelos.
A temperatura é ajustada e controlada por um termômetro analógico ou digital. Verifique a precisão de seus valores por um termômetro médico colocado sobre os ovos. Quando o equipamento é usado, o uso de diferentes tipos de termostatos para incubadoras Nesushka faz uma grande diferença no custo.
A figura mostra um simples termostato de 220 V, suportando:
- função de auto-volta;
- a temperatura definida na câmara;
- comutação para uma fonte de alimentação de backup.
Vale a pena tal dispositivo é barato, é necessário não funcionar como uma ave durante todo o período de incubação.
Para controle automático de processo, um controlador de temperatura digital é usado. Possui um programa de processo, memória, sensor de umidade e terminais adicionais para conexão da bateria. Nesse caso, se não houver tensão na rede, o acoplador não funcionará.
O esquema da incubadora BI-1 e BI-2 é montado no quadro e tem a seguinte forma:
Regula o modo de operação do dispositivo:
- temperatura na faixa 33-45;
- erro de temperatura 0,5;
- saída para o modo de operação não é mais do que 90 minutos;
- a frequência do golpe é de 1-8 horas;
- A tensão da rede é de 200-240 V.
Guia para usar a incubadora
Ao colocar ovos pela primeira vez, não negligencie as recomendações dadas nas instruções para a incubadora Nesushka. Antes de mais nada é necessário escolher um quarto quieto com uma temperatura ambiente constante. Instale a incubadora em uma mesa ou mesa de cabeceira. Também deve haver um lugar para uma bateria, um recipiente com água e aveia. A luz solar direta não deve penetrar na sala.
A preparação do dispositivo para inclusão é a seguinte:
- Inspeção do corpo para integridade e verificação da disponibilidade dos componentes de acordo com as instruções;
- no caso a grade é abaixada lado suave para cima;
- insira um acoplador;
- uma cobertura é ajustada;
- a máquina é ligada quando a temperatura atinge o alvo, o indicador pisca;
- Desligue a incubadora, conecte o termostato a 12 V e espere o indicador piscar.
Seleção e colocação de ovos é a operação mais importante.
Antes de colocar ovos e durante a incubação, é necessário controlar o desenvolvimento do embrião. Os ovos são frescos, armazenados em uma sala fria, antes de testar a presença de um feto fertilizado. Para controlar os golpes, é importante fazer marcas na casca com um simples lápis macio. Eles ajudarão a determinar se todos os ovos mudam de posição. Se o processo passar sem desvios, o controle através do dispositivo mostrará como o embrião se desenvolve gradualmente.
Deve ser lembrado que dois dias antes do final da incubação, é necessário desligar o golpe e os últimos dias das galinhas devem começar a caverna em silêncio. O embrião pode parar e parar o desenvolvimento se uma batida aguda repentina soar na sala.
Alcance na temperatura uniforme Nesushka incubadora em toda a área não pode. Para criar as mesmas condições, os ovos excretados periodicamente devem ser trocados. Ovos angulares periféricos são transferidos para mais perto do centro. O frango pode sair após cerca de um dia após a eclosão. Não é necessário ajudá-lo, ele vai se tornar uma aberração.
O fabricante da incubadora Nesushka deu-lhe uma vida útil de pelo menos 10 anos com uma garantia de um ano. No entanto, uma longa vida útil pode ser significativamente reduzida se o dispositivo for armazenado em uma sala ensolarada. Os raios ultravioletas decompõem o poliestireno expandido.
Após cada ciclo, a câmara interna deve ser completamente lavada com água e sabão. Você não pode usar produtos químicos domésticos, apenas sabão doméstico ou infantil. Depois da caixa, você precisa secar. Se isso não for feito no momento, o molde ficará na incubadora e será difícil se livrar dele.
É mais fácil dominar a incubadora automática Nesushka. O modo é mantido automaticamente, sem intervenção humana e a efetividade chega a 80%.