As doenças das codornas são divididas em três tipos: infecciosas, parasitárias e não contagiosas. Sua descrição contém informações sobre sintomas, métodos de tratamento e prevenção de doenças.
As doenças infecciosas das codornas são causadas por microrganismos patogênicos (bactérias, cocos, vírus) contra o pano de fundo de uma diminuição no estado imunológico do organismo e resistência geral. As doenças de codornizes surgem e desenvolvem-se mais muitas vezes se não houver vacina ou se o plano da sua realização se quebrar.
Doença de Newcastle (pseudochum)
Doença infecciosa viral aguda de codornas, caracterizada por morte instantânea. Muitas vezes acontece secretamente. Os órgãos da respiração, digestão, sistema nervoso são afetados. A fonte do vírus é um pássaro doente e doentio, lixo infectado, uma pena, um ovo. O período de incubação é de 2-15 dias.
A classificação sintomática na descrição da doença de codorna indica duas formas:
- Forma típica: a temperatura do corpo sobe, a coordenação (paresia e paralisia) é prejudicada. Há fraqueza, aumento do bócio, fluxo da boca do líquido fétido, diarréia sanguinolenta.
- Forma atípica afeta crescimentos jovens, prossegue sem sinais característicos.
No curso crônico da doença, preste atenção aos sons de coaxar. Este sintoma da doença de codornas é característico da pseudohemia.
Tratamento: não desenvolvido. Devido à alta contagiosidade, não é aconselhável tratar uma ave doente. Realizar uma substituição do gado.
Uma paresia pronunciada na doença de codornas de Newcastle é mostrada na foto.
Pulloroz
Infecção afeta a codorna, é causada por salmonela. É caracterizada por danos nos intestinos, órgãos internos, septicemia. A incidência é de 2-6%, mortalidade – 80%.
O fator de transmissão está infectado ovos de codornas – portadores de salmonela.
Sintomas: o período de incubação é de 1 a 6 dias. O jovem doente está enfraquecido, com pernas muito espaçadas, olhos fechados, respirando pesadamente. Há uma descarga de fezes de muco esbranquiçado. A penugem em volta da cloaca está grudada, a cloaca e o cloacito estão bloqueados. Animais jovens estão morrendo.
É necessário evitar o superaquecimento de animais jovens, hipotermia, alimentação de alimentos de baixa qualidade – isso aumenta a suscetibilidade.
Tratamento: inadequado por causa de salmonela. Quail jovens são descartados. Realizar uma análise hematológica do plantel. Instalações, incubadoras, ovos são desinfectados.
Ornitose
Clamídia, doença respiratória de codornas. Afeta outras aves. Primeiramente, a mucosa do trato respiratório superior e da conjuntiva está infectada. O crescimento jovem é mais suscetível.
Sintomas: o período de incubação varia de 3 dias a 3 meses. O quadro clínico é mal expresso. Pacientes com uma codorna são sonolentos, enfraquecidos e perdem o apetite. Às vezes há expirações do nariz, paralisia. A doença termina com a morte como resultado de caquexia (exaustão)
Tratamento: não gaste.
Ornitose é suscetível ao homem.
Aspergilose
Doença infecciosa de codornas, causada pelo fungo aspergillius. Indivíduos adultos sofrem de uma forma latente.
Sintomas: os jovens são notados por falta de ar, sede, fraqueza geral, cianose (bico azulado) do bico e das pernas.
Tratamento: específico Inclui terapia antibiótica, terapia vitamínica, o uso de drogas antifúngicas.
Antes de iniciar o tratamento, consulte um veterinário.
Varíola Varíola
Doença viral contagiosa de codornas, acompanhada de febre, erupção papular-pustulosa na cabeça, ao redor dos olhos e nas membranas mucosas.
Sintomas: sua manifestação depende do estado do sistema imunológico e da pele. As pálpebras, o bico (o aparecimento de crescimentos verruga, são afetados por ospins). Na cavidade oral, são encontradas sobreposições dipteróticas.
Tratamento: enriquecer o alimento com vitamina A. O iodeto de potássio é adicionado à água potável. Aves condicionalmente saudáveis recebem medicamentos na forma de pré-misturas com um conjunto de antibióticos de amplo espectro.
Enriqueça a dieta com vitamina A e caroteno.
Doenças parasitárias de codornizes
As doenças parasitárias das codornas são causadas por organismos parasitas (helmintos, insetos, protozoários).
Mallfagoz
Desenvolve-se quando os parasitas no corpo da ave puhoperoida.
Sintomas: o pássaro está inquieto, constantemente tremendo. Há coceira, caindo da caneta. Como resultado da serra, aparece o canibalismo.
Tratamento: são realizadas medidas de desarmacização: a destruição de insetos no corpo da ave e nos locais onde é mantida. Aplicar inseto-acaricida significa: pós, aerossóis, soluções de piretróide.
Singamoz
Nematodeoznoe doença helmíntica de codornas. O parasita está localizado na laringe, traqueia e brônquios.
Sintomas: laringite manifesta, traqueobronquite, sufocamento. Um pássaro doente exprime uma tosse com fleuma, que pode conter helmintos.
Tratamento: específico Com sucesso, anti-helmínticos de um amplo espectro de ação são usados.
A cada trimestre, recomenda-se realizar a desparasitação profilática do gado.
“Cegueira de codorniz”
Esta doença do olho de codorniz ocorre quando há uma deficiência no corpo da vitamina A. Ela se manifesta por conjuntivite, olhos secos e escamação ao redor dos olhos. Mais tarde, a fotofobia se desenvolve, a cegueira se desenvolve. Os olhos são frequentemente cobertos.
Tratamento: aplique preparações vitamínicas complexas, pré-misturas com o conteúdo obrigatório de vitamina A. Aumentar o teor de caroteno na dieta.
Lesão do olho
Observado com uma avícula lotada e iluminação excessiva, que é usada para aumentar a produção de ovos. Como conseqüência, o canibalismo se desenvolve, a incandescência e o traumatismo do olho.
Nas doenças oculares traumáticas das codornas e seu tratamento, a gravidade das lesões é levada em consideração. Em casos graves, a codorna é descartada.
Para evitar lesões, siga as regras de aterragem das aves e encurte a duração do período de luz.
Doenças não transmissíveis internas de codornas
Hipovitaminose
A doença de codornizes surge no contexto de uma falta no corpo de pássaros de vitaminas do grupo B, vitaminas A, E, C.
Sintomas: desenvolver fenômenos dispépticos do sistema digestivo, conjuntivite, opressão, exaustão. Mucosa pálida, penas eriçadas. Com avitaminosis – morte.
Tratamento: reabastecimento de ração com vitaminas. Fontes de vitamina: forragem verde, legumes, levedura forrageira. Use comida de codorna pronta, pré-misturas.
A descrição da doença de codorna, apresentada acima, indica uma relação direta entre a ocorrência de doenças e a idade da ave (os jovens são mais suscetíveis) e as condições de alimentação e manutenção.