Cada vez mais, o gado doméstico pode ser visto nas fazendas de casas particulares e até mesmo em dachas. Os coelhos reprodutores atraem a despretensão desta espécie, o rápido crescimento dos animais, a sua reprodução ativa e o rápido retorno do investimento.
O custo da manutenção de coelhos é pequeno e, em troca de cuidados e atenção, os animais fornecerão aos proprietários 4-5 kg de carne de carcaça, pele e penugem.
Quais são as características da reprodução, cultivo e alimentação de coelhos em uma fazenda particular?
Como conter coelhos?
Na literatura há descrições de vários sistemas de manutenção de animais. Para histórico, usado anteriormente, é possível transportar o pastejo controlado com a manutenção em currais. Alguém dominou a criação popular de coelhos em poços, mas a maioria dos criadores de coelhos mais experientes tendem a usar células.
Este método tem um número de vantagens inegáveis. Primeiro de tudo, o conteúdo celular ajuda:
- monitorar a condição, a gordura e a saúde de cada animal individualmente;
- alimente os coelhos conforme necessário e a tempo, se necessário, ajuste a dieta;
- acasalar animais em melhores condições;
- selecione para criação de coelhos com base em uma observação de perto longa;
- receber forte crescimento jovem;
- conduzir uma luta eficaz contra doenças e parasitas, para estabelecer prevenção.
Graças a essas oportunidades, facilitando a vida dos criadores de coelhos com experiência e iniciantes, o conteúdo de coelhos em gaiolas tornou-se difundido em todo o mundo.
Gaiola confortável para coelho
Uma das vantagens significativas do uso do conteúdo celular é a longa permanência durante todo o ano do gado no ar, que:
- bem afeta as defesas do corpo;
- melhora gradualmente a qualidade da pele e gordura dos animais;
- afeta positivamente as qualidades produtivas;
- previne a reprodução da microflora patogênica e a disseminação de doenças.
Na presença de células móveis, gado ou coelhos individuais, por exemplo, no inverno, quando a temperatura se aproxima de -25 ° C, ou para o tempo de acasalamento e sexo, ele pode ser transferido para o telhado.
Decidindo começar a criar coelhos em casa, um criador de coelhos iniciantes deve cuidar do arranjo de alojamento das enfermarias.
Bunries estacionárias para economizar espaço são feitas empilhadas, colocando-se em 2-3 quadrados. O gado adulto e o rebanho jovem são mantidos separadamente, plantados em células próprias ou em grupo, com a idade de três meses.
Estruturas constantes e temporárias devem atender aos requisitos de segurança e conforto dos hóspedes orelhudos.
O mais importante para os coelhos domésticos é manter a limpeza, o calor e a secura. Isso é levado em conta ao escolher o design de casas de coelho e sua futura localização no site. Para a criação e manutenção de coelhos ao ar livre dentro das casas prevêem isolamento. E para facilitar a manutenção da limpeza, o piso da gaiola é reticulado ou reticular com pequenos intervalos para o bombeamento de lixo e detritos.
Condições limpas e outras condições para uma reprodução bem sucedida de coelhos
Vivendo em limpeza e conforto coelhos não estão sujeitos a doenças, rapidamente ganham peso, constroem um bom pêlo e de boa vontade se reproduzem. Como manter coelhos em uma fazenda privada? Quais condições são totalmente adequadas para animais fofos?
Os despretensiosos animais resistentes ao ar livre sobrevivem nas geadas de trinta graus, e no verão sofrem o mesmo calor insuportável. No entanto, a tarefa do criador de coelhos não é testar os animais, mas cultivá-los. E o calor e as geadas severas fazem seus ajustes na criação, crescimento e alimentação dos coelhos, portanto:
- no inverno é necessário proteger as células do gelo e do vento gelado, que é prejudicial aos animais, eles colocam mais palha dentro;
- no verão, as células portáteis são levadas para a penumbra, e as estruturas fixas são protegidas por toldos e barracas, e a irrigação é usada para os animais contra o superaquecimento por umidade.
Como um abrigo natural, você pode usar galhos, capim fresco e feno. Nos dias mais quentes, os telhados das celas são lavados com água para reduzir rápida e eficientemente a temperatura interna e elevar levemente a umidade.
Se a criação de coelhos é realizada em ambientes fechados, os animais precisam de um dia de luz longo, ventilação, um regime de temperatura confortável e umidade na faixa de 60-70%.
Regras para o cuidado de coelhos em reprodução em casa
Existem várias regras, observando quais experientes, e especialmente os iniciantes a criar coelhos em casa, os criadores podem obter resultados consistentemente altos:
- A limpeza de celas, copos e bebedouros deve ser diária e muito completa.
- Com um intervalo de 10 – 14 dias, a desinfecção de jaulas, bem como todo o equipamento neles, executa-se.
- Ventilação, manutenção de umidade aceitável é tão necessária quanto a limpeza e a alimentação balanceada.
- Os coelhos quando reproduzem em gaiolas devem ser protegidos contra correntes de ar.
- Disponibilidade permanente de água limpa e fresca, selecionada de acordo com a idade dos alimentos.
- Os animais são regularmente inspecionados, se houver suspeita de ter uma doença, um coelho fraco é levado para a quarentena.
Coelhos reprodutores em casa não é sem a vacinação do gado, e sem acrescentar à bebida e alimentação suplementos vitamínicos, especialmente necessários para as fêmeas grávidas, animais jovens e todos os indivíduos no inverno.
Feno e água na gaiola de coelho devem estar constantemente presentes. Além de forragens combinadas, os animais recebem erva fresca, tubérculos, milho e maçãs. Se a suculenta forragem for cortada por conta própria, não escolha locais próximos a estradas ou plantas industriais.
Os cochos de alimentação nas gaiolas, o viveiro para as taças de feno e de bebida devem estar limpos e estáveis para que os animais móveis não os vire.
Como criar coelhos e obter descendentes deles?
Para um macho fertilizar uma fêmea, ela deve permanecer na caça. Independentemente da estação, esta condição dura até cinco dias com um intervalo de 8 a 9 dias. Um dia após o nascimento de uma nova geração de coelhos, a fêmea está pronta para uma nova fertilização.
O sinal de que a fêmea está pronta para ir para a gaiola para o macho pode ser considerado um comportamento inquieto, perda de apetite, e o sinal mais seguro é uma onda de sangue e inchaço da alça sexual.
Igualmente ativos são os machos adultos. Dentro de um dia, o coelho cobre até quatro fêmeas, chegando à caça literalmente em poucos minutos após o acasalamento anterior. Que o fabricante não enfraqueça da exaustão, as fêmeas em uma jaula plantam-se com uma ruptura durante dois dias.
Para coelhos reprodutores seleccionados de acordo com indicadores externos, idade e características da raça. Pacientes fracos, animais muito jovens não podem se acasalar.
Esperando pela prole de um coelho com antecedência, organize um ninho. Quando o coelho aparece, eles precisam de cuidados e atenção especiais.
Se não for permitido ao animal criar, coelhos com 3-4 meses de idade são castrados, o que leva a um peso inicial e melhora da qualidade da carne. O abate do gado é realizado a partir dos 4 meses de idade. Mas, para obter um pêlo espesso e forte, é melhor esperar que os animais sejam transfundidos. Isso ocorre em seis meses ou um pouco mais tarde, dependendo da raça dos animais.
Vídeos sobre a criação de coelhos e todas as nuances de sua alimentação, manutenção e reprodução serão úteis tanto para iniciantes quanto para os já respeitáveis criadores de coelhos. Tais informações ajudam a repor a base de conhecimento e evitar erros irritantes, às vezes levando a conseqüências indesejáveis para toda a economia.