Você pode dominar a apicultura para iniciantes com a ajuda de manuais, especialistas experientes e aulas visuais. Requisitos para a criação do apiário incluem medidas para proteger contra insetos pungentes de moradores ao redor. Sem o cumprimento dos regulamentos, o apiário não pode ser equipado.
Características da apicultura e onde começar um iniciante
Sabe-se que o mel é o produto mais útil e curativo. Insetos trabalhadores abelhas para a temporada irá fornecer o proprietário do apiário mel, pérgula, própolis. Mas, para obter um suborno de um produto e criar condições para o desenvolvimento de uma família forte, um apicultor que conhece as peculiaridades do conteúdo dos insetos pode criar condições confortáveis para os trabalhadores. Se a decisão de criar seu próprio apiário for tomada, você precisará preencher várias condições:
- Encontre o local de alojamento das colmeias que atenda aos requisitos;
- preparar o inventário necessário e providenciar um local de invernada;
- escolha uma raça de abelhas adequada às condições climáticas e à produtividade;
- Obter conhecimento de apicultura para iniciantes.
O desejo de obter um produto doce de insetos voadores exigirá conhecimento. Você pode aprender a teoria da permissão ou ir aos aprendizes para um mestre experiente. Sem uma técnica clara de execução do serviço, a colmeia é indispensável. Uma ajuda inestimável será fornecida pelo vídeo sobre apicultura para iniciantes:
Regras para equipar o apiário
Se você é um apicultor iniciante, então você precisa aprender sobre um pequeno número de colônias de abelhas. No nível legislativo, a “Instrução sobre a manutenção de colônias de abelhas” foi abolida e, desde 2013, a questão foi transferida para a regulamentação regional. Ideal para o desenvolvimento da apicultura a partir do zero começar com três colmeias. Mas, ao mesmo tempo, os padrões de segurança devem ser observados. Se as colmeias forem instaladas em um assentamento, isso deve ser acordado com os vizinhos. Eles precisam saber como evitar uma picada de abelha. Um vizinho que é mordido por uma abelha sempre ganha um julgamento com um apicultor.
A acomodação das colméias é fornecida por 10 metros até a fronteira de posse e a 50 metros dos aposentos. A fim de evitar o vôo de insetos para locais vizinhos, é prescrito para organizar uma cerca ao longo do perímetro de pelo menos 2 m de altura. Se o tamanho da parcela não permitir que você suporte a distância das colmeias até a caixa e a cerca, a apicultura é proibida.
Como organizar a apicultura para iniciantes, por onde começar, se o tamanho da trama não permite construir um apiário? É necessário encontrar um lugar para o dispositivo apiário em um assentamento residencial ou abandonado. Você pode encontrar um site sem edifícios, onde muitas plantas com flores e não há poluentes do ar. Emitir um terreno para alugar ou imóvel para criar um apiário.
No momento da inscrição da terra o passaporte sanitário-veterinário em um apiário define-se simultaneamente. O local deve atender aos requisitos de um suborno constante de plantas de mel em um raio de 2 km. Ao mesmo tempo, as interseções com a rodovia e o rio são excluídas. Você pode escolher a raça de abelhas que fazem um vôo alto, então os pedestres não se tornarão um obstáculo para as abelhas dos trabalhadores.
Para coletar uma colher de mel 400 abelhas trabalham. Metade junta pólen, o outro coloca em favos de mel. Para obter um quilo de mel para 4500 surtidas. Durante o dia uma grande família reúne até 20 kg de néctar, dos quais 10 kg de mel são obtidos.
O sucesso da apicultura para iniciantes depende dos primeiros passos para a criação de um apiário. Um pachelopaket, um enxame ou uma família é o material primário adquirido para a posterior criação de abelhas. Pchelopaket é formado apenas por encomenda, eles são vendidos no outono.
Estágios de equipar o apiário
Antes de comprar abelhas, é necessário cuidar do local de instalação das colméias, a manutenção das abelhas no inverno, para a compra de um instrumento. Tudo sobre abelhas e apicultura para iniciantes deve ser aprendido antes que o primeiro apiário apareça no apiário. Isso ajudará a determinar a natureza do relacionamento, cometer menos erros.
O planejamento do site é para limpar todas as plantações e resíduos de abate. A plataforma deve estar limpa e uniforme, até as folhas são removidas. A estrada principal e os caminhos são colocados. Todas as colméias estão definidas para entrar no local, suas cores são brilhantes e diferentes, de modo que as abelhas reconhecem sua casa de longe.
Colmeias são selecionadas dependendo do tipo de abelhas que são adaptadas na região local. Deveria haver mais lojas do que famílias, a reserva será necessária para a separação de um novo enxame. Além das colmeias, você precisará de:
- cera;
- almofadas isolantes e telas para cada colmeia;
- fumo e roupas de trabalho para trabalhar com insetos;
- fio, tinta e unhas.
No outono, uma cabana de inverno, uma sala quente para colmeias, também deve estar pronta. Se a apicultura é planejada como um negócio, então um apiário será lucrativo, com mais de cinquenta famílias. É necessário saber que o cuidado das abelhas, a inspeção das colmeias e as operações de acompanhamento exigirão aproximadamente 6 horas por semana para três famílias. Para garantir subornos para um grande número de famílias, é necessário colocar as colmeias na forragem ou nas margens dos campos floridos das plantas cultivadas.
Como qualquer negócio, a apicultura exige planejamento e expansão da produção. Os custos para a manutenção do apiário precisam ser estabelecidos no plano de negócios. Para vender os produtos, você precisará de um passaporte veterinário.
Dificuldades de um apicultor inexperiente
Se você abordar o novo negócio com responsabilidade, poderá evitar desapontamentos no futuro. Mas para isso é necessário estudar com antecedência e obter informações sobre a organização da família das abelhas. No primeiro estágio você precisa saber:
- a escolha correta da família das abelhas na hora de comprar;
- regime de temperatura na colmeia em diferentes estações do ano e como mantê-lo;
- sinais de uma família saudável;
- sinais de doenças de abelhas, enfraquecimento das famílias de abelhas;
- morte do útero e como plantar um novo indivíduo na colmeia;
- como pegar um enxame.
No processo de trabalho, haverá muitas perguntas, o apicultor experiente ou o estudo de vídeo e literatura ajudarão. A comunidade de abelhas não perdoa erros no cuidado.
Como começar um iniciante em apicultura e como não ser mordido por abelhas? Apitar as abelhas apenas em casos excepcionais, pois isso acaba com a morte da própria defensora. Portanto, o trabalho no apiário é necessário sem movimentos bruscos, em roupas leves e limpas, sem odores estranhos. A cabeça deve ter um chapéu com uma rede mosquiteira. Não use roupas com uma pilha, para que a abelha não fique confusa e com raiva. Movimentos calmos, conversa em voz baixa e fumaça não aborrecem as abelhas. A picada de abelha é dolorosa, mas tem uma dose curativa de veneno.
As abelhas operárias reconhecem seu mestre por suas características. Sobrancelhas, orelhas e lábios do apicultor são para as abelhas um sinal de configuração. Talvez, portanto, os apicultores raramente picam.
Colmeias e o estoque necessário é melhor comprado em uma loja especializada. Quando há experiência, as casas das abelhas são feitas de forma independente. Quanto maior a família, mais mel e perga são coletados e mais a colmeia instala a estrutura.
A forma mais racional de capacidade é uma célula hexagonal. Para criar 100 células, as abelhas precisam de 1,3 g de cera. Ideal para o espaço e a força da forma da embarcação.
A estrutura das colmeias difere pela maneira de fixar os quadros de favo de mel com mel. Existem estruturas verticais e horizontais e até criam desenhos especiais para o mel aerotransportado. O apicultor novato pode obter as informações necessárias do vídeo.