Para trazer as crias para casa, você precisará comprar um dispositivo industrial ou fazer uma incubadora com suas próprias mãos. A segunda opção é conveniente porque é possível montar o dispositivo do tamanho certo e para o número necessário de ovos. Além disso, materiais baratos, como poliestireno ou madeira compensada são usados para criá-lo. Todo o trabalho sobre a revolução do ovo e ajuste de temperatura pode ser totalmente automatizado.
O que você precisa para criar uma incubadora
A base de qualquer tipo de aparelho para criação de pintinhos é o corpo. Ele deve conter calor dentro de si, de modo que a temperatura dos ovos não mude drasticamente. Já que devido a saltos significativos, a probabilidade do aparecimento de uma cria saudável é marcadamente reduzida. Faça o corpo da casa incubadora pode ser feita de armação e madeira compensada, espuma, corpo da TV ou geladeira. Os ovos são colocados em bandejas de madeira ou plástico, com um fundo de prateleiras ou uma grade. Existem bandejas automáticas com motores, que por sua vez, transformam os ovos. Mais precisamente, eles são desviados para o lado após o tempo indicado no cronômetro.
Para aquecer o ar em uma incubadora montada pelas próprias mãos, as lâmpadas incandescentes, com uma potência de 25 a 100 W, são mais usadas, dependendo do tamanho do aparelho. O controle sobre a temperatura é realizado usando um termômetro comum ou um controlador eletrônico de temperatura com um sensor. Para garantir que não haja estagnação do ar na incubadora, é necessária ventilação natural ou forçada. Se o dispositivo for pequeno, faça furos perto do fundo e da tampa. Para a incubadora, feita pelas próprias mãos da geladeira, é necessário instalar os ventiladores, tanto de cima como de baixo. Esta é a única maneira de garantir o movimento de ar necessário, bem como uma distribuição uniforme de calor.
Para garantir que o processo de incubação não tenha sido quebrado, você precisa calcular corretamente o número de bandejas. A distância entre as lâmpadas incandescentes e a bandeja deve ser de pelo menos 15 cm.
A mesma distância deve ser deixada entre as outras bandejas na incubadora, montadas com as próprias mãos, para que o movimento do ar fique livre. Também entre eles e as paredes deve ser um mínimo de 4-5 cm.
Os furos para ventilação são feitos em tamanho de 12 a 20 mm, nas partes superior e inferior da incubadora.
Antes de colocar os ovos, certifique-se de verificar se os ventiladores estão posicionados corretamente e se a potência das lâmpadas é suficiente para aquecer uniformemente a incubadora. Este indicador não deve exceder ± 0,5 ° C em cada canto do aparelho após o aquecimento total.
Como fazer uma incubadora de poliestireno com as próprias mãos
O isopor é um dos materiais mais populares para criar uma incubadora. Não é apenas acessível, mas tem excelentes propriedades de isolamento térmico e baixo peso. Para produção, os seguintes materiais serão necessários:
- folhas de espuma de plástico 2 peças. com uma espessura de 50 mm;
- fita adesiva, cola;
- lâmpadas incandescentes 4 pcs. 25 watts e cartuchos para eles;
- Ventilador (adequado e aquele usado para resfriar o computador);
- termorregulador;
- bandejas de ovos e 1 de água.
Antes de começar a recolher a incubadora com as próprias mãos, deve desenhar desenhos detalhados com dimensões.
Instruções passo a passo:
- A folha de poliestireno expandido é cortada em 4 partes idênticas. Eles serão usados para as paredes laterais do gabinete.
- A segunda folha de poliestireno expandido é primeiro dividida ao meio e depois uma das metades é dividida em duas partes. A largura de um deve ser de 60 cm e os outros 40 cm. Tamanho da folha Parte 40×50 cm será para baixo, e 60×50 cm de tampa, pelo que incubadora caseiro é hermeticamente fechado.
- Na tampa é cortado um orifício para a janela de inspeção com dimensões de 13×13 cm, também é necessário para ventilação, sendo fechado com vidro ou plástico transparente.
- A partir do corte da primeira folha para as paredes laterais, uma moldura é colada. Depois que a cola solidificou, o fundo é colado. As bordas da folha (com um tamanho de 40×50 cm) são esborratadas com cola e a própria folha é inserida no quadro.
- Depois disso, a caixa é colada com fita adesiva para melhorar sua rigidez. Primeiro, o fundo é coberto com uma sobreposição nas paredes e depois em todas as paredes.
- Para circular o ar e aquecer uniformemente a bandeja com ovos deve ser colocado no topo da barra. Eles também são cortados de espuma. Com 4 cm de largura e 6 cm de altura, são colados ao fundo por longas paredes (50 cm).
- Em paredes curtas (40 cm) a 1 cm do fundo, são perfurados 3 orifícios de ventilação à mesma distância um do outro, com um diâmetro de 12 mm. O isopor é mal cortado com uma faca, já que se desintegra, por isso é melhor queimar todos os buracos com um ferro de solda.
- Para manter a tampa firme em uma incubadora montada por nossas próprias mãos em casa, barras de poliestireno, 2 x 2 cm de tamanho (máximo de 3 x 3 cm), são coladas ao longo de sua borda. A distância entre as barras até a borda da folha deve ser de 5 cm, de modo que elas entrem no interior da caixa e se encaixem perfeitamente nas paredes.
- Além disso é necessário fixar cartuchos de lâmpadas incandescentes. Eles podem ser pendurados em tiras de uma grade.
- Na tampa da caixa fora do termostato está instalado. O sensor é montado no interior, a cerca de 1 cm dos ovos. O buraco na tampa é perfurado com a ajuda de um furador afiado.
- Instalando a bandeja, você precisa verificar se a distância entre ela e as paredes foi de 4-5 cm, caso contrário a ventilação será perturbada.
1 – um recipiente para água; 2 – janela de inspeção; 3 – a bandeja; 4 – termostato; 5 – sensor do termostato.
- Se desejado ou necessário, um ventilador é instalado, mas de tal forma que o fluxo de ar atinja as lâmpadas, e não os ovos. Caso contrário, eles podem secar.
O calor dentro da incubadora, coletado à mão da espuma, será mantido ainda melhor se todas as paredes, o fundo e o teto estiverem cobertos com isolamento térmico isolado.
Incubadoras com capotagem automática ou manual de ovos
Para que o processo de incubação prossiga com sucesso, os ovos devem ser constantemente girados em 180 °. Mas fazer isso manualmente leva muito tempo e, para isso, são usados acopladores.
Existem vários tipos desses dispositivos:
- malha móvel;
- rotação de rolos;
- a inclinação da panela é de 45 °.
A primeira opção é mais usada em incubadoras pequenas, por exemplo, em plástico espumoso. O princípio do trabalho é o seguinte: a grade se move lentamente de um lado para o outro, como resultado, os ovos que estão em suas células são virados. Esse processo pode ser automatizado ou feito manualmente. Para fazer isso, basta anexar um pedaço de arame à rede e trazê-lo para fora.A desvantagem desse mecanismo é que o ovo pode simplesmente ser arrastado e não virado. Menos comumente usada em incubadoras de fabricação própria com rotação automática de ovos é a rotação do rolo, uma vez que muitas peças e buchas redondas são necessárias para sua criação. O dispositivo funciona com rolos cobertos com uma rede (mosquito).
Que os ovos não rolem, eles estão nas células de uma treliça de madeira. Quando a fita começa a se mover, todos os ovos se viram.
O mecanismo giratório, que inclina as bandejas, é usado em grandes incubadoras, por exemplo, feitas de uma geladeira. Além disso, esse método executa sua tarefa melhor que outros, porque, em qualquer caso, cada ovo é inclinado. Existem bandejas automáticas de viragem de ovos. Incluído com eles estão o motor e a fonte de alimentação. Existem vários menores em uma bandeja. Cada um gira separadamente através de um tempo definido pelo usuário.
Como fazer um aparelho para a remoção de pintinhos de uma geladeira ou madeira compensada
Antes de começar a fazer uma incubadora com suas próprias mãos, você deve desenhar um desenho e um diagrama de conectar todos os elementos. Da geladeira, todas as prateleiras são retiradas, incluindo o freezer.
Instruções passo a passo:
- No teto, orifícios para lâmpadas incandescentes e um para ventilação são perfurados por dentro.
- Recomenda-se que as paredes da incubadora caseira do refrigerador sejam acabadas com folhas de poliestireno expandido, então ele reterá o calor por mais tempo.
- Prateleiras antigas para prateleiras podem ser convertidas em bandejas ou colocar novas.
- Em cima do lado de fora na geladeira está ligado o termostato, e o sensor está instalado no interior.
- Mais perto do fundo, pelo menos 3 furos são perfurados para ventilar o ar, medindo 1,5×1,5 cm.
- Para melhor circulação, você pode instalar 1 ou 2 ventiladores em cima das lâmpadas e no chão.
Para tornar mais conveniente monitorar a temperatura e os ovos, um orifício para a janela de inspeção deve ser cortado na porta. É fechado com vidro ou plástico transparente, as fendas são cuidadosamente borradas, por exemplo, com um selante.
O vídeo mostra uma incubadora feita à mão na geladeira.
Se não houver geladeira, a moldura é feita de vigas de madeira e as paredes são feitas de compensado. E eles devem ser de duas camadas, e entre eles o aquecedor é colocado. Para o teto são anexados balas para as lâmpadas, no meio das duas paredes são montadas barras para a instalação da bandeja. Na parte inferior, outra lâmpada adicional é colocada para melhor evaporação da água. A distância entre ele e a bandeja deve ser de pelo menos 15 a 17 cm A tampa possui uma janela de visualização com um vidro deslizante para ventilação. Perto do chão ao longo das paredes longas são feitos furos para circulação de ar.
O mesmo princípio é frequentemente feito por incubadoras de casos de TV para um pequeno número de ovos. O processo de transformar os ovos neles é mais frequentemente feito manualmente, já que leva um pouco de tempo. Bandejas podem ser feitas de ripas arredondadas. Essa incubadora não precisa de ventiladores, pois a ventilação ocorre toda vez que a tampa é aberta para girar os ovos.
No fundo de qualquer incubadora, um recipiente com água é colocado para criar o nível de umidade ideal necessário para os ovos.
Para produzir um lote muito pequeno de pintinhos (10 unidades), você pode usar 2 bacias invertidas. Para fazer isso, um deles é virado para o segundo e protegido de uma borda por um dossel de móveis. O principal é que eles não podem sair uns dos outros. Um suporte de lâmpada está preso ao teto por dentro. A areia é derramada no fundo, que é coberto com papel alumínio e feno. Na folha, deve haver um número de orifícios de 3 mm de diâmetro, para que a umidade possa passar através dele. Para ajustar a temperatura use uma barra com escadas, que é inserida entre as bacias.
Para que os filhotes sejam incubados em qualquer incubadora ao mesmo tempo, os ovos devem ter o mesmo tamanho e todo o espaço do aparelho deve ser uniformemente aquecido.