Os criadores experientes de coelhos sabem muito bem como é importante que as células para os coelhos tenham o design certo, e são feitas de material de qualidade e seguro. Uma vez que é sobre esses fatores que a saúde dos animais de estimação e sua capacidade de se reproduzir dependem. A gaiola pode ser comprada pronta ou feita com suas próprias mãos. A última opção é preferível, pois durante a construção, a raça e o número de animais nela colocados são levados em consideração.
Materiais necessários e construção de células
Independentemente de que tipo de viveiro será construído, todos eles têm a mesma base:
- esqueleto;
- paredes;
- andar;
- teto;
- portas.
Uma gaiola para coelhos é feita de um material de madeira ou de uma malha, mas não de ferro. No calor estará muito quente, e no frio, os animais podem congelar-se.
Quadro construído com vigas grossas, enquanto pés de comprimento deve ser de pelo menos 35 cm Se o viveiro será ao ar livre, é melhor para torná-los ainda mais alto -. 70 a 100 cm Além disso, a célula que a altura é muito mais fácil de manter, e os animais serão. protegido de predadores. Paredes são feitas de madeira compensada, placas ou malha. Para o chão nos alimentadores use prateleiras ou malha, porque através deles acorda são bem despertos. O telhado é feito dos mesmos materiais que as paredes. Se a célula industrial para coelhos permanecer fora das instalações, será necessário um teto adicional para protegê-la da chuva.
Todos os detalhes no berçário devem ser lisos e seguros, sem farpas ou pontas afiadas na malha, para que os animais não possam se ferir.
Tipos de células
Existem diferentes tipos de viveiros:
- convencional com ou sem licor mãe;
- I.N. Mikhailova;
- N.I. Zolotukhin;
- com um paddock para uma caminhada.
Na primeira variante, a célula possui pernas altas e dois espaços de alimentação e nidificação separados. Eles são separados por uma partição sólida com um buraco. No ninho, a porta é feita de madeira maciça e na zona de alimentação da armação com a rede. Se houver espaço livre, um aviário para caminhar será adicionado à gaiola. Você pode inseri-lo através da parede do fundo ou organizá-lo por baixo da caixa, como na foto abaixo.
Muitas vezes canis com aviários são usados para o acasalamento, uma vez que o movimento ativo não só afeta positivamente a saúde dos coelhos, mas também melhora suas habilidades reprodutivas.
As células industriais de Mikhailov são consideradas as mais complexas e avançadas, parecem pequenas fazendas. Eles fornecem ventilação, prateleiras, aquecedores e bebedouros, bem como um sistema exclusivo de eliminação de resíduos – tudo despejado em um tanque.
Abaixo está uma foto do desenho da célula de Mikhailov para coelhos, segundo a qual pode ser feita à mão.
Cell NI. Zolotukhin
A principal diferença entre os canis deste autor e outros é que, em vez de uma grade ou trilhos do piso, madeira compensada ou ardósia plana é usada, e não há paletes. O piso é instalado com uma ligeira inclinação. Uma grade é montada ao longo da parede traseira 10-20 cm de largura. Através dele, as fezes e a urina são removidas, especialmente porque na maioria dos casos os coelhos lidam com a necessidade na parede posterior.
Alimentadores são usados inclinando para limpá-los, basta incliná-lo para si mesmo e não completamente remover da gaiola. É necessário dividi-lo em meia grade para que o coelho não possa subir.
Também Zolotukhin sugere não equipar a maternidade durante o horário de verão. É suficiente apenas vedar o tamanho necessário da prancha com uma largura de até 20 cm e colocar em um canto do feno. O próprio coelho fará um ninho por si mesmo. Graças a este método de cultivo, as condições para viver em uma gaiola para coelhos são as mais próximas das naturais. Como resultado, coelhos nascem menos suscetíveis a doenças infecciosas. Assim que eles crescem, a placa é removida e, como resultado, há mais espaço disponível para caminhar. No inverno em vez de uma tábua é necessário estabelecer uma pequena casa de um coelho com uma prole.
No vídeo abaixo, Zolotukhin fala sobre o princípio da ação das células para coelhos feitos por eles mesmos sobre o método que ele inventou.
Para a construção de jaulas pelo método de Zolotukhin não precisa possuir certas habilidades e materiais de construção caros. Bastante grades, placas, ardósia plana ou madeira compensada, bem como chapas metálicas. O quadro, as portas e divisórias dos ninhos são feitos de madeira. O chão é feito de ardósia ou madeira compensada e malha. Além disso, a malha é usada para portas em alimentadores. A chapa metálica é quebrada por barras e outros locais de madeira proeminentes, de modo que os coelhos não os roem. O ninho não deve receber muita luz e rascunhos, por isso a porta é feita sólida, e não da grade. Na borda do piso da panela queen, é fixado um limiar de pelo menos 10 cm de altura para que os coelhos não caiam quando a porta é aberta.
A parede de trás do nível superior é reta, e a inferior é inclinada de modo que o resíduo do topo não caia nas outras células, mas desliza para baixo da parede para fora.
Estágios da criação
Uma instrução passo a passo sobre como fazer uma gaiola para coelhos com um pote de rainha embutido e caixas de alimentação com suas próprias mãos:
- Uma moldura de madeira é montada a partir de blocos de madeira de 5×5 cm de tamanho, e nos locais onde há seções para alimentação, é fixada uma rede de piso.
- Uma parede traseira é instalada e um piso sólido é instalado para a célula rainha.
- As paredes laterais da gaiola são fechadas com compensado e os septos com as lacunas para o compartimento uterino são colocados. O diâmetro da ripa não é inferior a 20 cm.
- As capas estão presas aos ninhos.
- No meio da gaiola, uma barra é montada na armação para ser dividida em seções, após o que as calhas de alimentação são instaladas.
- O berçário é virado e a rede do piso é finalmente fixada com a ajuda de prateleiras.
- Bunkers para alimentadores e um departamento para volumosos estão instalados. Em vez de galhos, você pode usar uma grade com uma seção transversal de 2×5 cm.
- Telhado de célula montado e porta de correr com alça para alimentadores.
- O quadro é fixado com portas com uma grade e sólido para os ninhos, bem como trincos para eles.
- Se o berçário estiver na rua, então além disso é necessário fazer um telhado impermeável. Para fazer isso, o esqueleto das prateleiras é pregado ao telhado existente, e o material da cobertura, por exemplo, a ardósia, é preso a ele. Não se esqueça da inclinação, por isso, se a altura do viveiro é de 70 cm da frente, então na parede traseira deve ser de 60 cm, o que é necessário para remover os sedimentos do telhado.
Antes de começar a fazer uma gaiola para coelhos, você precisa elaborar desenhos detalhados com dimensões.
A variante proposta é conveniente na medida em que tem uma tremonha para alimentar grande capacidade. Ele acomoda pelo menos 6 kg de ração. Além disso, esse design permite a instalação de camadas adicionais. O principal é colocar uma bandeja de coleta de lixo entre eles ou uma superfície inclinada, na qual eles irão rolar para dentro do contêiner. Mas não faça muitos níveis, porque a comida é despejada de cima.
O tamanho das células da grade para as células de coelho não deve ser maior que 2×2 cm, caso contrário elas podem falhar e ficar presas.
Recomendações
Antes de começar a fazer uma gaiola para coelhos com as próprias mãos, você deve determinar o local para a instalação do berçário. Deve ser protegido de ventos fortes. Não é aconselhável estabelecer um viveiro no lado sul, já que no verão os animais estarão sob o calor solar durante todo o dia. Também no tamanho da célula afeta a raça de coelhos, alguns deles são muito maiores que outros. O tamanho ideal de células para coelhos de diferentes cores é de 150x70x70 cm, variando de acordo com o número de animais. O telhado é melhor para fazer um removível, por isso, será muito mais conveniente para realizar a desinfecção da célula.
Se os coelhos vivem no berçário no inverno, então o chão é melhor feito de madeira. A parte inferior fica sólida na forma de um palete, portanto deve ser puxada para fora. E em cima dele é colocado o piso das ripas recheadas com um degrau de 1,5 cm, para que seja mais conveniente limpá-los. Para que o inverno não congele a prole, você também deve isolar as paredes com qualquer isolamento térmico, por exemplo, espuma. O isolamento deve necessariamente ser selado firmemente no filme, de modo a não atrair a água. Na seção real, você pode colocar um sistema de aquecimento em um piso quente ou uma almofada de aquecimento.
Para coelhos anões e decorativos fazem outros viveiros e, necessariamente, com uma gaiola ao ar livre. Uma gaiola para esses coelhos é mais frequentemente construída com as próprias mãos na forma de uma casa, com muitas escadas e prateleiras. Se o animal viver na casa, então é melhor comprar a versão pronta, já que eles têm uma aparência atraente.