Na natureza, as abelhas silvestres estão satisfeitas com a vida em abrigos naturais, que na maioria das vezes se tornam fendas e cavidades em troncos de árvores. Nos apiários, a vida é muito mais confortável, porque aqui cada família recebe suas próprias colméias para as abelhas.
Que uma casa feita pelo homem difere de um baralho primitivo? Qual é a estrutura da colméia para as abelhas e pode ser construída com nossas próprias mãos?
Tipos comuns de colmeias para abelhas
Apicultura refere-se aos tipos mais antigos de atividade humana. Portanto, não é de surpreender que, ao longo do tempo passado, uma variedade de tipos e variedades de colmeias tenha aparecido em todo o mundo, que são convencionalmente divididas em horizontais, salinas e verticais, ou risers:
- Estruturas verticais devido a extensões aumentam para cima. Entre as opções mais comuns – uma casa multi-house e uma colmeia de abelhas Dadan.
- Colmeias horizontais são construídas em um quadro paralelo à superfície da terra. Tais variedades incluem espreguiçadeiras, projetadas para 16-24 quadros, bem como colmeias de design ucraniano, que diferem do arranjo perpendicular típico de quadros.
Hoje, os apicultores têm muitos tipos de colmeias, mas os mais populares são espreguiçadeiras, estruturas de casco múltiplo e colméias para 12 quadros. O preço das colméias para as abelhas depende do tamanho da casa, seu design e materiais usados para produzi-la. Além da madeira tradicional e madeira compensada, no arranjo de colmeias, todos os tipos de plásticos e têxteis são frequentemente utilizados.
O dispositivo de colmeias de abelhas
Estruturalmente, as colméias padrão consistem em um corpo, uma tampa, um fundo, extensões de loja, quadros de abelhas.
O principal elemento do dispositivo de colméia para as abelhas é o corpo que abriga as estruturas para os favos de mel e a própria família das abelhas. A aparência do case é muito simples. Esta é uma caixa que não tem uma parte superior e inferior, equipada com suportes para quadros.
Para o vôo e retorno das abelhas na parede frontal da caixa da colmeia, é fornecida uma abertura – uma calha que pode ser redonda ou em forma de fenda. Por conveniência, a bandeja pode ser fechada com uma trava especial. Seu tamanho pode ser facilmente ajustado com a ajuda de inserções especiais. E do lado de fora, abaixo da torneira, uma placa de aterrissagem é instalada.
No topo do corpo é coberto com uma tampa, que é geralmente plana. O objetivo deste detalhe construtivo é proteger o espaço interno da evidência para as abelhas do clima, a penetração de animais ou parasitas de insetos. Sob um telhado plano, às vezes é necessária uma pedra de pavimentação, que é necessária para a conveniência do transporte das colmeias e também para o seu aquecimento.
De baixo, o corpo cobre o fundo da colméia para as abelhas. Essa parte da estrutura pode ser removível ou firmemente presa à peça principal. Externamente, a parte inferior da colmeia parece um escudo com bordas ao longo da borda.
Para fixação de meias-armações, é fornecida uma extensão de magazine. É metade inferior ao corpo da colmeia e pode ser usado durante a colheita em massa de mel. Se necessário, não uma, mas várias lojas são colocadas no gabinete.
Iniciantes de apicultores estão justamente preocupados com a pergunta: “Quanto custa uma abelha com abelhas?” O custo de uma compra tão importante pode variar muito. Nesse caso, a escolha de um dispositivo específico para as abelhas depende das preferências individuais do apicultor, da quantidade de mel recebida e do tamanho das famílias.
Se o custo das colmeias prontas parece muito pesado, o apicultor decide construir colméias para as abelhas com suas próprias mãos, desenhos para um tal caseiro útil podem ser encontrados em fontes abertas e aproveitar a experiência dos colegas.
Estojos para abelhas com as próprias mãos: material e recursos de montagem
Que tipo de dispositivo de colméia para as abelhas não foi escolhido, você deve saber que para construir uma casa você só precisa usar materiais seguros para insetos.
Se a madeira é escolhida como base, é melhor dar preferência a rochas que não emitem uma resina odorífera viscosa.
Pranchas e barras devem ser cuidadosamente secas, caso contrário, já no processo de operação, a deformação e escape da colmeia é inevitável, ela perderá sua integridade, as estruturas para as abelhas não irão mais se encaixar. Pelas mesmas razões, é melhor evitar a madeira com uma abundância de nós, que, quando secos, são usados para cair.
Para colar as colmeias, elas tomam composições naturais à prova de umidade que não só têm alta resistência, mas também ajudam a selar as juntas.
Ao conectar partes do fundo, casco, tampa e outros componentes da evidência feita por si mesmo para as abelhas, é importante evitar as lacunas, e para evitar a deformação, 2-3 peças da placa são usadas para cada uma das partes.
O processamento externo da colmeia das abelhas deve proporcionar não apenas coloração decorativa, mas também tratamento obrigatório de duas vezes com verniz, o que garante a durabilidade da árvore antes da exposição à umidade, mudanças de temperatura e penetração de pragas. Recomenda-se pintar com uma tinta de cor branca, amarela ou azul, bem percebida pelos insetos. É útil cobrir a cobertura da colmeia com metal, e nas bordas as folhas são dobradas para proteger os locais de cortes e extremidades.
Requisitos para provas de abelhas
Projetando a produção de colmeias para abelhas com suas próprias mãos, os desenhos de construção são escolhidos de tal forma que a nova casa seja completamente confortável:
- Uma casa de qualidade protege totalmente insetos de mudanças sazonais de temperatura e umidade em todas as condições meteorológicas. Para que finalidade a colmeia é dotada de elementos de proteção de teto e laterais, tanto no inverno como no verão.
- Uma família em uma colmeia de colmeia pode se expandir sem impedimentos, para o qual se prevê um sistema para aumentar o volume de uma casa.
- O dispositivo da colméia para as abelhas deve ser conveniente não apenas para insetos, mas também para o apicultor. Ou seja, o projeto deve ser facilmente limpo, desinfetado, ventilado e sujeito a revisão.
- Deve ser lembrado que as colmeias devem ser transferidas, coletadas e desmontadas.
Antes de fazer uma colmeia para as abelhas, você precisa determinar seu tamanho. Embora muitos apicultores experientes tenham suas preferências e opções adaptadas à prática, os iniciantes devem se orientar melhor para as dimensões universais aceitas.
Concentrando-se no desenho da colméia para abelhas, eles fazem elementos de corpos, fundos e tampas, molduras e outras partes da construção com suas próprias mãos:
- Para o fabrico do corpo, levar pranchas secas de 20 mm de espessura. Ao mesmo tempo, para quadros, as mesmas tábuas devem ser tiradas não de espécies coníferas de madeira, mas de decíduas, por exemplo, vidoeiro ou aspen denso.
- A distância entre as armações para abelhas na solução padrão é de 37,5 mm, e uma folga de 20 mm é deixada entre a parte inferior da estrutura de encaixe.
- Passagens para insetos na largura são 12,5 mm.
- Da parte inferior para a parte inferior do quadro, é feito um recuo de 20 mm.
- A partir da superfície frontal ou traseira da caixa da colméia para o quadro é de 7,5 mm.
Ao fazer uma colméia, não se esqueça do isolamento. Para este fim, prepare uma almofada com um lado de 455 mm, que é recheado com erva e musgo bem secos.
O cercamento do espaço da colméia da área que ainda não está ocupada é o diafragma. Este elemento removível do dispositivo de colméia para as abelhas também é feito à mão a partir de uma folha forte de compensado de 10 mm.
A montagem da colmeia caseira começa com os detalhes do casco, depois chega a hora de fixar as molduras às abelhas. Depois de verificar a conformidade das dimensões, a colmeia recebe o fundo. O último é substituído por um telhado. A montagem é realizada em uma superfície plana, de modo que a estrutura seja estável e forte.
Como fazer uma colméia com suas próprias mãos – video
Parte 1
Parte 2