Todo criador sabe que escolher bons bebedores para coelhos é bastante difícil. É importante que os animais de estimação tenham acesso livre e constante à bebida, e os bebedores de coelhos sejam confiáveis e confortáveis, facilmente preenchidos com água e impedidos de serem contaminados. A água pura é uma das principais condições para o cultivo de indivíduos saudáveis.
Leia o artigo: como é delicioso cozinhar um coelho?
Que tipo de bebedores existem?
Para escolher a capacidade mais conveniente para beber, vamos considerar que tipo de bebedores os agricultores usam com mais frequência:
- copinhos;
- mamilo;
- vácuo;
- automático;
- da garrafa.
Cada tipo de bebedor de coelhos tem seus prós e contras. Comparando-os, você pode escolher a opção mais adequada.
Tanque de água do copo
A maneira mais comum do século passado é regar os animais de estimação – basta colocar um copo de água em uma gaiola (uma tigela, uma lata e assim por diante). Hoje, esse método é usado cada vez menos, pois tem mais desvantagens do que vantagens.
Contras:
- O bebedor de copos para coelhos muitas vezes se transforma por causa dos movimentos rápidos dos animais ao longo da gaiola;
- facilmente obtém comida, lã e produtos de vida com orelhas, o conteúdo rapidamente se torna contaminado e se torna impróprio para beber;
- uma tigela invertida priva os animais de acesso à água e umedece a ninhada, e isso pode provocar a doença de toda a família.
Mais:
- encontrar um copo adequado na fazenda é muito fácil, então este método é completamente livre de custos.
Mamilo
Use bebedores de mamilo para coelhos convenientemente. O princípio de sua ação é baseado no fato de que tocar a bola para a bola de mamilo, o animal recebe água, que vem através do tubo do tanque.
Contras:
- no inverno, o mamilo congela e o acesso à água torna-se impossível;
- A compra de um dispositivo exigirá alguns gastos.
Prós:
- Os animais não podem poluir ou derramar água, ela sempre permanece limpa;
- você vê o nível do líquido e, se necessário, pode mudá-lo;
- em um container é conveniente acrescentar drogas ou vitaminas solúveis;
- os coelhos consomem pouca água, pois não espirra, mas flui diretamente para a boca;
- Tais taças para coelhos podem ser feitas com as próprias mãos a partir de materiais improvisados.
Vácuo
Este tipo de criadores faz eles mesmos. Para fazer isso, coloque uma garrafa de água aberta com o pescoço para baixo no recipiente. Ao mesmo tempo, parte do líquido escorre, e os animais de estimação podem beber da tigela. Como beber, vodichku vertido em um recipiente.
Contras:
- A comida ou o lixo podem entrar na tigela;
- A garrafa pode virar e a água escorrerá;
- no inverno, há uma probabilidade de congelamento do bebedor a vácuo.
Prós:
- este bebedor pode ser feito independentemente;
- o líquido na garrafa permanece limpo, facilmente vertido, se necessário;
- a fabricação de equipamentos a vácuo não leva muito tempo.
Automático
Em grandes fazendas, as mais usadas são tigelas para coelhos. Com a ajuda deles, forneça água para dezenas de pessoas o tempo todo. O princípio de operação baseia-se no fato de que, a partir de um grande reservatório central, o conteúdo é alimentado através de tubulações para recipientes localizados em gaiolas. O sistema é equipado com um flutuador, que é baixado em conjunto e o nível de líquido no tanque, que permite reabastecer as bacias com água doce.
Menos:
- fazer uma máquina para coelhos requer algumas habilidades e custos financeiros.
Prós:
- tendo montado um sistema automático de abastecimento de água, você pode beber ao mesmo tempo um rebanho inteiro, e isso economiza um tempo considerável para cuidar dos animais;
- água fresca e limpa entra nas células.
Da garrafa
Esta opção é sugerida para usar artesãos que mantenham casas de coelhos decorativos. De acordo com o princípio da ação, o design da garrafa se assemelha a um mamilo. Tais taças para coelhos com as próprias mãos nas fotos e desenhos tornam simples.
Contras:
- aquisição dispendiosa de materiais para o fabrico de uma estrutura única;
- Se você fizer bexigas para coelhos com suas próprias mãos a partir de uma garrafa para dez ou mais pessoas, os custos e o tempo para fabricação aumentam várias vezes.
Mais:
- O equipamento fornece uma fera decorativa para casa com uma bebida limpa a qualquer momento.
Várias maneiras de fazer os bebedores com as próprias mãos
Quando você tiver decidido sobre o tipo de bebedor, o que é mais adequado para seus animais de estimação, você pode ter uma pergunta – como fazer uma tigela de beber para coelhos a si mesmo? Vamos voltar ao conselho de criadores de coelhos experientes.
Método número 1
Se o método do copo é certo para você, então você não terá que fazê-lo sozinho. É o suficiente para colocar em um recipiente de plástico ou metal gaiola, que vai caber o tamanho.
Para um indivíduo, é melhor escolher uma tigela menor, e se vários coelhos vivem na gaiola, então o recipiente precisará de mais diâmetro.
Método número 2
Para fazer um bebedor de mamilo, você precisa preparar um pequeno recipiente de plástico, comprar um mamilo pronto na loja de animais, preparar os fixadores bebedouros. Em seguida, o líquido é despejado na garrafa, o mamilo é enrolado no pescoço, após o que a taça é fixada na gaiola. Aula de mestre para chamar sua atenção.
Recipientes de plástico devem ser protegidos do lado de fora da gaiola, para que os animais não possam roer.
Método número 3
Para fazer um bebedor a vácuo com suas próprias mãos, você precisa preparar uma garrafa de plástico, uma tigela com bordas lisas e suportes. Em seguida, a taça é fixada a uma altura de 10 cm do chão (isto é necessário para que os animais não subam). Acima da tigela, aperte a garrafa com o pescoço para baixo.
O pescoço não deve entrar em contato com o recipiente, caso contrário a água não fluirá.
Um recipiente com água deve ser anexado fora da zona de acesso dos animais, caso contrário eles serão mastigados em poucos dias. Para aprender a fazer tigelas para coelhos, assista ao vídeo.
Método número 4
Para fazer bacias automáticas para um grande número de coelhos, prepare um tanque de plástico com um volume de pelo menos 10 litros, um tubo de plástico ou borracha, vários mamilos. Perto das células são instalados um tanque de água, a partir daí eles trazem um tubo de plástico para as células. Nele, faça furos, colocando-os em frente a cada célula. Uma mangueira estreita com um mamilo é inserida em cada buraco.
Vale a pena fazer bacias por conta própria?
Se você tem um coelho decorativo pequeno vivendo em seu apartamento, então é melhor comprar todo o equipamento e equipamentos necessários na loja para sua manutenção. Neste caso, você terá certeza de que seu animal de estimação não vai cortar as bordas afiadas da calha caseira, com o tempo terá acesso a beber. Mas se você mantiver uma fazenda grande e não quiser gastar dinheiro com equipamento adicional, você pode usar um dos métodos sugeridos, fazer bêbados para coelhos, economizar dinheiro e fornecer às famílias de coelhos acesso permanente à água potável.
No inverno, a água pode congelar, o que tornará a vida mais difícil para um animal de orelhas compridas. Portanto, deve ser possível isolar bebedores a vácuo, automáticos ou de mamilo para coelhos. Para fazer isso, você pode envolver os recipientes com um pano quente ou equipá-los com um termorregulador de aquário. Então seus coelhos podem beber água morna no inverno.