As aves jovens estão expostas a muitos perigos. Uma das doenças mais graves é a coccidiose em frangos, o tratamento em casa exige muito zelo, paciência e atenção do criador de aves. Qual é a manifestação desta doença, quais são seus sintomas e formas de tratamento?
Causas e sinais de coccidiose em galinhas
Os agentes causadores da doença são onze espécies de microrganismos protozoários, cuja penetração no organismo provoca, na maioria dos casos, conseqüências severas semelhantes.
Oocistos de agentes causadores de coccidiose em frangos infectam o corpo, penetrando nele com água e alimentos contaminados, de lixo na casa de aviário ou do solo. Em desenvolvimento, microorganismos começam a se multiplicar, e novo lote de oocistos já dentro de quatro dias com uma ninhada cai no ambiente externo.
Na estação quente, os agentes causadores da coccidiose permanecem viáveis por vários meses. Se os microorganismos são protegidos pela vegetação ou dentro da casa, eles podem, se transportados por animais, no inventário ou nos pés de uma pessoa, permanecer uma ameaça à saúde das galinhas três vezes mais.
A coccidiose em galinhas ocorre de forma aguda ou crônica, e a doença é suscetível tanto a animais jovens quanto a aves adultas.
A doença afeta as membranas mucosas do trato gastrointestinal, causando irritação, perturbando a integridade e enfraquecendo a ave. A doença é acompanhada por diarréia em galinhas, cujo tratamento deve ser sistêmico. Caso contrário, os tecidos afetados são convertidos em presas fáceis para outras variedades de microflora patogênica que causam infecções secundárias.
Se o número de patógenos que entraram no corpo é pequeno, a doença passa a ficar manchada. As galinhas frequentemente se recuperam, adquirindo imunidade à coccidiose, mas por cerca de um ano permanecem portadoras e propagadoras de infecção. A forma aguda ameaça uma acentuada deterioração do estado de penas, seu enfraquecimento devido a distúrbios digestivos, exaustão e morte.
Sintomas de coccidiose em galinhas
A coccidiose em frangos é difícil de identificar nos estágios iniciais. O avicultor pode suspeitar da coisa errada, só percebendo os animais de estimação:
- sonolência incomum;
- letargia, apatia;
- falta de apetite;
- perda de tônus e cor em brincos e tufos;
- sinais de azul na pele perto dos olhos;
- desemaranhamento constante;
- impureza, expressa em plumagem constantemente suja perto da cloaca.
Em datas posteriores, torna-se evidente que o bócio da galinha é retirado e preenchido com líquido, e os excrementos se tornam um líquido, com traços de espuma de sangue. Paralisia parcial ou uma marcha instável e instável não é excluída. Em galinhas de raças de carne, o sintoma é o aumento dos alimentos consumidos sem ganhar peso.
Sem tratamento, a diarréia em galinhas e outros sinais de coccidiose estão aumentando, levando à morte da ave em 4-7 dias.
Tratamento de coccidiose em galinhas
O uso de tratamento apenas sintomático de coccidiose em galinhas não dá uma recuperação completa. Portanto, drogas especializadas são usadas, por exemplo, furazolidona, furacilina e norsulfazole. Até o momento, existem fundos destinados a destruir e remover do corpo exatamente os agentes causadores da coccidiose.
Para a prevenção e tratamento bem-sucedido da coccidiose em galinhas em casa, é utilizada a Koktsiprodin, que afeta diretamente microorganismos patogênicos e priva-os de sua capacidade de prejudicar a ave. O medicamento destina-se a animais jovens e galinhas e é administrado com água durante dois dias.
O mesmo curso acelerado, mas muito eficaz, é fornecido para o tratamento de frangos pela Baikox, de acordo com as instruções que o agente pode ser usado para prevenção, bem como repetidamente para recaídas da doença.
Instruções para utilização de galinhas amprólio estados de cloridrato de que a droga é prejudicial para agentes patogénicos de coccidiose e é apropriado para o tratamento não só frite, mas também a criação de gado adulto. O amprolium é administrado com uma bebida ou comida e é cancelado cinco dias antes do abate.
Juntamente com a alimentação de frangos e o crescimento jovem de raças de frango de corte, um mais eficaz na coccidiose é dado – Avatek 15%. A ave deve receber a medicação desde os primeiros dias do início dos sintomas de ansiedade até os 4 meses de idade. Durante quatro dias antes do abate dos frangos de corte, o medicamento foi cancelado.
O tratamento da coccidiose em galinhas é realizado até a recuperação completa do rebanho, sem esquecer as medidas de prevenção.
Medidas preventivas contra a coccidiose em frangos
Patógenos toleram facilmente as flutuações de temperatura e umidade, permanecendo por muito tempo ativas e perigosas. Portanto, como uma medida preventiva contra a coccidiose em galinhas, o tratamento regular de inventário e instalações com anti-sépticos e superfícies refratárias com um maçarico.
Ao identificar sinais de coccidiose em galinhas, o tratamento em casa é realizado com isolamento do resto do gado da ave infectada.
Em uma base contínua, deve ser:
- mudar a ninhada;
- monitorar a limpeza de bebedores e alimentadores;
- não permitir o acúmulo de esterco e solo no galinheiro;
- vacinar o rebanho de ovos;
- para separar galinhas e galinhas de diferentes idades.
É extremamente importante não permitir o conteúdo lotado, levando a uma infecção precoce e conseqüências graves da disseminação de coccidiose e outras doenças de galinhas.