Perus em lotes familiares russos são as maiores aves de capoeira, apreciadas pelo seu rápido crescimento e pela excelente qualidade da carne dietética. Mas para uma ave atingir 10-30 kg em seis meses, será necessário muito trabalho e, acima de tudo, começar a alimentar os perus a partir do primeiro dia de vida.
Como qualquer corpo recém-nascido, um minúsculo peru exige maior atenção e cuidados quase constantes. No começo da vida, a ave não apenas se desenvolve rapidamente, mas ao mesmo tempo se aclimatiza em um ambiente desconhecido.
Para acelerar o viciante, a partir do momento do nascimento para os filhotes criar condições de conforto e, claro, oferecer fast-food, fornecendo todas as necessidades do peru.
O que alimentar o peru nos primeiros dias de vida? Como organizar um pouquinho de aves adultas e fortalecidas?
O primeiro feed de peru
Os perus chocados têm um suprimento de nutrientes, com o qual o embrião é fornecido dentro do ovo. Esse suporte residual é válido por cerca de dois dias, mas um aviário cuidadoso e atento não esperará!
Quanto mais rápido o filhote conseguir o primeiro alimento, mais crescimento será no futuro. E assim que os perus chegam ao seu local de residência permanente, eles são oferecidos:
- uma dieta adaptada às peculiaridades da digestão nessa idade;
- alimentos frescos benignos, que são rapidamente digeridos, sem se demorar nos intestinos e sem causar quaisquer consequências negativas para o desenvolvimento do pinto;
- um menu equilibrado com um teor de proteína alto, até 25-30%.
Se desde o primeiro dia a alimentação de perus não satisfaz as necessidades de uma ave em rápido desenvolvimento, não se pode evitar um atraso no crescimento, doenças e até a morte de animais jovens. Isso é especialmente perceptível na ausência de proteínas. Com bom apetite, a ave não engorda, pode sofrer distúrbios digestivos, esgotar e enfraquecer ainda mais o corpo.
Como alimentar dietas diárias em casa? Como calcular a necessidade de comida em um dia?
Composição e normas de consumo de ração para perus
A tabela abaixo mostra a ingestão diária aproximada de ração, incluída na dieta de perus em diferentes idades. Volumes são dados em gramas.
Como alimento para perus, somente aqueles que vieram ao mundo recebem purê úmido, com exceção de 3-4 tipos de grãos, incluindo:
- queijo cottage;
- iogurte desnatado ou não;
- farelo de trigo;
- milheto cozido;
- picado, e para pintinhos muito jovens, moídos, ovos cozidos;
- farinhas de carne e ossos ou peixe.
Além disso, a comida é adicionada cenoura picada e uma suculenta pena de cebola verde. Estes ingredientes tornar-se-ão uma fonte de vitaminas e apoiarão a digestão de pintos diários. Com o mesmo propósito, os perus do primeiro dia de vida são aconselhados a dar uma mistura de suco de urtiga, alfafa e cenoura.
Desde o primeiro dia, ao alimentar um peru, não deve faltar comida, mas, ao mesmo tempo, toda a comida deve ser a mais fresca possível.
As misturas úmidas são preparadas de tal forma que não são consumidas mais de meia hora. A uma temperatura elevada, a microflora patogica no meio nutriente se desenvolve mais rapidamente, de modo que os resuos alimentares nas eas de conteno s uma grave amea para a sae e a vida dos perus. Portanto, no cuidado de perus em casa, exceto para a alimentação, incluem a limpeza obrigatória dos locais atribuídos à ave.
Para simplificar o acesso à comida, o alimento para pintinhos muito jovens é servido em paletes simples. Assim, é necessário observar constantemente que todo o pássaro estava cheio.
Isso pode ser feito sondando o bócio após a alimentação. Em um peru com fome está vazio. Se você não tomar medidas urgentes, por exemplo, para estabelecer a alimentação dos fracos, na semana de idade, haverá diferenças visíveis no peso e tamanho dos pintos.
Perus de alimentação a partir dos 10 dias de idade
Se nos primeiros dias da alimentação de perus é realizada a cada duas horas, a partir da idade de 10 dias a frequência das refeições é gradualmente reduzida. Ao mesmo tempo, a dieta para animais jovens é significativamente aumentada. Além das misturas húmidas, em cochos de alimentação separados, os pintos são oferecidos alimentos secos, metade consistindo em cereal seco, e uma quantidade igual de farinha de girassol e ervilhas esmagadas. Como um aditivo mineral, uma pequena quantidade de giz é adicionada à mistura.
No menu dos pássaros de 10 dias introduzem batatas cozidas. No início de tal alimentação na cabeça deve ser responsável por cerca de 5-7 gramas, perus de dois meses consomem já 50-60 gramas de culturas de raízes.
Não pare de dar comida de peru rica em proteínas:
- Farinha de carne e osso e peixe ou carne picada;
- fermento de padeiro;
- produtos lácteos fermentados.
Comece uma transição gradual para a alimentação não esmagada, e os grãos integrais não podem ser antes de 40 dias após o aparecimento dos filhotes para a luz. Neste caso, é desejável dar um grande grão de milho na forma do solo.
Forragens minerais e vitamínicas para perus
Aditivos minerais são necessários para que a ave atenda aos requisitos de microelementos, principalmente em cálcio. Este elemento, que é a base dos ossos e da pena de um pássaro, é de vital importância para os perus ativamente em crescimento. Portanto, já a partir dos 10 dias de idade na alimentação de perus incluem alimentos ricos em cálcio e outros minerais.
A casca triturada e o cascalho estimulante digestivo não se misturam com alimentos secos e são despejados em recipientes separados.
Uma atenção especial ao cultivar peru deve ser dada às vitaminas. Do que em casa para alimentar os perus, para que eles não faltem vitaminas?
Se o primeiro dia de vida na alimentação de aves entraram as cebolas verdes, em seguida, alguns dias mais tarde, “vitamina salada” greens complementado gramíneas forrageiras como o trevo, alfafa. Os perus recebem uma folhagem esmagada de repolho, os topos das culturas de jardim: nabos, beterrabas, cenouras. Como as cebolinhas tão amadas pelos perus causam sede, é melhor dar de manhã.
O consumo de tal alimento útil pelos perus deve aumentar gradualmente. Se, com um mês de idade, um ovo estiver preparado para 50 gramas de verduras, então, no meio do ano, a ave come três vezes mais.
Utilização de forragem mista para perus
O uso de forragem combinada dá excelentes resultados. Misturas especializadas prontas não apenas simplificam a alimentação e cuidados com os perus em casa, mas também permitem calcular com maior precisão a necessidade de animais jovens em nutrição, para prevenir o desenvolvimento de infecções perigosas. A forragem é usada como uma mistura de grãos secos, e também é preparada comida úmida.
Após 14 dias de idade, um alimento especial para a Turquia pode ser a base para a ração de aves. Aos 4 meses de idade, o gado que está acostumado a ração seca é transferido para rações mistas para adultos.
Neste caso, não se esqueça das necessidades das aves na água. A umidade limpa deve estar sempre disponível. Quanto menor a garota, mais aguda ela sente sede. O mais perigoso com falta de água é alimentar com misturas secas. Corretamente organizado desde os primeiros dias de alimentação de perus e cuidados atenciosos de animais jovens – uma garantia de rápido crescimento e saúde da ave.