Somente as galinhas recém-nascidas requerem atenção e cuidados especiais. Para rápida adaptação e início de crescimento nos primeiros dias de vida, a temperatura para frangos deve ser aumentada.
Se uma galinha está ao lado dos filhotes, ela fornece essas condições de “estufa”. Frango com bebês 2-3 dias após o seu aparecimento deve estar na sala, e depois a família na temporada quente irrestritamente liberado na rampa, sabendo que as galinhas frias e mau tempo sempre salvar uma ave adulta.
Mas e quando o frango vem de uma incubadora? Esses pintinhos são mais vulneráveis, quase não têm resistência natural antes de flutuações de umidade e temperaturas, e qualquer supervisão das aves pode se tornar fatal. Portanto, logo que possível após a saída do ovo, os pintos carregam um local iluminado e aquecido, fechado a partir de correntes de ar, com uma cama seca.
Temperatura do conteúdo das galinhas
Nos primeiros cinco dias, o regime de temperatura das galinhas é mantido entre 29 e 30 ° C. As medições são feitas com um termômetro fixo ligeiramente acima da superfície da cama. Então, a partir do sexto dia, o ar é gradualmente resfriado, de forma que, aos dez dias de vida dos filhotes, sua temperatura foi de 26 ° C. Até um mês de idade, a temperatura das galinhas é reduzida em 3-4 ° C a cada semana até atingir 18-20 ° C.
Na saúde dos animais de estimação pode ser julgado não só pelas indicações de instrumentos de medição, mas também pelo comportamento da ave, tendo em conta a sua raça e idade.
Em condições confortáveis, os filhotes são ativos, movem-se com prazer, bebem e se alimentam sem entrar em grupos e não sentados nos cantos da gaiola:
- Assim que a temperatura dos frangos cai abaixo do nível máximo permitido, ou os filhotes sentem um caldo indesejável, eles tentam se aproximar um do outro perto da lâmpada ou do aquecedor.
- Quando o ar da sala fica excessivamente quente, você pode ver a imagem inversa. Os pássaros prorrhem as penas ou abaixam-se, os bicos são mantidos abertos, bebem avidamente e tentam se manter afastados de seus companheiros tribais, sentados na liteira ao longo das bordas da casa ou da gaiola.
E hipotermia e muito ar quente – esse é um sério perigo para as galinhas. O pássaro é menos nutritivo e mais fraco, como resultado torna-se uma presa fácil para infecções e outras doenças.
Sistemas de aquecimento para frangos nos primeiros dias de vida
Para aquecer as células ou caixas, use uma variedade de meios. Pequena em capacidade de volume, onde é fácil manter uma temperatura confortável para as galinhas nos primeiros dias de vida, você pode aquecer com:
- água ou bloco de aquecimento elétrico, protegido da entrada de umidade;
- garrafas com água morna envoltas em várias camadas de algodão, algodão ou tecido de lã;
- lâmpadas incandescentes;
- um ou dois refletores, fixados em um local inacessível aos filhotes.
Seja qual for a caixa aquecida, é preciso lembrar-se da segurança, da capacidade de as fontes individuais de calor esfriarem ou, ao contrário, do calor excessivo, e também de que o aquecimento do ar geralmente ocorre de maneira desigual. Perto do aquecedor a 3-6 ° C, a temperatura para as galinhas será maior do que no canto oposto da caixa.
Pintinhos de ovos são geralmente mais móveis do que seus frangos. Portanto, para economizar nos primeiros dias, uma casa grande para pintinhos pode ser dividida em partes. Isso não só economizará eletricidade, mas também ajudará as crianças a economizar forças preciosas. O aquecimento da gaiola ou caixa é necessário até a idade de um mês, então:
- as células definem a temperatura para os frangos dentro de 18 ° C;
- na ninhada profunda os filhotes vivem a uma temperatura de 15 ° C.
Modo de iluminação para galinhas
Além de manter uma alta temperatura para galinhas nos primeiros dias de vida, a iluminação constante é importante. De uma forma tão simples, o pássaro é empurrado para a nutrição e o crescimento ativo. Pelo dia claro a duração de 9-10 horas gradualmente vem a dois meses da idade, com os pintinhos muito úteis caminham ao sol, que são uma medida de endurecimento e prevenção do raquitismo.
O regime de temperatura corretamente selecionado para frangos em combinação com iluminação e dieta suficientes é a chave para o rápido crescimento, boa saúde e ganho de peso ativo.
O aquecimento e a iluminação estão organizados de várias formas, mas um número crescente de criadores de aves prefere as lâmpadas vermelhas para aquecer os frangos.
O uso de lâmpadas vermelhas para o aquecimento de galinhas
As fontes de radiação infravermelha utilizadas nos aviários devem ter um design seguro e confiável, protegido da penetração de umidade, possíveis choques, impactos e curiosidade da ave em crescimento. Não devemos esquecer o risco de incêndio, que inevitavelmente levará a graves conseqüências.
A lâmpada infravermelha para galinhas é coberta por um invólucro de proteção treliçada e suspensa a uma altura segura. Hoje, criadores de aves são oferecidas várias opções para esses equipamentos.
Um espelho, lâmpada vermelha para aquecer as galinhas pode ser feito com uma lâmpada transparente ou vermelha. No primeiro caso, a fonte fornece não apenas calor, mas também um fluxo de luz, no segundo – praticamente toda a energia consumida vai para obter calor. Essas lâmpadas têm potência suficiente e uma vida útil de até 5 mil horas. Isso permite o aquecimento confiável e ininterrupto de pintos jovens, sem medo de que a lâmpada no momento mais inoportuno falhe.
As lâmpadas com uma cúpula de rubi da lâmpada são instantaneamente aquecidas e, graças à potência refletora, ajudam a economizar até um terço da eletricidade recebida. Luz de lâmpadas semelhantes para galinhas não é um fator de irritação, sob ela crescem lindamente desde os primeiros dias até o momento da transferência para uma ave adulta.
Ao instalar lâmpadas para aquecer frangos, você deve prestar atenção ao fato de que os parâmetros do fluxo de calor dependem diretamente da altura da fixação da fonte de radiação:
- Desde o nascimento até a semana de idade, uma lâmpada acima das galinhas é fixada a uma altura de 50 cm.
- Na segunda e terceira semana é transferida para cima, aproximadamente ao nível de 75 cm da cama.
- Em seguida, as fontes de radiação são definidas a uma altura do medidor.
Como resultado desta transferência, a temperatura do conteúdo das galinhas diminui e a área de iluminação e aquecimento aumenta significativamente.
Usando lâmpadas vermelhas para aquecer as galinhas estimula o rápido crescimento da ave. Os filhotes se alimentam mais ativamente, ganham peso melhor, têm boa imunidade e consistentemente dinâmicas positivas.
Tal efeito não é acidental, já que a radiação infravermelha é a mais próxima possível do que a ave receberia do sol em campo. Além das lâmpadas vermelhas já comprovadas, também existem dispositivos combinados que fornecem o espectro ultravioleta, o que permite que eles sejam usados para desinfecção.