A maioria das ervas beneficia a saúde dos seres humanos e animais. Portanto, muitos deles são usados para tratar e prevenir várias doenças. Eu crio galinhas e uso uma variedade de ervas na minha fazenda. As plantas não são apenas alimento para pássaros. Eles também são um componente do seu ambiente de vida. Eu prefiro as ervas culinárias conhecidas – absolutamente seguras e comestíveis.
Mas algumas plantas são tóxicas para galinhas (como para humanos). Houve casos em que o uso de ervas medicinais e úteis em doses muito grandes levou a doenças e até a mortes.
Eu não faço pesquisa científica, não tenho educação médica ou veterinária. Então decidi que a cautela nunca seria supérflua. Eu abandonei completamente o uso de materiais e ferramentas na indústria avícola que poderia provocar problemas com meus animais de estimação.
Se em qualquer mercadoria vemos o rótulo “vegetal” ou “natural”, isso não significa que é absolutamente seguro. Frango é uma ave bastante pequena. Não será preciso muito esforço para prejudicar sua saúde.
Cuidado com óleos essenciais
Óleos essenciais são freqüentemente usados não para o propósito pretendido ou em quantidades muito grandes. Especialmente se uma pessoa não tiver informações sobre seu uso e dosagens precisas. Portanto, eu sempre prefiro ervas frescas ou secas.
Algumas das plantas inseguras podem ser encontradas em muitos tipos de produtos avícolas. Portanto, torna-se necessário sempre verificar cuidadosamente a lista de ingredientes antes de comprar suplementos alimentares vegetais para frangos.
Evito o uso de ferramentas e materiais para a construção de galpões avícolas, que contenham ingredientes potencialmente nocivos. Como as galinhas podem bicar até objetos não comestíveis, substâncias nocivas em sua composição podem prejudicar a saúde da ave.
Aqui está uma lista de algumas plantas tóxicas que eu me recuso a usar. Eles podem causar sintomas de doenças muito graves no pássaro e, no pior dos casos – levar à morte.
8 plantas potencialmente nocivas
Confrei é uma erva que muitas vezes causa diarréia, insuficiência hepática. É melhor dar preferência ao uso externo desta planta para a remoção de edema, cicatrização de feridas. Embora muitos proprietários erroneamente convencem que o confrei é um alimento de galinha.
Eucalipto – não é perigoso por si só. Mas pode estar presente esporos de aspergilose – fungo, o que leva à extinção de várias espécies de aves, incluindo galinhas e patos. Além disso, o óleo concentrado de eucalipto é tóxico para humanos e animais.
A digital é uma erva que pode levar à insuficiência cardíaca.
Urtiga – uma planta da família Solanaceae, tem um impacto negativo no sistema nervoso central.
Mint swamp – é tóxico para o fígado, leva à insuficiência renal, às vezes – a morte.
Tansy – pode provocar diarréia, doença hepática, morte.
Grushanka – a causa de distúrbios endócrinos no corpo.
O absinto afeta o sistema nervoso e pode levar a convulsões.
Confete para uma casa é uma mistura aromática. Inclui calêndula, pétalas de rosa, camomila, hortelã, echinacea e outras ervas seguras. Com esta mistura você pode manter um cheiro agradável no galinheiro. Ele permite que você assuste as pragas, afetando favoravelmente a ave.