Um bico cruzado ou em forma de tesoura é um tipo de deformação que às vezes ocorre em galinhas. Em vez do desenvolvimento normal, as partes superior e inferior do bico começam a crescer em direções opostas, o que complica muito a ingestão de alimento pela ave. Não é necessário suportar imediatamente o frango com uma sentença de morte. Existem várias maneiras de tentar dar ao pássaro uma chance de sobreviver e crescer ainda mais.
O que é um bico de tesoura?
Uma tesoura ou bico cruzado é uma deformação física que pode ser encontrada em algumas galinhas, geralmente com um mês de idade. Devido ao fato de que as partes superior e inferior do bico crescem em direções diferentes, a comida pode cair antes que o frango possa engoli-lo, então fica difícil para um pássaro comer e beber. Esta não é uma doença contagiosa e não terá um grande impacto no estado geral do pintainho se receber alimento e água suficientes.
Causas e sintomas da doença
As causas da deformação do bico podem ser:
- hereditariedade, trauma ao crânio, por causa do qual as partes superior e inferior do bico começam a crescer em taxas diferentes;
- Temperatura incorreta de incubação.
Curvatura do bico pode ser causada pela localização incorreta do pinto no período de incubação – uma postura normal é considerada quando a cabeça está sob uma das asas. Em casos raros, a doença hepática também pode causar deformação do bico e das garras. É interessante que os filhotes chocando a galinha tenham muito menos probabilidade de aparecer com um bico torcido.
Você não será capaz de detectar a deformação do bico durante o período de incubação, mas com a idade de 1 a 2 semanas esse defeito se torna bem perceptível. Outro sintoma é o atraso no crescimento. Se um bico em forma de tesoura aparece em uma galinha depois de algumas (mais de uma ou duas) semanas de vida, então a causa pode ser uma deficiência de nutrientes necessários.
A falta de cálcio, ácido fólico e vitamina D levam a distúrbios no desenvolvimento normal das galinhas.
No entanto, se o bico deformado é observado apenas em um pintinho, então, provavelmente, isso se deve aos problemas do período de incubação.
Na maioria dos casos, galinhas com bicos deformados comem menos e bebem menos. Eles precisam de muito mais tempo para comer e beber. Por essa razão, elas tendem a crescer mais devagar e não se tornam boas camadas.
Métodos de tratamento
Infelizmente, não existem métodos tradicionais para tratar a deformação de bico em galinhas. Em casos particularmente graves, a curvatura progride rapidamente com o tempo, mas com pequenas deformações, as aves podem viver uma vida longa normal. Se você tem um frango com um bico cruzado, compare-o o mais freqüentemente possível com outros filhotes. Se você suspeitar que ele não tenha comida suficiente, tente alimentá-lo separadamente de outras aves.
O que pode ajudar:
- Costura das extremidades do bico com lixa ou lixa de unha ajudará a fechar melhor.
- Algumas pessoas aconselham usar uma ferramenta de moagem Dremel para moagem de bico, mas o fato é que as galinhas ficam muito assustadas com esse procedimento. A melhor opção – cortadores de unhas, que são utilizados pelos donos de cães.
- Não importa o método de manuseio do bico em um frango ou frango que você usa, certifique-se de manter o amido de milho à mão – ele ajudará a parar o sangramento rapidamente se você acidentalmente tocar o vaso sanguíneo.
- Antes de alimentar, esmague a comida e dilua-a com água morna ou com uma pequena quantidade de iogurte, para que o frango possa colher a ração com o bico e não bica.
- Dê aos frangos doentes uma quantidade suficiente de alimentos com alto teor de proteína – ovos esmagados, farinha, sementes, etc. Isso contribuirá para o desenvolvimento normal do bico das aves.
- Eleve o cocho até um nível em que será conveniente que os frangos doentes levem comida de lá – a distância entre o bico e a comida deve ser mínima.
- Os bicos das galinhas estão em constante crescimento, então de tempos em tempos eles os costuram – eles os carregam de um lado para o outro no chão. Galinhas com um bico em forma de tesoura terão dificuldade em fazer isso, no entanto, a colocação de uma parte dos trilhos com pavimentos ou pedras pode facilitar muito o procedimento de costura.
Prevenção
A fim de evitar o surgimento de frangos doentes no futuro, não permitir a eclosão de ovos de galinhas com bicos deformados, bem como das galinhas de cujos ovos os pintos doentes nasceram. Use apenas uma incubadora de qualidade e monitore cuidadosamente a temperatura. Alimente seus frangos com uma dieta balanceada e limite a quantidade de guloseimas se você planeja usar seus ovos para reprodução em uma incubadora.
Enquanto galinhas com bicos deformados recebem bastante alimento e líquido, elas podem viver uma vida razoavelmente normal. Lembre-se de que essas aves são incapazes de comer e se comportar como galinhas saudáveis; portanto, não preste atenção às diferenças de sua existência, incluindo o ganho de peso lento e o desleixo. Além disso, você deve ter em mente que as aves saudáveis podem atacar freqüentemente galinhas saudáveis com bicos curvados, por isso tome cuidado e pare qualquer manifestação de agressão.