A cobertura morta é um procedimento comum usado por jardineiros por vários bons motivos. Usar os tipos corretos de cobertura terá um efeito fantástico em seu jardim, no entanto, se o processo não for realizado corretamente, você pode obter o efeito oposto. Neste artigo, vamos dizer-lhe como cobrir o solo.
Benefícios do mulch
Palha é chamado amigo do jardineiro. Tem três grandes vantagens:
- resistência a ervas daninhas;
- preservação da umidade na terra;
- regulação da temperatura do solo (mantém quente em noites frias e esfria durante os períodos quentes).
Além disso, a cobertura morta, usada no inverno, protege as plantas de um ciclo de congelamento e descongelamento, que pode, eventualmente, expulsá-las de baixo do solo. A cobertura também evita a compactação do solo e a formação de crostas, a erosão, e também impede que gotas de chuva dispersem a terra, o que pode levar doenças da planta até a planta. Mulch orgânico pode até servir como fertilizante.
Desvantagens do mulch
Cobertura muito grossa pode arruinar as plantas. Para a maioria das espécies de palha orgânica, uma espessura de 5-10 cm – isso já é muito. Quanto menor o material, mais fina deve ser a camada.
Infelizmente, a cobertura fornece um excelente abrigo para lesmas e caracóis. Para proteger as preciosas plantações, espalhe as cinzas de madeira ao redor delas. Ele vai manter as pragas longe.
Uma camada impenetrável de cobertura morta, assim como um filme preto, não permite a passagem de ar e água. Até as folhas coladas podem produzir tal efeito, por isso primeiro triturá-las.
A cobertura à base de madeira, por exemplo serragem ou aparas, pode retirar nitrogênio do solo quando ele quebra (sob os pés ou patas dos animais). Para combater isso, adicione um fertilizante rico em nitrogênio à cobertura, por exemplo, farinha de soja ou algodão.
Materiais secos, incluindo serragem, aparas de madeira, turfa e palha, podem representar um risco de incêndio. Mantenha-os longe de edifícios para maior segurança.
Tipos de cobertura
A mistura ideal deve ser densa o suficiente para evitar o crescimento de ervas daninhas, bem como de luz e porosidade, para que a água e o ar possam entrar no solo. Dependendo do preço e da aparência, há um grande número de opções para escolher, diferentes em qualidade e textura. Em seguida, falaremos sobre os tipos mais populares.
Orgânico
Crosta moída. Mantenha-o longe da base de árvores e arbustos para que as pragas não mudem para elas.
Folhas desfiadas e poeira decídua acabam se decompondo e alimentam o solo com substâncias úteis.
Feno de palha e solonchak resistem bem a ervas daninhas.
As estacas de erva devem ser pré-secas ou distribuídas de tal maneira que, ao sol, não se transformem em líquidos fétidos e cheirosos. Não use grama tratada com produtos químicos.
As agulhas de pinheiro são destruídas lentamente, por isso não se preocupe com elas, adicionando ácidos ao solo.
São também adequados vários subprodutos, por exemplo, borras de café, espigas de milho, jornais e cartão. Seja criativo!
Inorgânico
Mulch de plástico pode ser comprado em cores diferentes para diferentes fins. Vermelho aumenta o rendimento do tomate, azul tem o mesmo efeito sobre as batatas. A cor preta aquece o solo, e prata ou branco, pelo contrário, refletem luz e calor.
Pedra britada, cascalho, mármore ou tijolo migalha são uma cobertura constante em torno de arbustos e árvores.
Agrotextile restringe ervas daninhas, permitindo que o ar e a água passem através dela.
Para reduzir a freqüência de capina em nosso jardim, usamos aglutinação respirável em muitos leitos.
Depois de várias chuvas de primavera, colocamos mangueiras de rega em cada canteiro e as cobrimos com argot.
Os buracos para o plantio são cortados em diferentes distâncias, dependendo do tipo de cultura. Rega é eficaz, e deixando uma grande área se torna muito mais fácil. Assim que as plantas crescem um pouco, o tecido ficará menos perceptível.
Se você tiver problemas com ervas daninhas ou desidratação de plantas, use as dicas fornecidas neste artigo – comece a cobrir o jardim. Este processo simples irá mudar radicalmente a vida da sua dacha para melhor!