Ovos em casca mole, ovos pequenos sem gema, ovos com casca deformada ou salpicos. Costumo fazer perguntas (e expulsou todos os tipos de terríveis imagens no meu endereço de e-mail) das razões para a aparência incomum de ovos de galinha – com cones, maçanetas, com pequenas manchas, salpicados de casca mole. Na maioria dos casos, isso não é motivo de preocupação.
Embora o tipo de ovo seja frequentemente usado para avaliar o estado de saúde das galinhas – as aves saudáveis comem uma alimentação saudável e equilibrada e carregam os mesmos ovos da forma normal habitual, os ovos anormais que às vezes aparecem podem ser considerados normais. Vale a pena se preocupar apenas quando isso acontece o tempo todo, porque o motivo pode ser coberto por sérios problemas de saúde.
Então decidi descrever algumas das espécies mais típicas e não perigosas de ovos anormais de galinha.
Ovos pequenos sem gema
São ovos do tamanho de uma pequena bola, que muitas vezes podem ser encontrados em camadas jovens. A razão para sua aparência é que a casca é formada em torno do ovo sem a gema e envolve apenas a proteína, de modo que o tamanho dos ovos é tão pequeno. Este é um fenômeno bastante comum entre as camadas jovens antes de seu corpo atingir a puberdade. Esses ovos são melhores para comer do que para tentar remover pintos deles – mesmo que tenham gemas dentro, o espaço dentro da casca é muito pequeno para o desenvolvimento normal do embrião.
Ovos com gema dupla
Quando as duas gemas estão muito próximas umas das outras no oviduto, às vezes elas são simultaneamente cobertas com uma proteína (e a casca), como resultado, um ovo bastante grande é formado. Em geral, a gema dupla no ovo não é motivo de preocupação, por isso, se sua galinha sempre carrega esses ovos, eu apenas fecho os olhos para isso. Não há perigo potencial para a saúde das galinhas, além disso, ovos com gema dupla – um alimento maravilhoso.
Ovos em manchas
Quando o ovo se move ao longo do oviduto, ele se transforma. Se a rotação for muito rápida, o ovo pode ter um padrão “borrado”. Se o ovo se move lentamente, então nele aparecem pequenas impregnações do pigmento. Muitas raças de galinhas (especialmente Veljmer) depositam regularmente ovos em manchas. É um dos tipos mais bonitos de ovos, e eles ficam ótimos na mesa de jantar.
Ovos com prateleiras brancas na casca
As finas partículas brancas nos ovos nada mais são do que a deposição de cálcio. Se no oviduto existem diferentes tipos de partículas a partir das quais a casca é formada, o cálcio começa a ser liberado para ligá-los. Isto leva à formação de depósitos brancos na casca. Eles são bem limpos com uma unha, após o que os ovos podem ser comidos.
Ovos com casca enrugada ou nervurada
O aparecimento de tais ovos é bastante comum para galinhas poedeiras mais qualificadas. Isso pode ser causado por estresse durante a postura dos ovos por causa do latido alto de um cachorro, um predador à espreita, uma tempestade e outros irritantes. Embora do ponto de vista estético, esses ovos não podem ser chamados de bonitos, mas podem ser consumidos com sucesso como alimento.
Ovos em casca mole
Tipicamente, esses ovos aparecem devido à falta de cálcio na dieta, embora possa haver outras razões, por exemplo, um excesso de espinafre na ração. Eu não arriscaria pegar esses ovos de casca mole, pois eles são privados da primeira linha de defesa das bactérias que entram no ovo – a casca.
Ovos sem casca
A única exceção à lista de tipos incomuns seguros de ovos pode ser ovos sem casca. Talvez você tenha que ouvir sobre eles. Durante sete anos venho criando galinhas e nunca enfrentei um problema como esse. Mas eu sei com certeza que isso não é uma sentença de morte para uma galinha, como você pode ter ouvido ou lido em algum lugar.
No entanto, é perigoso comer esses ovos.
Na verdade, eles não são verdadeiros ovos – é uma massa macia, semelhante à borracha, que o frango às vezes adia ao final do ciclo. De acordo com muitos especialistas no campo da avicultura, estes como ovos são realmente parte do sistema reprodutivo em que algo é quebrado. Como resultado, eles são excretados do corpo através do oviduto.
Por via de regra, depois do aparecimento de tais ovos, as galinhas já não se apressam.
Ovos incomuns – este é geralmente um fenômeno aleatório, no qual não há nada de terrível. No entanto, é melhor se familiarizar com informações úteis … apenas no caso.