Tenho certeza de que muitos de vocês usam lenha o tempo todo – para lareiras, fogões a lenha, fogos. Neste artigo, falaremos apenas sobre madeira “limpa” – sem tratamento químico, prensagem, manchas e contaminação. E, é claro, não há briquetes de carvão ou produtos comerciais, como toras de queima lenta. Vamos falar sobre diferentes maneiras de usar cinzas de madeira no território do seu galinheiro, jardim ou quintal.
No galinheiro
Para banhos de poeira. As cinzas de carvão ou madeira, adicionadas aos banhos de poeira, ajudam as aves a se livrarem de parasitas como carrapatos, piolhos e pulgas.
Como aditivo alimentar. Na natureza, os animais costumam mastigar galhos e tocos carbonizados após incêndios florestais. O carvão age como um laxante e desinfetante, que limpa o corpo de toxinas do animal. Além disso, o carvão contribui, até certo ponto, para a remoção de vermes parasitas internos.
A cinza de madeira é uma rica fonte de cálcio. Além disso, contém muito potássio, fósforo e magnésio.
A adição de cinzas de madeira na quantidade de apenas 1% do peso total da ração para as galinhas aumenta a freqüência de postura dos ovos e também ajuda a reduzir o odor do esterco de galinha.
As cinzas de espécies arbóreas como cedro, carvalho e bordo contêm cinco vezes mais nutrientes que o pinho e a cortiça.
Como um agente de cura de feridas. Cinzas de madeira tem propriedades antibacterianas, por isso pode prevenir a infecção de feridas. Além disso, quando aplicado localmente na área afetada, a cinza pode parar rapidamente de sangrar como o amido. Com o uso interno de cinzas, a vitamina K contida nela ajuda a formar coágulos sanguíneos – isso pode ajudar, por exemplo, ao envenenar com veneno de rato.
Para manter a limpeza no galinheiro. Uma camada de cinzas de madeira no chão do galinheiro ajudará a reduzir os odores. Assim como no bicarbonato de sódio, o meio alcalino predomina nas cinzas de madeira, por isso tem a capacidade de absorver e neutralizar os odores desagradáveis. Além disso, as cinzas podem reduzir o nível de umidade em seu galinheiro.
Para reduzir o teor de amônia no esterco de galinha. A adição de carvão em uma quantidade de 1-2% do peso total da ração de frango ajudará a prevenir a formação de amônia, o que levará a uma diminuição em seu conteúdo nas fezes das aves.
A capacidade das cinzas de absorver ativamente a amônia e impedir sua evaporação foi comprovada por pesquisas científicas.
Para limpar a água de impurezas e contaminantes. Adicionando um pedaço de carvão para o alimentador de frango ajudará a prevenir a formação de algas e outros microorganismos. Além disso, o carvão absorverá e filtrará as impurezas contidas na água. Não se esqueça de remover periodicamente um pedaço de carvão da água e substituí-lo por um novo.
No jardim
Como fertilizante. Como a cinza de madeira é uma matéria vegetal, contém a maior parte dos nutrientes necessários que devem estar presentes no solo para o crescimento normal das plantas. A cinza de madeira contém cerca de 10-25% de cálcio, 1-4% de magnésio, 5-15% de potássio e 1-3% de fósforo – dependendo do tipo de madeira. Na cinza de madeira, que é vendida como fertilizante em embalagens, a proporção N: P: K é geralmente 0: 1: 3, respectivamente.
Antes de aplicar cinzas de madeira no seu jardim, aconselho-o a verificar o pH do solo. Para a maioria das hortaliças, o nível ótimo de acidez é pH 6,8-7,2. A introdução de cinzas pode aumentar significativamente a alcalinidade do solo.
Para neutralizar solos ácidos. Em suas propriedades, a cinza de madeira se assemelha a cal, usada na agricultura como fertilizante. Como a cinza é, de fato, alcalina, ela pode neutralizar solos ácidos em seu jardim se você usá-la como fertilizante.
Tenha cuidado – não fertilizar plantas cinzas de madeira que preferem solo ácido: azaléia, arbustos de bagas, coentro, pepino, alho, salsa, batata, abóbora, rododendros, squash, morangos e outras plantas.
Para as principais plantas de tratamento que precisam de cálcio. O nutriente alimentar cinzas de madeira é perfeito para aquelas plantas que preferem o alto teor de cálcio no solo: feijão, brócolis, couve de Bruxelas, couve, aipo, couve-flor, alface, ervilhas, batatas, espinafre e tomates.
Para repelir pragas de jardim. Polvilhe o solo com cinzas em torno da base das plantas para protegê-las de lesmas e caracóis.
No território da casa
Para derreter gelo. Parte da cinza de potassa (chamado sal – carbonato de potássio), tornando-o um meio ambientalmente amigáveis do pó da neve e do gelo sobre as faixas e a faixa de rodagem. Ele não corroer metal ou concreto como sal-gema, não prejudicar suas plantas ou grama, e é seguro para cães, gatos e galinhas. No entanto, as cinzas irão adicionar um pouco de sujeira nas trilhas, então você provavelmente não vai querer usá-lo perto da casa.
Para neutralizar o odor do cachorro. Ao esfregar uma pequena quantidade de cinzas de madeira no pêlo do cachorro depois de ele ser aspergido com um gambá, é possível neutralizar o cheiro fétido.
Agora, antes que você jogue cinzas de madeira, lembre-se que existem muitas maneiras de usar a casa de galinha, o jardim ou sobre a área local.