Durante a primeira muda, as galinhas soltam suas penas em todo o galinheiro em números tão altos que se pode presumir que um predador esteve lá. Algumas aves mudam imediatamente quase completamente, enquanto em outras, os sinais de muda podem ser dificilmente notados. Normalmente a primeira mudança de plumagem ocorre em galinhas no outono com a idade de aproximadamente 18 meses e prossegue mais rapidamente do que as mudas subseqüentes. Este é um processo absolutamente normal e não há motivo para preocupação – a muda do outono indica que as galinhas estão se preparando para o inverno.
Frangos espalham penas quando se torna frio. Desta forma, tentam manter o ar aquecido pelo corpo, entre a superfície da pele e as penas – isso cria uma espécie de tampão para proteger do frio. Se as penas são velho, quebrado ou sujo, as aves não podem fluff-los bem, então muda antes do inverno – é uma garantia de que as galinhas não vai congelar devido à nova plumagem.
Penas galinhas cerca de 90% de proteína (na verdade, eles são formados de queratina – as mesmas fibras proteicas que formam o cabelo, as garras e os cascos de outros animais), 8% de água, e o resto – é gorduras insolúveis em água. Portanto, adicionando pequenas porções de proteína à ração de frangos durante a época de muda, você os ajudará a cultivar novas penas para se preparar para resfriados de inverno mais rapidamente.
Como regra geral, galinhas receber a quantidade necessária de proteína da ração balanceada de alta qualidade para galinhas poedeiras, assim como alimento adicional que as aves costumam encontrar-se – besouros, minhocas, lesmas, gafanhotos, cobras, lagartos, rãs. Além disso, existem muitas plantas de alta proteína que podem ser dadas às galinhas como um tratamento durante todo o ano, mas é especialmente útil durante a muda do outono.
A mudança de temporada de pequena quantidade plumagem de delicadeza natural, rico em proteínas, será muito útil para as galinhas, embora alguns são aconselhados a mover-se durante este período em uma alimentação especial com alto teor de proteína.
Lembre-se que o número de guloseimas deve ser limitado – não mais que 10% do volume total da dieta.
Aqui está uma lista de 10 fontes ricas de proteína que eu uso como um tratamento útil para galinhas durante a muda.
Ovos
Os ovos cozidos são uma fonte extremamente rica em proteínas, além disso, os frangos gostam muito deles. Você pode, é claro, dar pássaros e ovos crus, mas isso pode levar a conseqüências imprevistas, então eu ainda aconselho a ferver os ovos bem por segurança.
Carne de aves de capoeira
Frango cozido ou carne de peru também contém uma grande quantidade de proteína. Você pode até mesmo dar as aves de toda a carcaça inteiramente – no caso dos frangos, você pode ter certeza que eles sufocar ossos fraturados, como muitas vezes acontece com os cães ou gatos. Você também pode tratar os frangos com subprodutos que são deixados do peru após o feriado.
Carne
As galinhas podem receber pedaços de carne, cordeiro, porco ou osso com carne, bem como subprodutos. A carne pode ser usada na forma crua ou cozida. Afinal, eles também comem carne crua quando conseguem pegar pequenos pássaros ou camundongos.
Peixe
Peixes em qualquer forma – crus, cozidos ou na forma de alimentos enlatados – são uma rica fonte de proteína necessária para frangos durante a muda. Você pode dar-lhes um peixe inteiro – juntamente com a cabeça, miúdos e ossos. As galinhas adoram muito peixe! Atum enlatado ou cavala também é uma iguaria de proteína útil.
Marisco
Conchas, carnes e no interior de lagostas, camarões, lagostins – em estado cru ou cozido.
Farinha de vermes
Vermes de farinha seca – uma das melhores fontes de proteína de alta qualidade. Frangos deles apenas louco! Se você tiver um desejo, você pode cultivar vermes de farinha em casa.
Nozes e sementes
As sementes são outra rica fonte de proteína. Sementes de abóbora frescas ou secas, sementes de girassol descascadas ou inshell são excelentes opções para frangos. Como um deleite, você também pode usar nozes picadas – amêndoas, amendoim, nozes. Apenas não dê às galinhas sementes ou nozes de girassol salgadas.
Aveia
A aveia pode ser alimentada a galinhas em forma crua ou cozida como um suplemento de proteína natural, que as aves realmente gostam. Aveia e aveia inteiras são úteis.
Brotos
Grãos e legumes germinados – uma das iguarias mais populares das galinhas, que contém muitas proteínas de alta qualidade. Feijões, ervilhas, lentilhas são uma excelente escolha. Cultivar mudas é uma maneira fácil e confiável de fornecer às galinhas uma fonte adicional de proteína.
Alimentos para frangos
A ração, que geralmente é fornecida às galinhas durante as primeiras oito semanas de vida, contém muito mais proteína do que ração para as camadas. Eu não substituiria completamente a dieta de galinhas adultas ou galinhas poedeiras, mesmo durante a muda. Na minha opinião, a melhor opção – é para adicionar uma porção da alimentação pacote parcial para frangos (que você certamente à esquerda) para as galinhas de alimentação normal, muda, ou misturá-lo com a alimentação de galinhas poedeiras.
Agora você sabe sobre algumas fontes ricas de proteína útil para galinhas durante a muda. Não entre em pânico quando você vê penas em todos os lugares, mas apenas regularmente alimentar os pássaros com suplementos de proteína.
Mais uma observação: ouvi dizer que alguns recomendam durante a muda para dar aos frangos comida de gato, porque tem muita proteína. Pessoalmente, eu não aconselho isso. Comida de gato é para gatos, não para galinhas. É melhor comprar as suas aves algumas latas de sardinha ou outro peixe enlatado – não só será mais útil, mas também mais barato!