A tendência de uso racional dos resíduos domésticos tornou-se recentemente mais popular, especialmente para os recipientes de plástico. De garrafas plásticas é possível fazer por próprias mãos praticamente todo o interior de dacha e não só. Uma das principais vantagens deste material é uma longa vida útil, além de ser muito elástica. Não se esqueça que as garrafas de plástico são um material acessível, que está sempre disponível em todos os proprietários ou hospedeiras.
Tendo demonstrado ingenuidade e um pouco de imaginação, você pode não apenas fazer coisas necessárias e úteis que decorarão o site, mas também livrá-lo do lixo desnecessário sem prejudicar a natureza. Sabe-se que o plástico está muito decomposto por muito tempo e, quando é liberado, libera substâncias perigosas. Portanto, é melhor não jogar as garrafas em um incêndio ou levá-las a um aterro sanitário – elas ainda podem servir como uma variedade de produtos caseiros, alguns dos quais são apresentados no artigo.
Barato e irritado – fazemos canteiros de flores a partir de garrafas
A embalagem plástica é uma opção ideal para canteiros de flores, pois possui uma grande vantagem em relação à madeira e até ao metal. A cerca de madeira em canteiros de flores ou canteiros acabará secando ou apodrecendo sob a influência da umidade e do sol. Até mesmo lancis de metal são propensos à corrosão e requerem manutenção periódica, como coloração regular.
E quanto ao plástico? Ele não perdeu sua forma há muito tempo e não está sendo destruído. Isso significa que tal canteiro de flores durará mais de uma estação e até mais de um ano, além de não requerer nenhum cuidado. Mesmo se houver um “colapso”, o “elemento” necessário sempre pode ser encontrado na despensa e pode ser facilmente substituído sem recorrer a longas e tediosas viagens de compras para encontrar o fragmento certo.
Então, o que você pode fazer com garrafas de plástico?
Latas de garrafa
Se for necessário proteger o jardim de flor, um container do plástico do volume diferente enfrentará perfeitamente isto. Tal meio-fio restringirá não somente o espaço e impedirá o crescimento de plantas perennial, mas reterá ainda a umidade e impedirá a aparência das ervas daninhas.
A forma e tamanho do canteiro de flores depende apenas da imaginação do residente de verão: pode ser ou equilateral ou na forma de algum animal ou planta. Além disso, as garrafas podem ser quebradas em segmentos do próprio canteiro de flores.
Até mesmo uma criança pode construir um meio-fio de garrafa (com a ajuda de adultos, é claro):
- A primeira coisa no site deve ser desenhada com um objeto pontiagudo ou verter os contornos do canteiro de flores com areia.
- Garrafas para liberar das etiquetas, lavar, derramar areia neles e apertar a tampa. Se não houver, você pode usar terra ou água comum. Isso é necessário para a estabilidade, uma vez que os contêineres vazios caem rapidamente da cerca.
- No contorno pretendido, cavar a ranhura de tal forma que ela possa ser aprofundada em cerca de 1/3 da garrafa.
- Coloque os frascos cheios na ranhura com o pescoço apontando para baixo, o mais próximo possível um do outro, e cubra com a terra.
Para um efeito visual, você pode usar garrafas de diferentes cores de plástico (verde, branco, marrom).
Alguns moradores de verão nem precisam cavar em garrafas. Por exemplo, garrafas sem fundo são simplesmente inseridas umas nas outras, formando um círculo. O desenho pronto pode ser “posto” em um arbusto ou tomar em um anel um tronco de árvore de uma árvore. Para fixar o meio-fio, ele deve ser pressionado firmemente ao solo por arcos.
Cama de flor multicamada
Se você realmente quer ter um jardim de flores, e lugares são catastroficamente pequenos, você pode fazer um canteiro de flores de várias camadas a partir de garrafas plásticas. O princípio é o mesmo que quando se constrói um meio-fio, só depois de colocar o primeiro nível é necessário preenchê-lo com solo nutriente e, em seguida, colocar o próximo andar.
Ao plantar plantas para o nível mais baixo, é melhor pegar espécimes amantes da umidade, já que ao regar a água irá drenar para baixo.
Mini-canteiros
Artesanatos bonitos e úteis para dar podem ser feitos a partir de garrafas plásticas de 5 litros. Eles servirão como canteiros de flores em miniatura e bonitos, por exemplo, na forma de todos os leitões amados.
Igualmente impressionantes são as composições do grupo na forma de trens com flores.
E se em vez de flores semear grama, uma grande garrafa se transforma em um ouriço fofo com espinhos verdes. Resta apenas ligar os olhos e o nariz.
Aqueles que não têm medo de pequenos roedores, como o cutie-mouse de pequenas garrafas (litro). Eles são bons para plantar petúnias.
Vasos de flores e vasos de flores
Tendo mostrado um pouco de imaginação, garrafas plásticas podem ser facilmente transformadas em pequenos vasos decorativos sob flores ou verdes picantes. Você pode fazê-los mesmo ou cortar em um marcador na forma de um rosto. Tal vazonchiki ficará ótimo não só no gazebo do jardim, mas também na casa do peitoril da janela.
Mas se você colocar uma capa de pano no frasco cortado e prender as cordas, você terá potes elegantes para a varanda de verão.
A maneira mais fácil de fazer vasos pendurados é cortar fragmentos de paredes em ambos os lados da garrafa e prender o torniquete sob o pescoço para pendurá-los. Em tais vasos você pode plantar plantas compactas e de baixo crescimento.
Nós fazemos um lindo caminho de jardim
Especialmente popular entre os jardineiros, aproveite as pistas dos recipientes de plástico. A força de tal caminho depende do modo de colocação e da parte do recipiente de plástico que serve como material de construção:
- Empilhamento na areia cortar fundos. Escave a trincheira ao longo da largura da passagem, preencha-a com detritos de construção primeiro e depois com areia. Umedeça-o. Apare as partes inferiores do fundo (deixando uma parte e meia) e densamente colocá-los, empurrando-os na areia. Para os fundos não se movem, você pode preencher o espaço com cascalho pequeno.
- Empilhamento na pasta de cimento. Prepare uma trincheira com um almofariz (para 1 parte de cimento 4 partes de areia e um pouco de cola de construção) e aprofunde as tampas, colocando por cor ou padrões.
Faixas de garrafas de plástico no inverno tornam-se muito escorregadias.
Um playground alegre – nós decoramos um lugar para jogos infantis
Pais cuidadosos sempre tentam levar seus filhos para a casa de campo para jogos, onde as crianças podem passar o tempo enquanto os adultos estão pendurados no jardim. Claro, não só deve ser seguro, mas também colorido, para que as crianças gostem. Com a ajuda de garrafas de plástico é fácil decorar um parque infantil, fazendo uma variedade de plantas e animais. Para dar brilho, ajudará a pintura comum.
Nas sombras sob a palmeira
Que tipo de playground sem caixa de areia? E onde há areia, a palmeira deve crescer necessariamente. Para o trópico, você precisará de garrafas de verde e marrom para o caule e as folhas, respectivamente.
Antes de começar a construir, você precisa cuidar de uma base sólida. Por exemplo, fixe um pino de metal na mesa de concreto, e deve ser bastante longo para fazer a árvore alta, e as crianças podem andar livremente sob ela.
Quando a base é fixa, você pode começar a “crescer” uma palmeira:
- corte metade da garrafa (o topo com um pescoço não é necessário) e forme uma borda irregular;
- no centro da parte inferior faça um furo, enrosque as peças no pino base, dobrando ao mesmo tempo os dentículos para o lado para uma aparência mais natural;
- na garrafa verde, corte a parte de baixo e faça cortes retos ao longo de todo o contorno até o local onde a parede passa para o pescoço (se desejar, os galhos podem ser cortados em quatro pedaços e cada um para arranjar os dentículos);
- fragmentos de um fio de ramo na base;
- Prenda firmemente os galhos acabados no topo da haste (soldando ou construindo os feixes).
Se depois que a assembléia da palma permanece muitas garrafas verdes, deles pode fazer um pequeno (ou grande) espinha de peixe. Na garrafa, remova o fundo e corte-o em tiras longas e estreitas até o pescoço. Cortar as bordas das tiras figurativamente para se parecer com espinhos. Cadeia as folhas na base.
Esta árvore de Natal ficará muito bem no local no inverno, especialmente sob a neve, e também ajudará aqueles que estão na véspera do Ano Novo e que não tiveram tempo de comprar uma árvore viva com pressa.
Convidados do conto de fadas – animais engraçados
E, claro, deve haver brinquedos no parquinho infantil. Muitas vezes, as crianças tomam as ruas de seus antigos favoritos. Com a ajuda de garrafas plásticas, você pode facilmente diversificar o “zoológico”, criando verdadeiras obras-primas – desde a fabulosa Princesa Sapo e Peixinho Dourado até personagens de desenhos animados modernos.
Tome pelo menos um gato bonito, pintado com tinta preta e branca. E você pode usar garrafas de cerveja marrom, e você terá um gato marrom, também lindo.
Dos dois fundos da garrafa formam a cabeça (conectá-los), enquanto as curvas no fundo e realmente vai se parecer com uma cabeça real. Em um deles, pintar com olhos de tinta branca, testa e bigode e vermelho – uma língua limpa. Top cortar pequenas orelhas. Para o tronco, o mesmo fio circuncidado de fundo na base, o último a fechar o tronco. Corte as bordas do fundo. Pelo contorno fundido das orelhas e fragmentos do tronco, passe pela tinta branca, e no fundo da frente faça uma mancha branca no peito.
Colar uma cabeça e pernas – para eles as partes superiores de garrafas com o pescoço estendido serão úteis. Corte-os até o ponto onde a garrafa se expande, corte as bordas com dentículos afiados e construa pernas de 4-5 partes, colocando-as na base de arame. Na parte superior do pescoço, aperte os bujões e prenda as patas ao corpo. Para a cauda, pegue um fio comprido e enfie nele as partes mais estreitas do pescoço, mas sem plugues. Para deixar a cauda fofa, corte as bordas em tiras finas.
Lindos animais de garrafas plásticas também são obtidos de grandes recipientes de 5 litros. Com a combinação certa de garrafas de tamanhos diferentes e com a ajuda de coloração brilhante no site, você pode resolver uma zebra, um cavalo, uma vaca, um burro e até uma girafa.
Flores para a filha
Na caixa de areia, as crianças não só moldam kulichiki. As meninas gostam muito de flores e, muitas vezes, colecionam nos dentes-de-leão do gramado (ou rosas de minha mãe no canteiro de flores) para plantá-las em seu jardim arenoso. Mas a partir de garrafas você pode fazer uma estufa inteira de flores, enquanto as meninas ficarão felizes em participar fazendo as opções mais simples. Margaridas, cornflowers e tulipas adornam a caixa de areia, o que mais jovens produtores será capaz de repetidamente “replantar”-los a partir do jardim em uma cama, sem danos às plantas e nervos da mãe.
Para cores você precisará:
- fio para o caule;
- até mesmo partes de garrafas para cortar folhas delas;
- pescoço ou fundo para a maioria das inflorescências;
- pintar.
Opções mais complexas podem tornar adultos. Rosas de plástico ou papoulas vão decorar não apenas o parquinho, mas também os canteiros de flores.
Design de plástico para o jardim
Artesanato para vilas de garrafas plásticas tem um extenso campo de aplicação. Assim, se pequenos animais e pássaros são adequadamente vistos em canteiros de flores e playgrounds, então animais de maior escala podem ser colocados em um jardim, entre árvores e arbustos. Eles vão dar ao jardim uma aparência única e revivê-lo.
Esculturas de jardim
Quase vivos estão representantes de pássaros grandes, feitos de plástico. Com a ajuda de tintas multicoloridas, você pode obter um efeito realista incrível. Para produzi-los, você só precisa dominar a técnica de cortar as penas dos lados das garrafas e preparar um quadro no qual elas serão consertadas.
Muito espetacular no jardim será parecido com:
- pavões;
- flamingo;
- águia.
No jardim, você pode acomodar esculturas não apenas pássaros, mas também animais grandes o suficiente para não serem perdidos no fundo de árvores altas.
Entre a vegetação, um ponto brilhante será uma ovelha branca, o que pode ser feito com bastante facilidade, se garrafas de 2 litros e alguns 1,5 litros foram empilhados na sala de armazenamento:
- Corte o gargalo de duas garrafas com uma capacidade de 2 litros e coloque-as em cima umas das outras – esta será uma cabeça alongada. A partir da terceira garrafa, recorte as orelhas longas, dobre-as levemente com um tubo e prenda-as à cabeça em locais apropriados com arame (ou cola). Os olhos podem desenhar ou colar dois plugues.
- Para o porta-malas, insira a garrafa inteira no topo da garrafa cortada de cima. Faça mais 3 desses espaços em branco e prenda-os ao primeiro de cada lado e de cima, dando, assim, ao cordeiro o volume necessário da “cintura”.
- O gargalo servirá como uma garrafa de dois litros, que deve ser reforçada no corpo em um ângulo de aproximadamente 120 graus, de modo que a cortiça fique no topo.
- Para o pescoço (na rolha) defina a cabeça.
- Para as pernas, corte a parte superior da garrafa de dois litros e insira nela uma garrafa inteira de volume menor (1,5 litros). Faça mais três desses espaços em branco e prenda as pernas ao tronco em uma grande parte para cima.
- Dos fundos cortados de garrafas de dois litros fazem um velo, fixando-os entre eles e põem no tronco. Sob a barriga da borda do casaco de pele tricô.
- Pintar as ovelhas com tinta branca e desenhar olhos negros.
Cuidado De Aves
Aplicar garrafas de plástico pode não só para fins decorativos, mas também com o benefício do jardim. Afinal, é sempre habitada por pequenos ajudantes do residente de verão – uma variedade de aves que coletam pragas das árvores. No verão quente eles têm algo para comer, mas no inverno é mais difícil conseguir comida. Isso é quando os alimentadores pendurados no jardim virão a calhar. E se você envolver as crianças no processo, você terá um duplo benefício: para as crianças – uma atividade interessante e prazerosa, e para os pássaros – uma casa aconchegante com grãos.
Os alimentadores mais simples podem ser feitos de grandes garrafas plásticas de 5 litros, simplesmente cortando em ambos os lados grandes orifícios na forma de um arco.
Para evitar que as aves machuquem suas patas nas bordas afiadas da garrafa, elas devem ser pré-fundidas ou cobertas com fita isolante.
Para aqueles que acontecem raramente na área da cabana de verão, um alimentador que enche automaticamente é útil.
Você pode fazer isso de uma garrafa e duas colheres de pau:
- faça dois furos no frasco um contra o outro, enquanto o segundo deve estar localizado um pouco abaixo;
- desdobre a garrafa e repita o procedimento no verso;
- inserir nos orifícios da colher cruzada.
Depois que a mamadeira estiver cheia de comida, ela será despejada nas colheres pelos orifícios quando forem esvaziadas.
Um lugar aconchegante para relaxar de meios improvisados
Não só os pássaros, mas os próprios proprietários devem ter seu próprio canto isolado entre a vegetação, onde nas noites quentes de verão você pode desfrutar de uma xícara de chá, respirando os aromas da natureza. Muitas pessoas preferem colocar gazebos de madeira no jardim. Eles são muito bonitos, você não pode argumentar com isso, mas eles exigem certos investimentos financeiros. Mas de plástico barato e com raiva não só criar uma área de lazer, mas também equipá-lo totalmente.
O caramanchão? É fácil!
O gazebo é um dos mais artesanais de grande escala para dar garrafas de plástico. Mas o gazebo de plástico tem duas grandes vantagens:
- é fácil de montar;
- durará mais de um ano sem danificar o material.
Talvez a única desvantagem da construção seja a presença de um grande número de garrafas, que na coleção devem ser armazenadas em algum lugar.
Como será o visual do gazebo, depende apenas do desejo do proprietário e, consequentemente, da disponibilidade de “material de construção”:
- Se as garrafas não forem muito, elas podem ser colocadas nas paredes e o telhado feito de perfil ou metal.
- Mas se você não apenas paredes, mas também o telhado das garrafas, você tem uma casa de verão real, o que, aliás, vai aquecer perto do fim do outono, porque o plástico é a temperatura muito bem guardado.
- A versão mais simples da área de recreação é um dossel comum, que irá cobrir do sol e da chuva. Aqueles que consideram o artesanato de plástico grosseiro e feio, simplesmente precisam fazer um dossel de recipientes transparentes e pintar fundos (apenas na forma de uma flor) em cores coloridas. Imediatamente cria uma sensação de falta de peso, parece que a sobrecarga pendurada nuvens de borboletas-flores. Uma onda estranha de sua mão – e eles imediatamente voaram para longe.
Cortinas práticas no gazebo
Nos pavilhões de verão há muito ar fresco, mas infelizmente também há poeira. tule liso requer lavagem frequente, enquanto uma cortina de plástico não recolher o máximo de pó e “lavar” não é mesmo tendo possível – basta lavar com água de uma mangueira (claro, se tal cego não está pendurado na casa).
Para recepcionistas sonhadoras e românticas, cortinas suaves de fundos de garrafas de plástico, enfiadas na base, servirão.
Para pessoas enérgicas que adoram cores vivas, cortinas de cortiça, coletadas de acordo com o mesmo princípio, servirão.
Mobiliário de jardim
Uma mesa, um otomano, uma poltrona e até um sofá na pérgola também podem ser feitos de garrafas plásticas. Mobiliário antigo de casa também é bastante adequado para recreação ao ar livre, mas, como cortinas, acabará por se tornar um monte de poeira. Além disso, fazer um sofá de madeira na rua é bastante difícil, porque esse mobiliário é bastante volumoso e pesado. Mas reorganizar a cadeira de plástico não é difícil.
Coleta de móveis não é difícil – só precisa apertar as garrafas e conectar-se uns aos outros com fita adesiva, dando a forma desejada. Para pontos acolchoados para amarrar ou costurar um manto – do lado ninguém vai adivinhar o que eles realmente fizeram.
Para o sofá é mais adequado casos de dermatite.
Lustres de jardim inquebráveis
Se o chá da noite estiver planejado, é necessário fazer a iluminação no caramanchão. Para enobrecer uma lâmpada, você pode cortar a garrafa em duas partes e fazer um simples plafond a partir da metade superior e pintar ou cobrir com um fio colorido.
Em candelabros de plástico, é melhor usar lâmpadas econômicas – elas não aquecem tanto e não derretem o material.
Em versões mais complexas, os candelabros são montados a partir de fragmentos de folhas ou flores esculpidas em garrafas multicoloridas.
Acessórios de jardim para trabalhar no jardim
Para a área suburbana parecia bonito e limpo, é necessário cuidar dele o tempo todo – capinar as ervas daninhas, coletar as folhas caídas e pequenos detritos. Para isso você precisa de ferramentas. Naturalmente, não será possível fazer uma enxada ou um ancinho de plástico, mas espécimes mais simples são bem possíveis.
Os artesãos populares sabem há muito tempo como usar garrafas plásticas com o benefício para si e com economia para o orçamento familiar. Afinal, se uma colher de repente quebrasse, não haveria mais necessidade de correr para a loja para comprar uma nova. Do lixo doméstico, que está em todas as casas, você obtém muitas coisas úteis sem custos extras:
- Colheres.
- Vassoura
- Um balde.
- Lavatório
Cuidados de jardinagem
De garrafas de plástico você pode fazer coisas úteis não só para o jardim, mas para o jardim. Isso pode ser tanto artesanato pequeno na forma de scarers, bem como construções em larga escala, como estufas.
Estufas para mudas
A maioria dos agricultores de dacha cultivam suas próprias mudas de hortaliças. Alguns fazem isso no apartamento, mas mais mudas de qualidade são obtidas de estufas – há calor e luz suficientes.
Você não pode sequer falar sobre o custo, mas quanto à força, as estufas feitas de garrafas de plástico certamente durarão mais do que abrigos de filmes ou estruturas de vidro.
Para aumentar a vida da estufa a partir de garrafas de plástico, é desejável colocar a base, e para a estrutura usar um perfil de metal.
A versão mais simples da estufa envolve a construção de paredes de garrafas inteiras, que são colocadas umas nas outras.
Um pouco mais terá que mexer com uma estufa de placas, mas vai ficar mais quente. Neste caso, é necessário cortar partes iguais de garrafas e prendê-las (costurar) entre eles na forma de um tecido. Das telas acabadas para montar uma estufa.
Rega “sistemas”
Para jardineiros a rega não é menos urgente do que a presença de uma estufa. Em vez de sistemas de rega acabados no jardim, pode usar garrafas de plástico. Eles precisam ficar pendurados no mato, antes de fazer buracos na parte inferior, ou cavar no chão.
Além disso, um bom sprinkler é produzido a partir da garrafa – você só precisa fazer pequenos furos e conectá-lo à mangueira de irrigação.
Nós nos livramos de pestes
Um repelente de uma garrafa de plástico ajudará a expulsar o martelo do local do pior inimigo. Ele não apenas ara as camas, cavando seus túneis, mas também danifica o sistema radicular das plantas enquanto se move, privando os agricultores da futura colheita.
Se você cortar as paredes laterais da garrafa, dobrá-las e colocar o recipiente na barra de aço, com rajadas de vento a garrafa girará e fará barulho. Som através da vara vai para o chão e privar a toupeira do desejo de gerenciar neste lugar barulhento.
A lista do que pode ser feito a partir de uma garrafa de plástico com as próprias mãos é bastante longa. Estes são apenas alguns artesanatos que tornam a vida mais fácil para os residentes de verão. Concordo – é melhor tirar o máximo proveito das garrafas do que poluir o meio ambiente. Cuide da natureza e trabalhe com prazer!