Para crescer boas mudas, além de solo de qualidade, rega a tempo, a luz suficiente é necessária. A falta de iluminação levará ao fato de que as plantas começarão a doer, o crescimento, a frutificação será adiada. Bem, por si só você precisa de um lugar para colocar todas as mudas. Resolver o problema de colocação e iluminação ajudará prateleiras especiais. Prateleiras já prontas para mudas podem ser adquiridas na loja. E para aqueles que querem mostrar sua imaginação e criatividade, você pode fazer uma prateleira para mudas com suas próprias mãos, que serão combinadas com o interior da casa. Você pode colocá-lo não só no peitoril da janela, mas também na presença de iluminação em qualquer lugar conveniente. Antes do início do tempo frio, pegue a sacada ou a varanda.
Seleção de material para o rack
O que pode ser usado para fazer um rack de mudas?
Primeiro, vamos definir o material que usaremos para fabricação. Pode ser como madeira, ferro ou plástico. Tudo depende de possibilidades materiais e desejos de engenharia e design. Se você preferir madeira, é melhor escolher rochas duras que não absorvem bem a umidade. Se é metal, então o aço inoxidável é melhor. Ele irá proteger a estrutura da corrosão. Como prateleiras, você pode usar madeira compensada, plástico ou plexiglass. Aqui a vantagem é dada ao acrílico e ao plástico. Tais materiais durarão muito tempo sem perder sua aparência. Prateleiras de madeira compensada terão que ser cobertas com polietileno, para que não se deteriorem sob a influência da umidade.
Os requisitos básicos para o rack de mudas
Seja qual for a estrutura que os racks para o cultivo de mudas tenham, ela deve atender aos requisitos:
- ter força, confiabilidade;
- ser resistente à umidade;
- com a expectativa de uso repetido;
- fornecer condições confortáveis para as plantas;
- acesso rápido (rega, inspeção, afrouxamento);
- tem uma aparência estética.
O número de prateleiras pode variar de 3 a 6. O comprimento das prateleiras deve ser tal que as lâmpadas fluorescentes padrão possam ser instaladas. A largura das prateleiras não deve ser superior a 60 cm com uma altura de 40 a 50 cm.
Nós fazemos o rack no peitoril da janela
Inicialmente, tendo calculado o número de andares do rack (no nosso caso haverá 4 deles) e seus parâmetros, seguimos para a construção. Por simplicidade e conveniência, levamos painéis de móveis já acabados no tamanho de um peitoril da janela, 1200 mm de comprimento por 200 mm. Para prateleiras laterais, instalamos painéis móveis com um comprimento de 1500 por 200 mm. Corrigimos com a ajuda do formato. A altura da prateleira no nosso caso é de 350 mm. Se desejado, para maior estabilidade, a estrutura pode ser ainda mais segura na inclinação ou no quadro. Para fazer um shelving para seedlings com iluminação é possível, unindo uma iluminação a uma estrutura já terminada.
Por que as mudas precisam de luz de fundo?
No inverno, as plantas carecem especialmente de iluminação natural. Como resultado, a fotossíntese é lenta, o desenvolvimento normal e o acúmulo de biomassa diminuem. A falta de luz é compensada pela instalação de luz artificial. Nas lojas você pode comprar lâmpadas de todos os tipos de projetos, capacidades. Mas quantas lâmpadas e quanta energia é adequada para o cultivo de plantas? Primeiro, vamos definir quais lâmpadas são adequadas para iluminação.
Escolha corretamente uma lâmpada para mudas
Para o dispositivo destacando mudas são adequados:
- Lâmpadas incandescentes (17 Lm / W) – simples, acessível, mas não a maneira mais eficaz de iluminação. A luz é dada pouco, é muito quente.
- Lâmpadas Fluorescentes (70 – 100 lm / W) digite LBT ou LB de luz do dia com baixa potência. Fornecer uma luz fria. Tenha uma baixa proporção de luz vermelha.
- LED (80 – 110 Lm / W) – lâmpadas duráveis e econômicas. Com eles é fácil escolher o espectro necessário, intensidade.
- Lâmpadas de meta halogênio de sódio (até 100 lm / W) – fácil de usar, econômico, eficiente, mas falta a parte do espectro azul.
- Lâmpadas domésticas de descarga de gás de sódio (200 lúmens por watt) Emitir um brilho amarelo-alaranjado que não cause irritação nos olhos. Exigir instalação adicional do dispositivo de regulação.
- Mercúrio. Tenha a maior “seção” no campo da luz do dia.
- Phytolamps – econômico, eco-friendly, eficiente, compacto e durável. O mais popular para iluminação de mudas. Mesmo a localização próxima de tal iluminação não levará a queimaduras das folhas.
- Outro: halogênio (25 lm / W), linear (47 – 93 Lm / W), lâmpadas de descarga de xenônio (100 lm / W), neodímio.
Para iluminar a prateleira com uma largura de 50 cm, comprimento 140 cm, será suficiente instalar uma lâmpada “quente” e uma lâmpada “fria” de 36 W. E é melhor preencher a falta de luz solar com luzes fluorescentes ou phytolamps especiais. As prateleiras de iluminação para o cultivo de mudas também ajudarão as lâmpadas confiáveis e eficientes de descarga de gás de sódio.
Ao escolher uma lâmpada com bobinas, considere o forte aquecimento do acelerador e as prateleiras acima dela. Para reduzir o aquecimento, o intervalo entre a prateleira e a luminária é de 4 a 6 cm Se você usar uma lâmpada com reator eletrônico, não haverá problemas com o aquecimento.
Recomendações para a organização da iluminação
Apesar do tipo escolhido de iluminação, tente colocar mudas na janela do sul. Para maior efeito, você pode instalar telas reflexivas adicionais nas laterais e na parte de trás da muda. A intensidade da iluminação é selecionada individualmente para cada planta. Dependendo dos requisitos da planta, a intensidade pode ser ajustada aumentando ou diminuindo a distância das lâmpadas até a planta.
Resumindo
Ao selecionar o material necessário, calculando os parâmetros das prateleiras, você pode facilmente fazer um rack para mudas com suas próprias mãos. Não se esqueça da necessidade de instalações de iluminação adicionais.
Tendo decidido sobre a escolha da lâmpada (o ideal são fito-lâmpadas, luminescentes, sódio), você pode fazer um shelving para mudas com iluminação.