A presença de um poço no jardim de verão resolverá uma série de problemas no arranjo da fazenda: fornecer água corrente à casa, regar o jardim. Há toda uma ciência sobre como construir um poço na dacha com as próprias mãos.
Uma nuance muito importante na construção de um poço é a época do ano. O mais favorável é o período de outono. O nível da água cai para os níveis mais baixos no outono, o que torna mais fácil trabalhar o poço por dentro. Isso também torna possível cavar um poço mais profundo.
Não é recomendado iniciar a construção de um poço na primavera, quando muita água derretida é coletada ou em um verão muito chuvoso. Isso irá complicar significativamente o trabalho.
O primeiro passo na construção de um poço na dacha com as próprias mãos é a escolha certa da localização. Depende da localização do aqüífero dentro da terra, que pode ser encontrado por especialistas especiais – geólogos. Eles com uma precisão de doze centímetros determinarão a profundidade do reservatório de recursos hídricos com a ajuda de equipamentos geológicos e de pesquisa especiais.
Usado, também, são velhas formas confiáveis e comprovadas para determinar a localização das águas subterrâneas frescas.
Um desses métodos é o uso de videiras. Os depósitos de água são determinados com uma precisão de um metro. Os ramos da videira são dobrados de tal forma que uma estrutura em forma de L é obtida. É levado nos punhos de ambas as mãos, dobrado em punho. Quando uma pessoa se aproxima das reservas de água subterrânea, as videiras começam a divergir para os lados ou a serem reduzidas umas às outras. Este método é baseado no princípio da conexão entre a água e a planta. Eles estão unidos por um tipo de energia, graças ao qual as videiras, quando se aproximam da água, se comportam de maneira semelhante.
Uma pessoa precisa começar a construir um poço em um local onde as videiras sejam mais ativas. Você também pode usar um fio de latão em vez de uma videira.
Alguns sinais superficiais de que o lugar sob o poço é escolhido corretamente:
- Presença de grama verde densa e suculenta no período seco;
- Musgo na superfície da terra;
- Presença de outros poços próximos (é necessário especificar as informações sobre a estrutura, profundidade, disposição do poço com vizinhos);
- Perto da parcela do país há um lago natural ou uma lagoa;
- A presença de denso nevoeiro na ausência de reservatórios de água perto da dacha;
- Elevar o nível da água no porão da casa ou na adega durante as cheias (neve derretida na primavera).
Em algumas regiões, uma pesquisa geodésica é necessária para equipar o próprio poço. Você deve aprender sobre essa nuance das autoridades locais.
Todos esses detalhes devem ser levados em conta ao selecionar um local e construir um poço na dacha. Depois de analisar todas as nuances, você pode escolher um bom lugar para uma dacha bem.
Bem na cabana de anéis de concreto
Os trabalhos de escavação de um poço com as próprias mãos são feitos apenas com o uso de uma ferramenta especial que é preparada com antecedência:
- Dois tipos de pás (com cabo curto e longo);
- Vários baldes de metal para 15 litros (de preferência três unidades);
- A escada é de metal longo para o processo inicial de escavação;
- Corda de escada para um mergulho mais profundo;
- Um dispositivo equipado confiável para levantar baldes com terra da profundidade do poço;
- Bomba para bombeamento de água, para que fosse possível equipar o coletor de água;
- Peça de extensão com lâmpada ou lâmpada no final;
- Equipamento adicional (perfurador) para superar obstáculos mais difíceis.
Normalmente, as paredes do poço são reforçadas com anéis de concreto especiais. Para equipar esses poços no país de anéis de concreto é melhor com o uso de ranhuras. Eles são mais seguros e mais convenientes de usar, eles também são mais fáceis de montar.
Existem duas maneiras de instalar anéis de concreto:
- Meu, profundamente submerso;
- Dial-up superficial.
Na primeira variante, o eixo – redondo, com um diâmetro de 1,25 m, ou um quadrado, tamanho 125х125 cm – até que a aparência da água seja retirada completamente. Então os anéis são mergulhados no poço em ordem. Usando o método da mina, é necessário levar em conta o alto risco de colapso do solo. Portanto, pode ser utilizado, principalmente, em solo estável. No caso do menor derramamento da camada de terra, vá imediatamente para o segundo método.
A segunda maneira, dial-up superficial, é mais segura. O anel de concreto é instalado em um poço, com profundidade de um metro. Então faça uma escavação por outro metro. Como resultado, o primeiro anel afunda sozinho usando a pressão do seu peso, abrindo espaço para o próximo. Em seguida, coloque o segundo anel, minar, abrindo espaço para o terceiro. Um terceiro anel está instalado. Assim, toda a estrutura é solapada e instalada na profundidade requerida.
Depois que o poço é escavado, é necessário criar uma camada de filtro para que não se forme uma bola de lodo, o que mais tarde poderá interromper a renovação da água de nascente. Para isso, o fundo do poço é coberto com pequenos seixos ou cascalho com areia.
É importante lembrar! Quanto mais fundo você cair ao cavar um poço, menos oxigênio se tornará. Portanto, ao trabalhar em profundidade, você deve usar uma máscara de oxigênio com um tubo longo para fora.
Bem na cabana feita de madeira
Apesar das tendências no desenvolvimento de tecnologias para o arranjo da parte superior dos poços, a árvore clássica não é inferior à sua liderança, ocupando antigos postos de popularidade entre os residentes de verão. Materiais amplamente utilizados para a parte superior do poço são pinho e tília.
Um poço de madeira na dacha da casa de toras é bastante caro. Nem todo residente de verão poderá ter recursos para tais poços. Além disso, a instalação em si é muito difícil.
Para a construção de um poço a partir de uma casa de toras, é necessário primeiro escavar um poço igual à média da altura humana.
Então o seguinte trabalho é feito no desenvolvimento do poço:
- Na parte inferior da fundação, formavam-se coroas de larício.
- Casa de toras preparada é coletada em ordem. Slots de articulações devem ser tratados com uma substância de vedação com o uso de um pacote. Isso deve ser feito para as camadas inferiores até 3 m de altura.
- Depois de colocar a primeira parte do poço, você precisa cavar o chão debaixo do meio das vigas, a estrutura resultante.
- Quando toda a terra é limpa, os espaçadores são instalados e a terra é limpa dos cantos do poço.
- Depois de limpar o poço do chão, você precisa fixar as cordas de segurança na base da casa de toras no poço. Para fazer isso, você pode usar um guincho.
- Os espaçadores são removidos, como resultado do qual a construção começa a mergulhar em seu próprio poço sob seu próprio peso. Se houver alguma distorção, você pode tocar no topo com uma marreta para nivelar a estrutura.
- Assim, o quadro é coberto de cima e abaixado até o fundo. Então você pode instalar uma casa de log a uma profundidade de 6 metros. Neste nível, a construção é bloqueada por espaçadores, que são feitos 50 cm mais longos. Eles precisam ser inseridos nas ranhuras preparadas a partir do fundo.
Se o poço for planejado para ser feito abaixo da marca de 6 metros, é necessário selecionar o solo antes do aparecimento da primeira água. Os primeiros sinais de que o aqüífero está próximo é o aumento da umidade do ar e do próprio solo (está se tornando mais saturado com água).
Para equipar os poços da mina, é utilizada madeira especialmente processada e preparada. A construção desses poços não requer elementos adicionais de fortalecimento. A estrutura da árvore é bastante forte e durável. Como um material para as vigas utilizadas madeira maciça (principalmente carvalho, amieiro, álamo, olmo, hornbeam).
É altamente desencorajado o uso de bétulas, abetos e várias outras árvores coníferas que possuem propriedades de absorção de água para a disposição dos poços. Seu uso no futuro levará ao aparecimento da amargura da água. Eles rapidamente perdem sua força e logo começam a se deteriorar.
Poços de madeira na dacha são um excelente elemento do design decorativo do quintal, enfatizando o sabor delicado do proprietário. Um poço de madeira é uma excelente proteção contra a entrada de poeira, sujeira, objetos estranhos, águas pluviais de esgoto. Para os residentes de verão que possuem esses poços, deve-se lembrar que, de tempos em tempos, eles precisam ser reparados (tratados com uma camada protetora de materiais impermeabilizantes).
Água do poço
A presença de um poço na dacha permite que o proprietário pense em levar água para dentro da casa. A instalação de um cano de água é melhor feita em conjunto com a instalação do próprio poço.
Para começar, você precisa construir uma estrada do poço para a casa. Para isso, uma trincheira está cavando, com pelo menos 80 cm de profundidade, com uma pá larga.
No fundo da vala, uma almofada de 7 centímetros de areia é derramada e um cano é colocado (pode ser plástico, metal-plástico, metal). Especialistas recomendam colocar uma seção de tubo de plástico de 32 mm. Depois de colocar o tubo, uma bola de areia de 5 centímetros é derramada, então você pode cobrir toda a trincheira.
No anel do poço, um buraco é perfurado, no qual um tubo é enrolado. Na casa, a fundação é quebrada e um tubo também é inserido no interior, onde deve ser conectado à estação de bombeamento. No poço, o tubo se une a outro tubo, que atinge o fundo do poço.
Como uma unidade de energia para o fornecimento de água do poço para a dacha, é possível aplicar uma bomba submersível de água profunda, cuja potência deve ser calculada dependendo do comprimento da rede de água.
Arranjo do poço na dacha – uma fonte de água doce – é um dos principais elementos de suporte de vida e conforto do residente de verão. Fazer um poço na dacha com as próprias mãos é muito real, mas você deve se lembrar de medidas de segurança e, em nenhum caso, não as negligencie.
Como fazer um poço no país (vídeo)