Queima em madeira ou pirografia, é uma das artes mais antigas. Alguns dos primeiros itens decorados com queimadas foram encontrados no Peru. Eles datam de VII em BC. Artesãos antigos receberam imagens de varas incandescentes. Hoje em dia, os amantes da decoração do seu dia-a-dia estão se tornando cada vez mais, e dispositivos especiais foram substituídos por galhos, com a ajuda de quais linhas de diferentes espessuras e saturações de cores são aplicadas à árvore.
Leia também o artigo: Woodcarving – lições para iniciantes!
Como escolher o queimador
Você pode até mesmo queimar uma imagem descomplicada com um ferro de solda comum. Mas para aulas permanentes, é melhor comprar um gravador de madeira. Fica confortavelmente na mão, tem uma temperatura ótima de aquecimento e bicos substituíveis, o que expande enormemente as capacidades artísticas do mestre.
Existem dois tipos de queimadores – com um fio ou com uma pena sólida. Ambos os tipos operam em uma rede de 220 V, mas as amostras com uma caneta sólida não têm um ajuste de aquecimento. Ao escolher, preste atenção ao poder do dispositivo.
Se o queimador tiver uma potência menor que 20 W, trabalhar com ele será bem lento. Esses dispositivos são projetados para crianças ou apenas compreendem os elementos de gravação.
Dispositivos mais poderosos permitem que você trabalhe mais rápido, mas são adequados para aqueles que já estão confiantes em suas ações.
Vantagens dos queimadores com uma caneta sólida
Estes modelos são fáceis de trabalhar e com preço baixo. Um gravador deste tipo é fácil de aplicar imagens simples com um mínimo de detalhes. Eles são mais frequentemente comprados para crianças ou iniciantes. Entre as deficiências do dispositivo são observadas:
- longos períodos de aquecimento e resfriamento;
- alça de aquecimento durante a operação;
- grande tamanho da alça e longe de sua caneta.
O último recurso dificulta a aplicação de linhas longas finas e requer pausas no trabalho para descanso. Se a unidade for usada por um longo período, ela poderá superaquecer e funcionar mal. Portanto, para queimar um padrão complexo grande, é melhor escolher um tipo diferente de aparelho.
Recursos de dispositivos com uma caneta de fio
Amostras de dispositivos com uma caneta de fio têm grandes vantagens:
- rápido aquecimento e resfriamento;
- alça confortável;
- substituição sem problemas do fio no caso de seu burnout;
- serviço de caneta longa;
- a possibilidade de aplicar linhas de diferentes espessuras.
Tais modelos são muito mais caros, então eles são geralmente escolhidos para trabalhos profissionais em madeira.
Por exemplo, é melhor comprar um modelo barato com uma caneta sólida. Se a turma se interessar seriamente, há uma grande variedade de instrumentos para queima de madeira com uma caneta de arame.
Como escolher um substrato de madeira e padrão para queimar
Para o trabalho escolha madeira de cal, álamo, freixo, bordo, álamo tremedor, pinheiro. Estas raças são macias e bem passíveis de processamento.
Quanto mais macia a madeira, mais fácil e confortável é trabalhar com ela.
Antes do trabalho, o cartão deve ser cuidadosamente processado. Quanto mais suave a superfície, mais precisa é a imagem. A tábua aplainada é moída com uma lixa fina, passando ao longo das fibras. Isto irá eliminar pequenas irregularidades e chips. Em conclusão, é limpo com um pano úmido de lascas e poeira, para que seja mais fácil transferir o padrão.
Fotos para queimar madeira para iniciantes devem ter contornos claros e uma pequena quantidade de detalhes. Imagens simples são mais difíceis de estragar, há sempre a possibilidade de jogar com uma linha grossa ou adicionar uma extra em caso de erro.
Tópicos para queimar pode ser qualquer:
- Parabéns pelas férias – tais embarcações serão um bom presente;
- personagens de desenhos animados – fotos simples e cativantes, as crianças gostam de queimá-las;
- imagens engraçadas de animais vão decorar e revitalizar o interior da cozinha, corredor ou berçário;
- as paisagens parecem ótimas em qualquer cenário;
- ornamentos são sempre apropriados, eles são fáceis de fazer por estêncil.
O desenho mais difícil para se queimar em uma árvore é uma foto. Isso exigirá alta habilidade do performer e um conjunto de iscas para a transferência de todas as nuances.
Desenhos para queimar podem ser baixados da rede ou feitos por você mesmo. Para fazer isso, uma folha de papel vegetal é aplicada no desenho e cuidadosamente traça todas as linhas, tentando transmitir sua espessura.
As crianças podem desenhar as imagens mais simples. Neste caso, torna-se muito mais interessante gravar.
Transfira a imagem para o quadro através de papel carbono. Ele é fixado na árvore com o lado da tinta voltado para baixo, um papel vegetal com um padrão é colocado em cima e todas as linhas são traduzidas, tentando não mover as folhas no processo.
Dicas úteis para iniciantes
Para o primeiro trabalho foi bem sucedido, observe as seguintes sutilezas:
- use os traços finos do queimador em vez de linhas grossas, por isso é mais fácil direcionar a caneta na direção certa;
- pressione a caneta com a mesma força em toda a superfície da placa;
- Quanto mais tempo a caneta é mantida no lugar, mais escura e profunda a linha se torna;
- tente mover a caneta sobre a fibra da árvore, girando-a com fibras em si, ao queimar ou atravessar as fibras do esforço, é preciso aplicar mais;
- Antes do trabalho, pratique em uma prancha desnecessária com diferentes anexos para obter uma mão e ter uma idéia de quando usá-los;
- comece a queimar a borda do esboço – este é o local mais discreto em caso de erro;
- Conduza o mesmo local várias vezes com movimentos leves e finos, obtendo a espessura ideal;
- Coloque uma pequena tábua debaixo do seu braço, para não lubrificar o esboço traduzido e não sujar a tábua;
- Primeiro, grave as linhas principais da imagem para ver a base da composição.
Aprender a liderar linhas retas e precisas, experimentar as sombras. Usando essa técnica, você pode obter uma imagem tridimensional. Para exibir as sombras, use anexos diferentes.
A imagem na árvore não precisa ficar monocromática. Para colorir use tintas aquarela (ou lápis) e pincéis.
Os bicos devem ser periodicamente limpos de depósitos de carbono. Para fazer isso, use uma sapata ou correia de moagem especial e óxido de alumínio.
O produto acabado é coberto com verniz ou cola PVA.
Observância das precauções de segurança
Ensine as regras de segurança das crianças ao lidar com um gravador e siga-o você mesmo:
- Ao trocar os acessórios, use um alicate para evitar queimar seus dedos;
- tenha cuidado ao trabalhar com um queimador aquecido;
- coloque sempre o aparelho num suporte especial;
- Não deixe o aparelho ligado sem vigilância;
- ao trabalhar em ambientes fechados, use um exaustor, pois algumas espécies de madeira são muito fumegantes e podem causar alergia e irritação no trato respiratório.
Queima em madeira é uma ocupação fascinante e útil. Ele permitirá que você se distraia após um dia duro de trabalho, ensine a seus filhos assiduidade e precisão e decore sua casa com trabalhos únicos.