Em casas de campo ou em casas de campo, muitas vezes há problemas com quedas de tensão na rede. Neste caso, existe uma solução única – o regulador de tensão da casa.
Classificação de estabilizadores. Qual regulador de tensão é melhor?
Alta ou baixa tensão pode causar uma falha na maioria dos aparelhos elétricos. Os saltos de tensão ocorrem devido ao ajuste regional centralizado da voltagem média em todo o comprimento da linha de energia.
A tensão de 220V pode estar no ponto médio da linha. Dependendo de quão longe deste ponto é a casa ou casa de campo, algumas flutuações de tensão são possíveis. Assim, em casa, localizado mais próximo da subestação terá, mais frequentemente, aumento da tensão na rede. Casas que estão longe da subestação sofrem com uma queda de tensão.
Para proteger a casa e o equipamento elétrico contra surtos de tensão, existem dispositivos especiais – estabilizadores de voltagem para casas de campo.
A essência do estabilizador é controlar a tensão de entrada. Ele alterna as voltas do transformador, equaliza a corrente e fornece a voltagem corrigida para a saída.
Os tipos mais comuns de estabilizadores:
- Servo-dirigido;
- Relé;
- Eletrônico ou tiristor.
Servo Estabilizador de Condução
Esses estabilizadores mudam um certo número de voltas do transformador, regulando a tensão de saída. O cursor do servomotor, movendo-se ao longo das curvas do transformador, regula a tensão de entrada mecanicamente. Dispositivos deste tipo não possuem confiabilidade na operação.
- Vantagens: baixo preço;
- Desvantagens: muitos nós mecânicos que geralmente falham;
- A falha mais comum: desvios na operação do mecanismo de servo-drive, aderência da unidade de canto-grafite.
Regulador de tensão de relé
Possui um mecanismo de comutação que alterna os enrolamentos do transformador e consiste em um bloco de vários relés de potência.
- Vantagens: leva o preço médio no mercado de estabilizadores e tem menos componentes mecânicos;
- Desvantagens: vida útil limitada (de 1,5 a 2 anos, dependendo da freqüência de surtos de energia na rede);
- Falha comum: colagem de contatos de relé.
Reguladores de tensão eletrônicos (tiristor)
O principal mecanismo de estabilizadores eletrônicos são circuitos eletrônicos, sete cordas, chaves tiristoras, capacitores. Estes são os tipos mais confiáveis de estabilizadores. Eles têm um longo período de operação e serão a melhor opção ao escolher um regulador de voltagem para a casa.
- Vantagens: velocidade (resposta de resposta de tensão de entrada até 20 ms.), Operação silenciosa (um componente importante em uma área residencial), um período ininterrupto de operação por um longo período, livre de manutenção, interface amigável.
- Desvantagens: custo (aproximadamente duas vezes mais caro que um regulador de relé, e também quase três vezes mais caro para um servo drive).
Qual regulador de tensão é melhor?
O melhor para dacha ou casa será um estabilizador eletrônico. Ele pode ser conectado logo após o medidor para garantir a segurança de aparelhos elétricos em toda a casa.
Como escolher um regulador de voltagem para casa
Para selecionar o modelo adequado de estabilizador de tensão para a casa ou casa, você precisa determinar o número de fases da entrada da tensão de alimentação.
Com tensão de entrada trifásica, respectivamente, requer um estabilizador trifásico. Alguns proprietários instalam três estabilizadores monofásicos e os conectam juntos.
A maioria das entradas suburbanas tem uma fase. Para essas redes, é necessário um estabilizador monofásico. O estabilizador eletrônico (tiristor ou sete núcleos) é o melhor e mais confiável tipo de corretor monofásico de tensão.
Um dos indicadores importantes na escolha de um estabilizador é sua potência, já que alguns modelos têm uma propriedade negativa de perda de energia quando a tensão na rede cai.
Os conhecidos fabricantes de estabilizadores de tiristores Lider PS (NPP Inteps Company), bem como os estabilizadores eletrônicos de sete vias Volter SMPTO (ChNPP Elektromir Company) possuem uma ampla gama de produtos.
Estabilizadores possuem características vantajosas de potência e desempenho. Todos os modelos das empresas apresentam excelente desempenho climático (resistência ao congelamento e resistência à umidade na faixa -40 C + 40 C), bem como impregnação com compostos especiais de todas as unidades e placas de preenchimento interno. Tais propriedades impedem a ocorrência de um curto-circuito quando a condensação se forma dentro do estabilizador.
Se o estabilizador não tiver um tratamento semelhante resistente à umidade e congelamento, não é recomendado operá-lo a temperaturas negativas.
Estabilizadores Lider PS
Criado para estabilizar a tensão, no caso de flutuações na rede AC, poder e proteger uma variedade de eletrodomésticos. Os dispositivos de potência têm um alcance de 100 VA a 30 mil VA (rede monofásica) e 2,7 a 90 kVA (rede trifásica). Projetado para proteção funcional ininterrupta da rede doméstica contra quedas de voltagem na faixa de 125-275V (modelo W-30), 110-320V (modelo W-50).
Os mais simples são os estabilizadores Lider PS da série W. O recheio eletrônico garante a precisão da estabilização (o erro não pode ser superior a 4,5%) e a velocidade dos sinais de controle é de 250 V / seg. O estabilizador é controlado por um microprocessador eletrônico (controlador).
Estabilizadores Volter SMPTO
Projetado para ajustar a tensão em redes internas, onde os desvios das tensões nominais são de cerca de 5%. O fabricante oferece uma ampla seleção de produtos com uma precisão de estabilização diferente de 0,7 a 10%, bem como correção da menor tensão de entrada de 85V. Os sistemas de enchimento e estabilização são gerenciados por um sistema inteligente, cujo funcionamento é regulado pelo processador central.
De acordo com uma revisão dos reguladores de tensão para a casa, Volt SMMPO e Lider PS são a melhor opção. Estes são assistentes tranquilos, compactos e confiáveis na solução de problemas com surtos de tensão em redes nacionais ou domésticas.
Como escolher um regulador de voltagem para uma dacha – video