Um dos sete extraordinários milagres da criação humana são os Jardins Suspensos da Babilônia. O muro vivo, criado pelo rei Nabucodonosor em 605 aC, ainda causa uma admiração sem precedentes. Na verdade, naquela época, essa estrutura não era incomum. A história mostra que era comum criar vegetação nos quartos espaçosos do palácio. O rei da Babilônia apenas aperfeiçoou o então conhecido método das premissas de paisagismo.
Hoje em dia, a parede viva confiantemente ocupa seu lugar de honra no interior de apartamentos e apartamentos. Construção vertical de plantas verdes vivas também pode se tornar um destaque de qualquer escritório ou restaurante.
O que é essa estrutura? Vamos tentar entender.
O milagre verde na parede
Muitas pessoas sempre gostaram de plantas de casa. Eles foram decorados com casas espaçosas, pequenos apartamentos e até terrenos pessoais. Muitas vezes, os greens eram cultivados em vasos que eram colocados em janelas, pisos ou na rua. Havia também aqueles que penduravam os vasos nas paredes, prendendo-os a estruturas metálicas.
Construção moderna – uma parede viva é um jardim suspenso vertical, ligado ao edifício.
Em contraste com os ornamentos verdes da fachada, as raízes das plantas da parede viva estão em um reservatório especial.
Os verdes obtêm umidade e fertilizantes da estrutura vertical e não do solo. Na construção você pode pendurar uma grande variedade de flores internas. Uma tal parede viva de plantas no apartamento traz benefícios inestimáveis para os residentes:
- limpar o ambiente da sala;
- umidificação do ar seco;
- absorção de odores desagradáveis;
- a sombra original do sol de verão.
Além disso, cultivar e cuidar de flores na fito-parede é muito mais fácil do que em janelas e vasos. Especialmente quando os vasos estão por trás das cortinas, onde são completamente invisíveis e inconvenientes para regar ou borrifar. E se as janelas do apartamento estão voltadas para o norte, então por causa da falta de luz solar, as plantas ficam doentes. É por isso que “jardins suspensos” é uma decisão sábia para os amantes de plantas de interior.
Uma seleção de fotos de paredes vivas no interior:
Seleção de plantas adequadas
Para criar um desenho verde original na parede, é importante escolher as flores certas. Cada planta deve atender aos seguintes requisitos:
- Sistema radicular robusto.
- Caules curtos ou encaracolados.
- Folhas espessas e médias.
Graças a uma raiz sólida, a planta pode ser confiavelmente mantida em uma estrutura vertical. E para uma planta trepadeira, o fito-muro é apenas um paraíso.
Organizando o “jardim suspenso” pela primeira vez, é desejável usar flores despretensiosas. A opção ideal – variedades ampelnye, que estão ativamente expandindo e curling. Em pouco tempo eles vão fechar todo o prédio com vegetação.
A maioria dos especialistas aconselha a plantar em diferentes tipos de paredes vivas:
- scindaptus;
- hera;
- uvas decorativas;
- spathiphyllum;
- fittonii;
- Fatsia.
Parede viva no interior da cozinha ficará muito bem se você plantar nele uma variedade de ervas picantes ou ervas aromáticas.
Plantas adequadas do jardim:
- endro;
- salsa;
- manjericão;
- hortelã;
- saladas de variedades anãs.
Nem toda proprietária pode se orgulhar de um canto de vida verde original na cozinha.
Não compre plantas muito caras para arrumar a primeira parede viva. Quando com sucesso “cresce junto” de cores simples, então você pode adicionar e opções exóticas.
Crie um canto verde encantador na casa ou apartamento com musgo ao vivo. O primeiro a usá-lo no interior de designers noruegueses, mostrando sua ideia em uma exposição na Inglaterra. Eles fizeram uma parede viva de musgo, colocando-a na cabeceira da cama chique. Desde aquela época, tal projeto confiantemente “se instala” nas casas de indivíduos criativos.
Tudo isso é devido às propriedades especiais desta planta. Uma parede natural de musgo natural tem várias vantagens:
- Não precisa da instalação de estruturas pesadas. Para sua criação, basta usar uma parede especial com esporos de musgo.
- Fácil manutenção. Um canto verde de tal planta não pode ser regado. Absorve a umidade independentemente do ar. O musgo não precisa cortar ou fertilizar, e isso é uma ótima economia de tempo.
- Capacidade de criar um design diferente. Como qualquer planta, o musgo pode ser de diferentes tonalidades. Graças a isso na sala de estar você pode criar padrões abstratos ou desenhos, ajustando para o interior.
- O uso de musgo como base para outras plantas de interior. Paredes vivas originais de musgo ornamental, que são complementadas por samambaias ou cipós, são originais.
Aplicando conselhos práticos sobre a seleção de plantas adequadas, surge a pergunta: como fazer uma parede viva de plantas independentemente? Em nosso tempo está disponível para todos, o principal é querer e agir.
Parede viva de musgo – video
Equipamento e local adequado
Na maioria das vezes verifica-se que um local adequado é longe da luz solar. Mas isso não importa! Para isso, há iluminação artificial. Para criar condições ideais para o crescimento de vegetação na parede, você pode usar lâmpadas de luz do dia.
Melhor ainda, se eles economizam energia – mais luz, mas menos eletricidade. Isso é especialmente prático no inverno, quando eles queimam o dia todo.
Não se deve pensar que as plantas amantes da sombra não precisam de iluminação. Em um quarto escuro, eles rapidamente murcham e acabam desaparecendo.
Além de iluminação adicional, na parede ao vivo vertical deve ser rega automática. Tais sistemas são vendidos livremente em supermercados de flores. Se houver um desejo, você pode se construir usando tubos de polipropileno.
Quando uma pequena construção vertical de flores vivas é organizada, alguns projetistas ficam sem esse sistema de irrigação. O principal é que o edifício permite abastecer regularmente as instalações com líquidos manualmente.
Crie uma obra-prima verde com suas próprias mãos
Em vista do fato de que cada pessoa tem seu próprio gosto e preferências, muitos não gostam dos “jardins” padrão da loja. Portanto, “grandes artistas” tendem a criar uma parede viva de plantas com suas próprias mãos. O que ajudará essas pessoas a trazer seu sonho à vida? Conselhos simples.
Designers modernos oferecem idéias diferentes para estruturas vivas verticais. Portanto, para começar, é desejável decidir sobre tais questões:
- A localização da parede viva.
- A escolha das cores que irão decorar a estrutura.
- Desenvolvimento preliminar da estrutura de um jardim verde.
- Criação de acesso ininterrupto de ar fresco às plantas.
- Preparação de iluminação adicional.
- Variantes de colocação de flores na parede fito.
- Fertilização e rega adicionais de plantas.
Dados todos esses momentos, você pode começar a trabalhar. Alguns acessórios para um jardim verde vertical são vendidos na loja, outros são feitos de forma independente. Além disso, eles são de dois tipos: usando solo ou sem ele (plantas crescem em hidroponia). Ambas as opções têm seus prós e contras.
A hidroponia é usada em desenhos onde as flores crescem nos chamados bolsos.
Baseia-se em feltro polimérico com seções costuradas. O material é anexado a um quadro especial. Quando as plantas crescem, a raiz rompe o feltro e, por isso, elas se assentam firmemente na estrutura vertical. Se uma flor está doente ou desapareceu, é fácil substituí-la por outra. Além disso, você deve alimentar regularmente (uma vez por mês) verdes vivos na parede.
Usando esses materiais para um jardim de flores vertical, basta plantar as plantas selecionadas nas células.
A estrutura de feltragem pesa relativamente pouco, por isso não precisa de fixação adicional.
Outra opção de design é o uso de pequenos recipientes cheios de terra fértil. Claro, é muito mais pesado e ocupa mais espaço. Mas criá-lo com as próprias mãos é bastante realista. Para fazer isso, você precisa de um sistema de abastecimento de água de polipropileno com calhas em miniatura. E também os elementos de fixação da estrutura na parede. Esse sistema de irrigação é selado, portanto a umidade não cairá na parede.
Coloque as calhas a uma curta distância umas das outras. Mais tarde, esse espaço cobrirá a vegetação coberta e a parede se transformará em um tapete sólido.
Nos chutes estabelecidos derramar no primeiro claydite, e logo é coberto do solo. Agora você pode plantar plantas de casa preparadas.
Outra opção para criar uma parede viva com as próprias mãos é prender pequenos potes na parede. Para isso, uma moldura ou caixa profunda é usada. A parede traseira é necessariamente isolada com um filme. Para a parede, a estrutura é fixada com pregos longos ou parafusos auto-roscantes, de modo a suportar o peso dos recipientes de flores.
Depois disso, vasos com flores são colados ao quadro ou gaveta. O espaço livre pode ser preenchido com ornamentos decorativos.
Também importante é a ordem em que as plantas estão localizadas em uma parede viva. No nível mais baixo, é melhor colocar flores espalhadas. Um pouco mais alto lugar variedades curly ou plantas que periodicamente florescem. Na prateleira superior, é aconselhável colocar cópias da sala de ampel. É importante considerar a quantidade de luz do dia, sombra, umidade e temperatura do ar na sala. É desejável selecionar o solo rico em substâncias úteis para que as plantas não doem.
No final, uma parede viva, feita por mãos próprias, vai agradar a família durante todo o ano.
Além disso, o apartamento sempre terá ar limpo, interior original e móveis agradáveis. Uma parede viva em sua própria casa pode muito bem se tornar a oitava maravilha do mundo, e não apenas seu eco.