A água tem um efeito destrutivo, portanto a drenagem ao redor da casa deve ser a principal tarefa do proprietário da estrutura privada. Se as paredes começarem a ficar bloqueadas ou o fungo do molde ficar visível e as poças aparecerem no porão, então o processo de destruição do prédio já começou. A conseqüência disso são horríveis rachaduras e distorções de portas, bem como janelas. Você pode criar um sistema confiável de impermeabilização por conta própria, embora isso possa ser um processo bastante complicado. Mas o resultado é que a drenagem ao redor da casa e da área cega se complementará com sucesso, além de criar uma proteção confiável da habitação contra a destruição.
A importância do planejamento
Existem várias razões comuns pelas quais a chuva e a água derretida se acumulam na base dos edifícios. Depende muito de:
- tipo de terra (argila tem uma consistência viscosa, então a umidade drena muito lentamente);
- condições climáticas (forte derretimento de neve ou chuvas fortes);
- alto nível do lençol freático.
Como resultado, fluxos intensivos regularmente minam a fundação. Durante o descongelamento dos depósitos de neve, a água subterrânea aumenta e o solo começa a afundar. Sem um bom sistema de drenagem, você não pode passar sem isso.
No entanto, antes de fazer drenagem ao redor da casa, você precisa considerar os seguintes pontos:
- Características da fundação: tipo (estacas, lajes, linear) profundidade, forma e processamento.
- Chão. Sua composição e qualidade. Se for fraco, será necessário fortalecer as paredes das trincheiras.
- O Comitê de Terras é obrigado a fornecer informações sobre a ocorrência de águas subterrâneas, bem como outras fontes.
- Identifique o local mais vulnerável onde a umidade mais se acumula. Para fazer isso, você precisa explorar o terreno local – a inclinação do local, bem como a formação de depressões.
- O período de trabalho é apenas no verão. Desde que o tempo é ainda então mutável, é necessário fazer um dossel especial. Nos quadros fixam o filme plástico e instalam-se sobre a futura drenagem da fundação. Então a chuva não vai lavar os limites das trincheiras.
- O complexo de obras é bastante trabalhoso. Isso geralmente leva dois ou até três meses.
Toda esta preparação terminará com um esquema cuidadosamente projetado do sistema de impermeabilização. Deve-se notar os locais onde os poços de inspeção e armazenamento serão localizados. Calcule a quantidade de material consumível:
- canos;
- entulho / argila expandida;
- tecido geotêxtil;
- areia;
- acessórios para tubos de ligação, bem como fita isolante;
- cascalho.
Isso exigirá ferramentas diferentes. Estes incluem vários tipos de pás: baioneta e pá. O carrinho de mão precisará tirar o solo excessivo, e o perforator – para fazer orifícios. Uma picareta, uma faca de papelaria e outros acessórios não interferirão no mestre.
Instrução passo-a-passo para a construção de um sistema de drenagem
Existem várias opções para instalar esses sistemas de drenagem. Alguns cavar as valas usuais ao longo do perímetro do edifício. Fortalecê-los com placas ou outro material. A falta de tais estruturas – estraga todo o interior do site e rapidamente se torna inutilizável.
Os drenos de tempestade (drenagem de superfície ao redor da casa) são montados sob uma certa inclinação para a base. Eles consistem em tubos, cuja parte superior é representada na forma de uma rede, atrasando os detritos. Em vez disso, calhas especiais ou bandejas podem ser usadas. A umidade desnecessária vai entrar neles e drenar para o espaço reservado para isso. Tal dreno é ideal para regiões com clima úmido, onde muitas vezes chove e muita neve.
O mais durável e confiável é reconhecido zasypnaya impermeabilização. Para cada tipo de fundação da casa há um esquema para instalar tal drenagem. Por exemplo, antes do início do alagamento das lajes, o dispositivo de drenagem já deve estar assentado. Caso contrário, você tem que mexer um pouco. Isso não se aplica a suportes de fita e pilha.
Preparação de
Tudo começa com a escavação da base do edifício. As placas devem ser completamente limpas de sujeira e materiais de construção. Eles devem secar completamente. Então, a parte externa desta parede é tratada desta maneira:
- primer com querosene betuminoso;
- aplique o mastique, feito com base no betume;
- na superfície ainda seca, anexar a malha para massa (divisão em 2 mm);
- A próxima camada do material de revestimento deve ser aplicada 24 horas após a secagem anterior.
Em conclusão, recomenda-se que as rebarbas sejam limpas com uma lixa para que a superfície fique lisa. Quando tudo estiver pronto, você pode iniciar o processo principal.
Dimensões das trincheiras
Um plano de local pré-projetado, mesmo o mais primitivo, ajudará a marcar corretamente o território e a gastar o material economicamente. O sistema de drenagem da fundação inclui um sistema de valas devidamente escavadas e tubulações com segurança. As trincheiras devem obedecer aos seguintes parâmetros:
- a distância do porão não é menor que um metro ou 1,5 m;
- largura é calculada da seguinte forma: para o diâmetro do tubo adicionar 20 cm;
- profundidade 50 cm abaixo da base do edifício;
- a inclinação aumenta para o local onde o líquido é coletado (1 cm a cada metro).
Tubos de plástico, amianto-cimento e cerâmica são utilizados com sucesso na instalação de sistemas de drenagem. Os fabricantes produzem versões de polímeros desses itens, que são cobertos com uma concha especial. Este pano de filtro não tecido protege os recipientes da formação de lamas.
Para fazer o viés desejado, você precisa derramar areia. Depois disso, um dispositivo especial deve ser socado e cavado com uma camada de 10 centímetros de mistura de areia. Novamente, compacte a parte inferior verificando o nível da inclinação.
Instalação de tubulação
Quando as trincheiras estão prontas, elas precisam ser densamente assentadas com material geotêxtil. Cada corte lateral deve se projetar 30 cm ou mais, dependendo da largura da vala. Na tela para adormecer cascalho grande cascalho / cascalho, ajustando-o para o declive da vala. Colocar um dispositivo de drenagem de dutos ao redor da casa é o seguinte:
- faça pequenas depressões nos escombros (sob os canos);
- Deite-os no centro, ligeiramente flexionando e pressionando;
- conecte acessórios com acessórios;
- adormecer com escombros (uma camada de 10-20 cm);
- Tecido geotêxtil conectar e costurar as bordas com um fio ou cola junto com uma fita.
Para garantir que não haja vazamentos na junção de tubos, um enrolamento é usado. Várias camadas de fita para isolamento – uma garantia de aperto do sistema.
Todos esses canais de plástico devem ser conectados ao tubo principal, que remove a umidade dos receptores de água. Em seguida, use a areia do rio para preencher o volume da vala. Em cima, despeje o solo restante para formar um bom tubérculo. Sob a influência de fatores externos, a terra ainda se instalará. Como resultado, tal montículo será igual ao horizonte e sem a formação de uma depressão.
Durante esses trabalhos, você deve verificar constantemente o declive selecionado. Para fazer isso, você pode avançar o cabo ou corda ao longo da casa, o que servirá como um nível.
Poços de água / poços
Para molhar na drenagem debaixo da casa não acumula, deve retirar-se. Isso pode ser feito com a ajuda de poços especiais. Além disso, eles são necessários para limpar sistematicamente a estrutura e regularmente atender o sistema. Nestes poços, que devem ser removidos do edifício a uma distância de 5 m, todo o excesso de umidade é coletado. Eles são instalados abaixo do cano de esgoto (por 1 m), mas não em um nível com o lençol freático. Projetos modernos mostram que deve haver quatro fontes de água no local, em cada canto da tarefa.
Segundo os padrões, os sistemas de drenagem dispõem-se de quatro poços do tipo de inspeção e dois – uma captura. Uma é fixada ao sistema de esgoto da tempestade.
O poço no ponto mais baixo será mais profundo que todos os outros. Seu diâmetro depende do tamanho do container instalado:
- reservatório de plástico;
- construções soldadas;
- anéis de concreto armado;
- construções de elenco.
Coloque o material geotêxtil no fundo do poço e, em seguida, coloque o recipiente no chão para que ele não se mova em caso de deslizamentos de terra. Vazio preencher o cascalho intercalado com o chão.
Em alguns casos, a drenagem ao redor da casa com suas próprias mãos requer custos adicionais. O ponto de recebimento pode ser colocado em uma ordem de magnitude maior que os canos de esgoto, então é necessária uma instalação de bombeamento. Às vezes, o gasoduto não é profundo o suficiente, então você precisa colocar um cabo de aquecimento.
Todos esses procedimentos trabalhosos e caros valem a pena. Afinal, o proprietário pode proteger o mosteiro dos efeitos nocivos da umidade. Somente a drenagem de qualidade ao redor da casa contribui para isso. Está instalado de várias maneiras. Cada mestre decide por si mesmo qual deles escolher.
Vídeo sobre sistemas de drenagem ao redor da casa