Para a maioria das pessoas, o camarim não é mais um sonho distante. Hoje em dia é um atributo obrigatório de uma casa ou apartamento confortável. Porque é muito mais conveniente para armazenar roupas, sapatos e acessórios não em armários apertados ou gaveteiros, mas em salas confortáveis e multifuncionais.
As prateleiras e armários nesta sala são instalados de acordo com os princípios da ergonomia. E mesmo se você quiser fazer um camarim em uma pequena sala, você pode arranjar espaço para que seja conveniente colocar um monte de coisas.
Tamanho do guarda-roupa
Ótimo espaço para um vestiário é um espaço sem bordas, com o número de cantos não mais que quatro. Sua área deve ser de pelo menos 3 m² e o comprimento de uma parede – pelo menos 2 m.
A opção ideal para um apartamento pequeno é um guarda-roupa de 2 a 2 m, e nessas condições, os sistemas de guarda-roupa podem ser dispostos com a letra “P”, onde as prateleiras e compartimentos estão localizados ao longo do perímetro de 3 paredes. Em uma pequena sala, o sistema é melhor definido com a letra “G”.
Se você souber o número exato de gabinetes, poderá calcular facilmente a área da sala. Antes de fazer um vestiário, primeiro você precisa calcular o número de seções ao longo do comprimento e multiplicar pela sua largura (geralmente a largura de um compartimento é de 50, 75 ou 100 cm). Este será o comprimento do vestiário. Agora precisamos estimar a profundidade dos gabinetes, multiplicá-la por 2 (levando em conta as gavetas) e adicionar a distância para a passagem (mínimo – 50 cm, ótimo – 80-100 cm). Esta será a largura do vestiário, em que os armários estão localizados ao longo do comprimento de uma parede.
O tamanho ideal do sistema de vestiário com as próprias mãos, garantindo o maior conforto – 3,5-5 m². Deve-se ter em mente que 1,5 m² devem ser alocados para se vestir. Essas dimensões permitem que você instale não apenas armários, mas também para pendurar um espelho ou providenciar bancos acolchoados por conveniência.
Ventilação
Uma condição importante para qualquer guarda-roupa é a ventilação. Pode ser equipado de duas maneiras:
- Em salas fechadas sem janelas, é necessário instalar um exaustor com ventilador, que deve entrar no sistema geral de ventilação. Isso reduzirá o nível de umidade e evitará o aparecimento de odores, especialmente de sapatos e roupas.
- Na presença de janelas, basta ventilar a sala periodicamente. Mas pode haver um problema com os raios do sol, que estragam as roupas. Para evitar isso, você precisa pendurar cortinas ou persianas nas janelas.
Você pode instalar ventilação especial em armários com roupas externas e sapatos. E para uma boa ventilação de coisas para comprar cestas líquidas e prateleiras de favo de mel.
Dicas para iluminação
Na fase de planejamento do vestiário, você deve providenciar imediatamente a iluminação da sala, o que o ajudará a selecionar de forma fácil e rápida as roupas necessárias:
- A opção mais comum é a iluminação por luzes de teto voltadas para as prateleiras dos armários.
- É muito conveniente destacar o conteúdo das prateleiras, cestos e caixas. Neste caso, os aparelhos podem ser fixados em suportes ou instalados no interior.
- Nos sistemas de canto, é interessante observar os acessórios nos prendedores de roupa, que permitem alterar o ângulo de iluminação.
- Quando você organiza um camarim espaçoso, como na foto, você pode instalar uma lâmpada pendurada.
- Em uma sala pequena, é melhor não sobrecarregar o espaço. É melhor instalar iluminação automática, que será ligada quando você abrir a porta.
Às vezes, no camarim, usam luminárias halógenas ou fluorescentes, nas quais a luz é a mais próxima possível da natural. No entanto, eles não são recomendados para serem instalados perto de roupas, porque eles são muito quentes. É melhor usar holofotes LED para iluminação.
Localização do guarda-roupa
Você pode equipar um camarim conveniente com suas próprias mãos, como na foto, das seguintes maneiras:
- alocar uma sala separada;
- fazer de gesso no quarto ou no corredor;
- alterar o almoxarifado;
- colocar em um nicho;
- instale um sistema aberto;
- toque no canto da sala;
- use uma varanda ou loggia.
O camarim pode ser feito usando placas de gesso, usando o sistema de armazenamento embutido. Pode ser fechado com cortinas ou portas de correr.
A despensa é a opção mais conveniente para o guarda-roupa com as próprias mãos. Não há necessidade de trabalhar duro no arranjo. Você pode simplesmente remover todos os desnecessários, fazer um reparo pequeno ou completo. É necessário apenas planejar as seções e comprar os componentes do guarda-roupa. Em seguida, instale-os e aproveite o resultado do trabalho deles.
O lugar para o vestiário pode servir como um nicho. Aqui as seções são melhor posicionadas ao longo da parede.
Na ausência do espaço necessário, você pode equipar um sistema de vestiário aberto com suas próprias mãos, como na foto, com muitos cabides, prateleiras, seções para sapatos e caixas. Aqui é necessário pendurar um espelho, colocar um otomano ou cadeira. Esta é a melhor solução para um apartamento com uma área pequena. No entanto, há uma desvantagem nele – você terá que manter um olho na limpeza e pedir o tempo todo.
Envolvido no canto da sala, você pode equipar o guarda-roupa de canto. É mais amplo e há mais compartimentos para armazenamento. No quarto, o canto é liberado, colocando a cama na diagonal. Acontece uma excelente economia de espaço.
Para o vestiário também pode surgir uma varanda ou loggia. O principal é a sua imaginação. Para uma pequena sala, um mini-guarda-roupa é uma boa opção, onde apenas as coisas mais necessárias estarão localizadas.
O design do vestiário deve necessariamente corresponder ao interior da sala. Esta condição também se aplica à cor e textura do mobiliário.
Como escolher uma porta
Ao escolher as portas, você precisa entender que os sistemas das portas estão instalados quando o camarim é retirado. Se uma parte da sala estiver alocada, é melhor instalar uma partição.
As portas devem necessariamente estar em harmonia com o interior geral do apartamento ou da sala, caso contrário, elas parecerão incongruentes e estranhas.
Escolhendo as portas para o vestiário, você precisa ser guiado não só pelas preferências dos membros da família, mas também levar em conta a área da sala, bem como a funcionalidade do próprio sistema. Que tipos de construções de portas podem ser montadas:
- Sweeps Uma opção clássica que tem sido usada por vários séculos seguidos. Para um camarim, essas portas são boas porque oferecem uma visão completa do espaço interior. Esses modelos servem por um longo tempo, não são tão suscetíveis à quebra quanto os mecanismos ferroviários. Além disso, a instalação dessas portas é muito mais barata. A desvantagem é que eles exigem muito espaço. Além disso, os amantes do design original não gostam de sua simplicidade.
- Deslizando. Eles são semelhantes aos usados para guarda-roupas com porta deslizante. Este design ajuda a economizar espaço, tanto quanto possível, tornando-o adequado para uma pequena área.
- Folding Usado se os proprietários querem manter em condições ideais laminado caro e parquet. As portas dessas estruturas não tocam o chão. O mecanismo de guia é fixado ao teto ou à sobreposição superior. Nos lugares das dobras das portas, as dobradiças habituais são fechadas.
- Cortinas A versão mais simples é de tecidos, suspensos na cornija. Eles são instalados rapidamente, se necessário, facilmente lavados, têm uma aparência elegante. Além disso, seu preço é menor do que o de outros tipos de portas.
Arranjo de um guarda-roupa
Com o arranjo do vestiário você pode fantasiar indefinidamente. Mas você precisa levar em conta algumas experiências comprovadas de aconselhamento. Afinal de contas, o espaço interior adequadamente organizado o tornará realmente útil e manterá tudo limpo e arrumado:
- É desejável dividir o espaço de acordo com o atributo sexo na metade feminina e na masculina.
- Se necessário, você pode destacar prateleiras individuais para membros da família, mas essa condição não é necessária.
- Sapatos devem ser colocados abaixo, em prateleiras abertas. Para isso, é possível usar estruturas retráteis.
- Ao lado da seção de calçados, será mais prático equipar o departamento de vestuário.
- Acima deste compartimento é melhor organizar uma prateleira para o arnês.
- Blocos com cabides e prateleiras devem ser colocados separadamente.
- Na parte superior, é mais conveniente guardar roupas e objetos que raramente são usados.
Você pode encher o guarda-roupa de acordo com a cor das coisas. Roupas leves são colocadas em uma parte da sala, e a escura é colocada na outra.
Como preencher corretamente?
Encher o camarim é um processo criativo real. Com um tamanho de sala pequeno, você precisa usar todo o espaço existente do chão ao teto e de um canto ao outro. Esta tática permitirá que você coloque nele todas as coisas, roupas de cama e outros acessórios. No processo, você precisa prestar atenção especial à funcionalidade das prateleiras e à disponibilidade de cada item.
O enchimento do vestiário geralmente inclui:
- cabides para gravatas, fatos, vestidos, cintos, cintos, camisas;
- porta-calças;
- prateleiras para organizadores com acessórios e bolsas;
- um compartimento para toalhas e roupa de cama.
- secções para calçado;
- cestos ou caixas para lavanderia, meias e meias.
Se possível, o camarim pode ser complementado com um banquinho acolchoado, um espelho e uma penteadeira. Se cada coisa tiver seu lugar, o camarim se tornará uma sala bonita e prática.
Sistemas de armazenamento convenientes
Além das prateleiras e caixas de costume, hoje nas lojas há um grande número de outros dispositivos que podem ajudar com o equipamento desta sala. Você também pode incluir fantasia e fazer um sistema de armazenamento original no vestiário com suas próprias mãos:
- As calças. Esse organizador da poupança atrairá não apenas os homens, mas também as mulheres de negócios que usam trajes de calças. Para venda, existem sistemas de arrumação longitudinais que são fixados à parede e calças pull-out equipadas com barras transversais. Eles têm suportes separados para cada par de calças que não permitem que eles escorreguem.
- Prateleiras retráteis. Estas prateleiras são muito convenientes de usar. Eles são fáceis de retirar, fornecendo uma boa visão geral e acesso às coisas. Além disso, eles podem ter organizadores internos.
- Suportes para gravatas, cintos, lenços, lenços. Eles podem ser usados para economizar espaço. Estes dispositivos podem ser retangulares e circulares, com um dispositivo estacionário e retrátil.
- Tábua de passar roupa compacta. Para muitas pessoas, uma tábua de passar roupa compacta e compacta será um achado valioso. Ocupa muito pouco espaço e não interfere no alcance das prateleiras.
- Recipientes Tais sistemas específicos, mas muito úteis, são perfeitos para armazenar roupas sensíveis à poeira. Por exemplo, chapéus ou outras coisas que precisam de cuidados cuidadosos. Estes recipientes são feitos principalmente de plástico transparente e vidro orgânico.
- Cesta para roupa suja. Como regra, eles se vestem e se despem no provador. Muitas vezes, as coisas precisam ser enviadas diretamente para a lavanderia, mas nem sempre há uma oportunidade de levá-las imediatamente ao banho. Para este efeito, são utilizados sacos têxteis especiais na estrutura metálica, que funcionam de acordo com o princípio das gavetas. Para evitar o aparecimento de odores, eles fornecem um sistema de ventilação interna e a presença de bolsas aromáticas.
- Elevador-pantógrafo para móveis. Esta é uma combinação de hastes e um dispositivo de elevação, que permite armazenar coisas diretamente sob o teto. Portanto, com isso você pode economizar muito espaço. Se necessário, pode ser omitido, pegar o item necessário e devolvê-lo.
- Cestas de metal. Esses dispositivos de armazenamento costumam ser usados junto com prateleiras e gavetas tradicionais. Eles têm várias vantagens – a estrutura de alumínio é muito mais leve que os elementos de madeira, e a estrutura de malha evita o acúmulo de poeira. Ao mesmo tempo, a capacidade das cestas metálicas não é menor, e às vezes até maior que a das caixas de madeira.
- O sapato. Geralmente é uma prateleira aberta e levemente inclinada com suportes para sapatos. Este design proporciona boa ventilação, enquanto os sapatos estão sempre à vista. Na maioria das vezes, os sapatos são colocados nas seções inferiores, de modo que o espaço é usado com maior benefício.
- Caixas com separadores. Um organizador tão prático ajuda a manter as pulseiras, os laços masculinos, os cintos e cintos trançados, as joias e os relógios das mulheres.
Como fazer um provador prático com as próprias mãos?
O camarim é uma sala específica no apartamento, que deve necessariamente atender a todos os requisitos para o armazenamento adequado de roupas. Como fazer um camarim com as próprias mãos?
Primeiro você precisa considerar os problemas associados ao planejamento de um vestiário. Na maioria das vezes é individual, mas aqui também existem alguns parâmetros padrão:
- A altura da seção para roupas externas pesadas não deve ser menor que 150 cm da parte inferior até a barra. E o espaço da barra até o topo é de pelo menos 10 cm;
- A altura da seção na qual a roupa externa curta e leve será colocada deve estar a pelo menos 100 cm da barra, mais 10 cm da barra até o chão;
- a altura das prateleiras para chapéus ou sapatos deve ser determinada de acordo com o assunto mais alto do guarda-roupa, este valor deve ser adicionado outro 5-10 cm;
- A altura das prateleiras para a roupa deve ser de cerca de 25-45 cm.
Para determinar a profundidade ideal dos compartimentos, o seguinte princípio é mais usado: você precisa medir o gancho mais largo e adicionar outros 10-20 cm a este valor.
Quanto à largura, pode ser definido da seguinte maneira:
- 15-25 cm devem ser levados em consideração para cada amostra de outerwear quente;
- 10-15 cm são retirados para cada item de roupa exterior de meia estação;
- 5-10 cm deve ser tomado para cada vestido, calça ou camisa;
- A largura das seções sob a roupa íntima e os chapéus é escolhida de acordo com o número dessas coisas, além de um pequeno estoque é adicionado.
Antes de fazer um camarim, você precisa escolher os materiais certos. Para o arranjo das paredes, é possível aplicar cartão de gesso, que melhor corresponde às condições de armazenamento de roupas, sapatos e chapéus superiores e leves.
Você também pode usar materiais de madeira. Ele irá absorver o excesso de umidade e, gradualmente, devolvê-lo na quantidade necessária.
Abaixo, na foto, você pode ver como fica o camarim com suas próprias mãos em uma pequena sala:
Depois de definir o material, você precisa marcar e cortar as peças. E, em seguida, continue a montar o quadro usando parafusos e chaves de fenda. O quadro acabado é coberto com placas de gesso e está preparado para o acabamento.
O método mais simples de acabamento de papelão de gesso é para papel de parede pastel. No entanto, se desejar, você pode usar painéis decorativos.
A opção mais durável de acabamento é pintar as paredes, mas antes disso você precisa estocar completamente e lixar a superfície.
Tornar um sistema de curativo de qualidade barato com suas próprias mãos é extremamente simples. A estrutura é feita de perfis fixos à parede e as prateleiras podem ser construídas a partir de laminado escuro comum. Nos suportes de metal, uma malha para armazenar sapatos é fixa. Os cabides para os ombros também podem ser presos aos suportes de metal. O laminado para prateleiras é cortado de acordo com as dimensões, cortado e instalado no sistema.
Como inspiração, oferecemos a você as variantes mais interessantes dos vestiários:
Instalação de um sistema de guarda-roupa de malha – vídeo