Um belo caramanchão de madeira com suas próprias mãos – uma pequena e elegante forma arquitetônica prática que ajudará a decorar a horta em qualquer direção do design. Este é um local de descanso confortável para recreação ao ar livre em qualquer estação do ano – a escolha certa do tipo de construção ajudará a apreciar a funcionalidade do caramanchão não só no verão.
A árvore é o material mais prático para enquadrar:
- a madeira pode ser facilmente processada com uma ferramenta acessível;
- material permite que você incorpore quase qualquer estilo e forma;
- madeira – material ecológico;
- sob a condição do processamento correto, tolera perfeitamente influências externas – umidade, baixas de temperatura;
- As vantagens da madeira incluem alta resistência e durabilidade.
Tipos de mandris
Pelo critério das características de operação e da carga funcional, existem:
- Estacionário – projetos projetados para quaisquer condições climáticas e todas as estações, são funcionais durante todo o ano.
- Portátil ou desmontável: usado apenas na estação quente.
Pelo critério de recursos de design:
- Fechado: um gazebo, executado e suas funções imediatas, e o papel de uma cabana de verão, uma casa de verão. Existem: piso, teto, paredes, janelas e portas. Funcional em qualquer época do ano.
- Aberto: um gazebo, usado para o propósito pretendido apenas em um período quente. Eles consistem de um quadro, o chão não é uma parte obrigatória. As paredes são cortadas ou abertas. Plantas de açafrão são plantadas ao redor deles.
- Meio aberto: um gazebo com paredes envidraçadas, lembra visualmente uma pequena casa.
De acordo com o critério de localização no site:
- Separado: um caramanchão, feito de madeira com as próprias mãos, está localizado no local separado do edifício residencial.
- Anexado: a estrutura é adjacente a uma das paredes de uma casa de campo.
Como escolher o estilo do caramanchão?
Dependendo do estilo do paisagismo e da casa residencial no local, você pode escolher a versão apropriada do gazebo:
- Estilo clássico: simetria, proporcionalidade, forma de 4 ou 6 carvões, linhas geométricas regulares. O telhado, principalmente 2-, 4- ou 6-pitched com um revestimento de telhas. Harmoniosamente, parece uma forma abobadada.
- Estilo oriental: o acento central da construção é o teto de uma cúpula ou forma incomum. A segunda característica é composições ornamentais incomuns como decoração. A decoração interior deve estar de acordo com o design externo. Variantes de construções orientais são um pagode-pagode ou um design no estilo minimalista japonês.
- Estética vitoriana: um mirante em estilo inglês combina as características das formas clássica e rural. Madeira – o material mais popular para o edifício vitoriano, que geralmente é pintado de branco. Característica são semi-fechadas ou estruturas de luz aberta, o perímetro é decorado com plantas trepadeiras. Características: formas simétricas, corretas e claras, paredes de treliça, cores brilhantes.
- A estilística rústica permite o uso de madeira áspera e não tratada – esta é a beleza e a singularidade do caramanchão. Uma construção tão incomum e “grosseira” forma uma sensação de conforto e calor doméstico. Forma e design – dependem completamente do seu desejo. Denominar sob o chalé, a casa de um engenheiro florestal ou um ninho de pássaro parecerão harmoniosos no território do campo interno.
- Os caraíbas do país combinam características de rústico e clássico. Realizado apenas a partir de madeira! Como decoração, recomenda-se a utilização de ornamentos esculpidos. Opções de design: estilo para um quadro, uma cabana de conto de fadas nas pernas de frango e outros – você pode mostrar a criatividade completamente. A estrutura pode ser fechada ou aberta.
- O design mediterrânico do caramanchão e pérgula são conceitos praticamente idênticos. Pérgola leve, aberta, retorcida com plantas requintadas, é típica de territórios com clima subtropical e mediterrâneo. Na construção da construção, uma árvore é usada em combinação com pedra e tijolo. Pisos são colocados com telhas de cerâmica ou aparadas com uma placa enorme.
Pavilhões para dachas são representados por seus dois parentes distantes:
- Belvedere – design leve e aberto, projetado para instalação em uma colina. Fornece uma excelente vista circular em uma área pitoresca.
- Pergola ou “copa” é um gazebo fácil e aberto, usado na estação quente. Os projetos são a céu aberto, arqueados, usados como suporte para plantas trepadeiras. O material mais popular para a construção de pérgulas – madeira natural: carvalho, abeto, pinheiro.
Pavilhões com as próprias mãos: por onde começar?
Se você escolheu um estilo e uma variante de design, é necessário escolher um local para a localização da estrutura. Dependendo do tamanho e da forma do site, o tamanho da pequena estrutura arquitetônica depende. Considere o propósito com o qual você instala o design:
- festas de uma grande família no verão e no inverno ou durante todo o ano;
- decoração do campo interno;
- um lugar conveniente para o chá no verão;
- férias de grandes empresas nos feriados ou fins de semana.
No primeiro caso, é necessário escolher um lugar isolado, não muito próximo do edifício residencial, para que as reuniões amistosas não interfiram no descanso dos que estão na casa. Especialmente se várias gerações estiverem morando na casa. Como um ornamento, o gazebo é definido de modo que ele se integre harmoniosamente ao design da paisagem e enfatize suas características.
O pavilhão de festas pode ser feito de forma fechada, equipado dentro da lareira, sistema de iluminação, instalação de aparelhos de aquecimento. Se você instalá-lo perto de casa, você pode transferir rapidamente produtos e pratos cozidos na cozinha.
Como fazer um caramanchão para uma dacha ou um infield? Vale a pena prestar atenção às recomendações.
Lugar para construir escolha por tais critérios:
- o site não deve ser inundado;
- preferencialmente um lugar plano e aberto;
- não é necessário instalar um caramanchão ao lado dos prédios da fazenda e do banheiro.
Fotos e desenhos de pavilhões de madeira com as próprias mãos irão ajudá-lo a escolher a melhor opção:
Fundação e paredes para gazebo
Dependendo do tipo de solo, a finalidade de erigir a estrutura, seus parâmetros, escolhemos o tipo de fundação: laje, colunar, fita. A construção massiva precisa de uma base sólida e confiável.
Variantes de parede:
- um bar de madeira;
- placas;
- troncos sólidos;
- reiki.
Se você é um profissional, para erguer uma forma complexa, redonda ou 6-carvão, não será difícil. Recomenda-se que um iniciante inicie um caramanchão simples, quadrado ou retangular com paredes em treliça – parece elegante e estiloso.
Construindo um gazebo fora de um bar com suas próprias mãos – vídeo
Gazebo com as próprias mãos: desenhos e dimensões
Considere as características da construção de uma pequena pérgola aberta de madeira. Características do design futuro:
- tamanho: 3×3 metros;
- altura da estrutura para o topo – 3,5 metros;
- Telhado de 4 inclinações;
- fundação colunar.
O estágio inicial para a construção de um gazebo
Preparação do site para construção. Deve ser limpo, o excesso de vegetação removido e a superfície nivelada. O tamanho da parcela deve ser de um metro e meio a mais de cada lado do que o próprio edifício. O caramanchão de uma árvore natural pelas próprias mãos deve ser protegido de inundações.
Nós compramos materiais para um gazebo
Para uma construção quadrada de 3×3 metros, é necessário comprar um raio em várias seções:
- 10×10 cm: barras de 3 metros na quantidade de 5 peças para a base; 4 peças de comprimento de 2,3 metros para apoios, 5 peças de comprimento de metro para a construção da entrada, 3 peças para reforço e rigidez da estrutura, para o centro dos outros lados da estrutura.
- 10х4 cm: para um telhado – 8 pedaços de 2 metros, 7 barras de 3 metros de cintas e grades, barras de 2 partes em tamanhos 1 e 4,3 metros (cruzamentos do telhado e corrimão).
Para criar um gazebo, exceto por uma barra:
- tábua corrida maciça: 4 cm de espessura, 9 m2. m;
- forro na quantidade de 20 metros quadrados. m;
- ripas de madeira;
- polegadas para coberturas;
- cobertura;
- tijolos e cimento;
- 5 kg de pregos e parafusos auto-roscantes;
- Meios especiais de processamento para madeira (cerca de 15-20 litros).
Instalando a fundação colunar
Como construir um gazebo com suas próprias mãos? É muito importante construir a base corretamente.
Tipo ideal de fundação para uma pequena construção aberta – colunar. Nesse caso, um tijolo é selecionado para ele.
O que você precisa para instalar uma fundação do tipo colunar:
- assunto para cavar buracos sob as colunas: uma broca ou uma pá normal;
- nível de alinhamento;
- roleta;
- material para cabeços;
- cimento;
- Reforço de aço para reforço da estrutura;
- telhados feltro para impermeabilização do fundo de uma pérgula de madeira.
Quer economizar dinheiro? Se você já tiver um tijolo, poderá usá-lo para a fundação.
Um desenho é apresentado, ao longo do qual é necessário marcar o território para instalar o gazebo.
Os pontos em que os pilares da fundação serão instalados, é necessário escavar poços. A última linha de tijolos deve estar no nível do solo. Antes de colocar um tijolo, você precisa criar um travesseiro que caiba no fundo do poço. Travesseiro é feito de entulho ou areia.
Com o uso do nível hidroelétrico, é necessário nivelar o plano dos pilares de tijolos. Para garantir a rigidez da estrutura nas barras de canto, é necessário inserir as barras do reforço.
Dado o tamanho do edifício, o resultado deve ser de 9 colunas: 4 angulares, 4 intermediários entre os cantos, 1 central.
Os suportes devem estar localizados sob as paredes laterais após 2 metros. Considerando que o tijolo é escolhido como o material para os suportes, os buracos precisam ser escavados com uma pá, eles devem ter uma forma quadrada. A profundidade recomendada é de 50 cm (não menos). Uma broca manual é usada se as barras forem feitas, por exemplo, de tubos metálicos.
Recomenda-se fornecer impermeabilização e proteção do fundo do mandril da umidade. Para isso, uma camada dupla de ruberoide é usada. A instalação do gazebo para dar suas próprias mãos é apresentada nos desenhos e na foto.
Para a base foram comprados barras com seção transversal de 10×10 cm com uma quantidade de 5 peças. A armadura, que permanece na superfície das colunas, é colocada no buraco perfurado nos cantos.
Para conectar as barras desiguais nos locais onde elas se cruzam, você pode usar a técnica de anexo “vpolderov”. Se tudo for feito em tecnologia, o resultado será uma construção confiável e robusta.
Instalação do piso no mirante
O design pode ser feito com ou sem chão. A instalação do piso requer uma fundação.
Se não houver chão, você precisa preparar uma plataforma para o gazebo, aparado com lajes de pavimentação, pedras de pavimentação. Opção sem criar uma área especial também é permitida para edifícios abertos de verão.
Agora, considere uma variante com base e piso. A instalação é realizada após a fundação estar totalmente concluída e fortalecida. O que você precisa para o sexo:
- cant;
- placa cortada;
- ferramentas: martelo, broca, nível, quebra-cabeça elétrica;
- unhas.
A maneira mais fácil é criar pisos em um arbor quadrado ou retangular. O primeiro passo é instalar o feixe ao longo do perímetro da base. A fixação é realizada com a ajuda de reforço, que se projeta a partir da fundação.
O próximo passo é definir as defasagens a cada 30-40 cm, o piso não deve ser inclinado, então use o nível.
E a última coisa é o revestimento do piso com a ajuda de tábuas.
Para o tratamento da madeira é necessário usar substâncias especiais para proteger contra o apodrecimento, a influência negativa dos insetos.
Montando o quadro
Para o quadro, os logs de um comprimento de 2,3 metros com uma seção transversal de 10 x 10 cm são destinados:
- A superfície das vigas deve ser lisa, um plano elétrico pode ser usado para tratamento de superfície.
- É necessário fazer cortes para fixar as vigas do telhado. A espessura do corte depende da espessura das lâminas.
- Nos cantos do caramanchão há uma armadura, que deve ser plantada em pilares-pilares. Para fazer isso, um pequeno buraco deve ser feito no final da coluna – cerca de 1 cm de diâmetro.
- As postagens devem ser absolutamente retas – para verificar a posição do post, você precisa usar o nível.
- A posição do poste é fixada pelo primeiro desbaste e, em seguida, terminando os suportes da barra.
Além de madeira, tubos de PVC ou aço são usados para o quadro. Os materiais poliméricos não requerem proteção especial contra a deterioração.
Instalação do telhado para gazebo e forro com forro
Processo de construção:
- Para o telhado é formado uma cruz das vigas de madeira. Para conexão, você pode usar a técnica “no meio”.
- Nas bordas das placas, são feitos cortes para unir com cortes semelhantes nos suportes.
- Recomenda-se usar uma barra especial para fortalecer a força e a durabilidade da junta.
- A construção é montada em suportes.
Depois que o quadro é montado, é necessário instalar a cinta de postes e corrimãos.
É planejado para criar um telhado de 4-pitched e cobri-lo com telhas de betume.
Para criar um telhado, usamos uma barra de 10×10 cm – ela é feita de um 8-gangle de cerca de 80 cm de comprimento. No bar, corta as duas primeiras ripas. Esta coluna, que será fixada na parte central da cruz, garantirá a robustez do futuro telhado.
2 vigas são conectadas pelo método “vpolderov” e fixadas em ranhuras. Além disso, anexamos o segundo par de vigas ao poste central. Toda a construção é montada no chão.
Quando dois pares de vigas são fixos, também prendemos 4 tiras para que suas extremidades inferiores estejam em um grupo de pólos externos.
Se o inverno em sua área é caracterizado por nevascas com neve pesada, vale a pena cuidar do reforço adicional do telhado. É necessário adicionar postes de suporte entre os suportes de canto, acima dos pilares centrais da fundação.
Agora você pode ir para o tapume do gazebo pelas obras de revestimento e cobertura.
Para o revestimento do gazebo, ela escolheu um forro e fixadores especiais para sua fixação simples e estética. Os telhados são de madeira – tábuas de até 3 cm de espessura.Todas as inclinações do telhado são gradualmente costuradas com essas ripas.
É necessário cuidar da criação de uma ameixa – as barras inferiores devem ultrapassar a linha das vigas em pelo menos 10 cm.
No futuro, o revestimento do telhado será colocado em cima da pele. A escolha da cobertura depende das nuances estilísticas, possibilidades financeiras.
As partes abertas do caramanchão, que não são revestidas com forro, podem ser decoradas com finas ripas de madeira, fixadas transversalmente.
Como o trabalho é feito com a árvore, é preciso ter cuidado para proteger a estrutura da influência negativa de fatores externos. Madeira de substâncias especiais é processada para protegê-la de apodrecer.
Alternativa: paredes de troncos
Projetos para construir gazebos na dacha sugerem o uso de troncos para criar paredes laterais.
Se você escolher logs para log walls, considere – você não precisa de um esqueleto. Imediatamente começa o empilhamento direto de logs em linhas. A primeira fileira é anexada à base, protegida por impermeabilização. Os ângulos de montagem são feitos criando ranhuras nas extremidades. O encaixe é realizado nos cantos. O número de linhas depende do projeto – para a construção do tipo aberto, haverá 3-4 linhas.
Qual material escolher para o telhado?
O material que cobrirá o telhado do mandril deve atender a vários requisitos:
- resistência a mudanças de umidade e temperatura;
- Alto nível de força em baixo peso;
- durabilidade;
- proteção contra chuva (especialmente se o gazebo estiver fechado e será usado no período de outono e inverno);
- Conformidade estilística, se a casa é coberta com telhas betuminosas suaves, naturalmente, é melhor usá-lo para um gazebo.
Cálculo do sistema de telhado depende da escolha do material de cobertura, então você precisa pensar com antecedência todos os pontos. O peso da estrutura futura, na qual o telhado é levado em consideração, também influencia a escolha do tipo de fundação.
Ao escolher, considere o tipo do caramanchão, seu estilo e propósito.
Quais opções de teto podem ser usadas para um gazebo de madeira:
- Opções étnicas ou naturais – juncos, telhas, palha. É elegante, barato, mas de curta duração. Absolutamente não combinado com churrasco, porque o material é inflamável, mas parece impressionante.
- Se o telhado for planejado para ser plano, materiais de rolo são usados. Por exemplo, feltro de telhado. O revestimento é simples e rápido, mas, esteticamente, perde.
- A ardósia é um material barato que é adequado para um gazebo de madeira, mas reforçado. O material tem um peso significativo, portanto, não é prático chamá-lo. Esteticamente – não o mais vantajoso, mas barato. Se você planeja instalar uma versão econômica do gazebo para a dacha, este tipo de telhado é adequado.
- Chapas perfiladas e telhas de metal – materiais de cobertura práticos e bonitos para um mirante de madeira. As vantagens incluem: peso leve, não há requisitos especiais para o sistema de caibros, montar simplesmente e não para o profissional, estética, variabilidade de soluções de cores. Nas deficiências: material barulhento durante a precipitação, é muito quente ao sol.
- Evroshifer ou ondulin – material leve, perfilado em uma base de tecido com impregnação de betume e pó de basalto. O revestimento é bonito, resistente à umidade, barato. Contras: pode derreter com musgo, queimar, não o material mais durável.
- Policarbonato – material barato, leve e flexível, demonstra resistência à umidade e ao ruído. Esta é uma opção para um gazebo aberto para beber chá de verão, e não uma estrutura fechada ou um gazebo com um churrasco. Derrete!
- Telhas de betume são a opção mais preferida, funcional e prática. Mas não o mais econômico! Aparência harmoniosa e elegante emparelhada com madeira. Por favor note: se você não é um profissional, recomenda-se que você estude cuidadosamente as características de instalação de tal telhado. As observações restantes sobre o telhado macio são apenas positivas: é durável, leve, resistente à umidade e radiação UV, podre, geada, diversificada e sem ruído. O material é combinado com um churrasco – não é combustível.
Variantes de fundações para um mirante
Acima está um exemplo da tecnologia de instalação de uma fundação colunar. Este tipo combina praticidade e simplicidade de instalação. Em seu arsenal pode haver mais dois tipos de bases para um gazebo de madeira:
- Placa: adequado para um design pequeno do quadrado direito ou forma redonda. A instalação a partir do layout do território começa. Um pequeno buraco é criado (até 50 cm de profundidade), o fundo é nivelado e um travesseiro de areia de cerca de 15 cm de espessura é formado, e outros 15 cm de entulho são despejados sobre a areia. A malha de reforço é colocada sobre o entulho. A impermeabilização está em andamento. As peças de reforço devem se projetar acima da fundação em cerca de 15 cm, o perímetro é delineado por reforço com espaçadores. No interior é derramado concreto.
- Uma fundação profunda e rasa do tipo de correia é a melhor opção para um mirante fechado. Quando a marcação do território é concluída, as bordas são marcadas com cavilhas. Calcule de modo que a fita fique mais grossa que as paredes – até 30 cm de profundidade – até 70 cm de profundidade, dependendo do tipo e das características do solo. No fundo do travesseiro é feito de areia, cascalho é derramado sobre ele, reforço e baixa forma são executados.
A execução de qualidade do mandril é a chave para sua durabilidade e estética.